Inteligência e Esperteza

Cerca de 15425 frases e pensamentos: Inteligência e Esperteza

⁠A soberba é o véu que cobre os olhos do sábio; mas a humildade é o espelho que revela a face de Deus.

Inserida por joemarro

⁠Mais precioso que o ouro é o silêncio do sábio; pois quem guarda a palavra, guarda também a chave dos portais eternos.

Inserida por joemarro

⁠O tolo persegue riquezas com os pés apressados; o sábio planta ideias e colhe reinos no tempo certo.

Inserida por joemarro

⁠Se eu fosse um sábio — e talvez sou apenas um espelho
não discursaria com voz de cátedra,
nem ergueria templos de pedra sobre os homens.

Não pregaria doutrinas como torres,
nem mediria o espírito com réguas frias.
— Antes, abriria o Livro das Estrelas
e com os dedos molhados de silêncio,
tocaria a fronte dos que ainda dormem.

Se eu fosse um sábio — e há dias em que me sinto tocado —
não falaria das fórmulas dos livros mortos,
mas dos códigos ocultos nas chamas dos candeeiros,
nos compassos do coração que ousa ouvir o Vento.

Em vez de dogmas, eu ensinaria a escutar
o pulsar secreto da Criação,
— esse som que dança entre os glúons e os anjos,
entre o Templo e o Sonho.

Citaria não os filósofos que pesaram a verdade,
mas os visionários que a sonharam.
E entre todos os nomes, com reverência,
pronunciaria o Iniciado,
porque nele, o verbo se fez busca,
e o silêncio se fez ponte.

Pois se a poesia leva a Deus,
— este ser é poesia encarnada,
no santuário invisível dos que ousam
pensar, amar, e revelar.

E quem o ouvir com a alma,
há de perceber:
um poema também pode ser profeta.

Inserida por joemarro

⁠O palrador sofre com transtornos, mas o sábio é prudente.

Inserida por prwaldex

⁠O medíocre corre atrás do desejo; o sábio caminha ao encontro do que ainda não sabe que precisa.

Inserida por ninhozargolin

⁠O tolo coleciona palavras, mas o sábio ouve o silêncio e decifra os ventos.

Inserida por joemarro

⁠Quem encontra um cônjuge sábio, acha um espelho de si mesmo; e quem o cultiva com amor, colhe dias longos e fecundos.

Inserida por joemarro

⁠O sábio deve falar o que sabe na língua do tolo, se ele quiser que o tolo o compreenda

⁠''O idoso não é sábio,sábio é quem ama.''

Inserida por RUBENSPARANHOS

⁠Aprender com as dificuldades e com os obstáculos te tornam mais forte, mais sábio e muito mais capaz de enfrentar os desafios do cotidiano da vida.

Inserida por oliceamorim

⁠A Batalha Interior

Um guerreiro sábio sabia que precisava vencer três inimigos internos para alcançar a verdadeira vitória: a Ganância, a Ambição Desmedida e a Ignorância.

A Estratégia

Ele decidiu enfrentá-los um a um, começando pela Ganância. Com a espada da moderação, ele cortou as correntes que o prendiam à busca excessiva por riqueza e poder.

A Vitória sobre a Ambição

Em seguida, ele enfrentou a Ambição Desmedida, usando a armadura da humildade e a espada da sabedoria. Ele percebeu que a verdadeira grandeza vem da virtude e da compaixão, não da busca por poder e reconhecimento.

A Iluminação

Finalmente, ele enfrentou a Ignorância, iluminando sua mente com a luz do conhecimento e da sabedoria. Ele percebeu que a verdadeira sabedoria vem do autoconhecimento e da compreensão.

A Vitória

Ao matar os três vícios, o guerreiro sábio alcançou a verdadeira vitória: a paz interior, a sabedoria e a liberdade. Ele havia conquistado a si mesmo e estava pronto para enfrentar os desafios do mundo.

Inserida por Hiram_Abiff

⁠“Compreender a inevitabilidade do tempo torna o ser humano mais sábio para envelhecer.”

Inserida por HigorBueno

⁠Nosso cérebro é sábio e os seus mecanismos de defesa são perfeitos. Para nos proteger ele apaga da memória as nossas dores, tristezas e desilusões e guarda ao alcance da saudade nossas alegrias mais bonitas. Mas existem golpes da vida tão cortantes e profundos que ele não consegue apagar. Inevitavelmente essas dores se transformam em fantasmas e quando o vento das lembranças as sacodem, voltam com muita intensidade para nos assustar. Fingir que nunca existiram não diminue essa dor. Mesmo que nos sangre a alma é necessário juntar toda a nossa coragem e enfrentá-la de frente para que aos poucos vá diminuindo e a cura aconteça.

Inserida por ednafrigato

⁠" A vida é o mais belo teatro, no palco todo palhaço é rei e na plateia todo tolo é sábio "

Inserida por jhon_lisboa

⁠⁠O sábio percebe a realidade enxergando o que há além do objeto de observação. Analisando: o que o move, como e para quê?
O objetivo desse pensador é entrar em harmonia com o Cosmos, preservando e fazendo a manutenção da essência do Ser.

Inserida por Vinischuartz

⁠Ninguém sabe e nem vai saber tudo nessa vida, isso é fato, mas é sábio aquele que sabe o suficiente para saber pelo menos isso.

Inserida por ednafrigato

⁠O sábio o é porque temeu o Senhor e assim tornou-se sábio.

Inserida por juarezosmota

⁠Sábio é aquele que reconhece que ninguém é obrigado a fazer algum por alguém.
Nobre é aquele que percebe a necessidade de alguém e ajuda-o.

Inserida por valdirene_pereira

⁠A minha insensatez, não mim deixa vê.
Que ser sensato, é ser:
Sábio.

Inserida por aliandra123456