Insatisfeito no Trabalho
Às vezes estamos tão insatisfeitos com tudo
e achamos tudo tão pouco,
que acabamos ficando com nada!
A força e a motivação para o crescimento surgem diante das dificuldades e da insatisfação com sua atual situação.
Por vezes chegamos a uma encruzilhada e não sabemos o que fazer, e nos dizemos insatisfeitos com o que estamos vivendo.Talvez seja hora de algo mudar...
Osculos e amplexos, Marcial
QUANDO PENSAMOS EM MUDAR ALGO NA VIDA
Marcial Salaverry
Algo que nem todos entendem, mas é um fato bem real, é nossa curiosa insatisfação com a vida que estamos levando, eis que sempre estamos propensos a acreditar que merecemos algo mais do que aquilo que temos, e assim sempre estamos desejando um algo a mais, que muitas vezes sequer sabemos definir direito o que seja. Apenas queremos conseguir mais alguma coisa. Por mais indefinido que seja. O certo é que a situação atual não nos satisfaz. Ou o passado é que era melhor, ou então é o futuro que queremos modificar. Como? Sei lá, o certo é que como está, não pode ficar. Algo que precisa ser bem pensado, claro, para não complicar a vida...
Se estamos sozinhos, desejamos arrumar uma companhia, pois a solidão é chata por nos faltar alguém para dividir nossos momentos. Quando a conseguimos, muitas vezes lamentamos a liberdade perdida, quando poderíamos fazer o que quiséssemos. Então, como ficamos? Se ficar o bicho come, mas se correr o bicho pega...
Quando enfim nos casamos, o principal desejo é ter filhos, para sentir a alegria de crianças em nossa volta, para termos a continuação da família. Quando surgem os problemas com fraldas, mamadeiras, noites insones, desejamos ardentemente que eles cresçam logo, para que esses problemas acabem.
Quando eles crescem, e começam a ficar independentes, ficamos lamentando o tempo que passou, quando os conduzíamos pela mão, e não tínhamos tantas preocupações como agora, com companhias, amizades, namoros, redes sociais, e mais o que se lembrarem de acrescentar.
Então desejamos que eles cresçam de vez, passem pela terrível fase da aborrescência, perdão, adolescência, tornem-se adultos, e constituam sua família. Dizemos então que eles vão ver quanto dói uma saudade, porque eles vão começar a sentir os problemas que já tivemos... Bem, e daí, recomeça tudo novamente, agora com netos.
Enfim, o que devemos fazer para melhor viver, é aceitar o momento atual, e o procurarmos melhorar dentro das possibilidades, sem ficar lamentando o que passou, e nem projetando demais o futuro. Tomar alguns cuidados visando uma vida em boas condições é uma coisa, mas viver para o futuro, esquecendo-se o presente, e o lamentando, é outra.
Dizemos que nossa vida só será completa quando conseguirmos o que buscamos, seja quando tivermos comprado um carro ou uma casa melhor. Ou quando conseguirmos fazer uma viagem longa, que só será possível quando estivermos aposentados, mas quando nos aposentamos, surgem outros problemas, e nossos grandes projetos vão ficando arquivados.
A grande verdade, é que não pode haver melhor época para sermos felizes, do que agora mesmo. O momento presente. Sabemos que estamos vivos, e que temos condições. Então, para que lamentar o passado? Para que viver em função de projetos futuros? É valido os termos. Mas temos que viver o agora. Se não, quando ???
Sempre encontraremos desafios pela frente, e quando surgirem, devemos encara-los e vence-los. Vamos admitir isso, e procurar ser felizes, dentro do possível.
Encontrei uma citação de autoria de Alfred D. Souza, que diz:
“Por muito tempo eu pensei que minha vida fosse se tornar uma vida de verdade. Mas...sempre havia um obstáculo no caminho. Algo a ser ultrapassado antes de começar a viver. Um trabalho não terminado, uma conta a ser paga...Aí sim, a vida de verdade começaria...Por fim, cheguei à conclusão de que tais obstáculos eram a minha vida de verdade...”
Encarando-se a coisa assim, podemos constatar que não existe um caminho certo para a felicidade. Pelo contrário, a felicidade que conseguirmos sentir, poderá ser o caminho para aproveitarmos melhor a vida.
Assim sendo, deveremos aproveitar todos os momentos que tivermos. E se tivermos alguém para compartilhá-los, melhor ainda. Devemos sempre nos lembrar de que a marcha do tempo é inexorável. Ele não vai parar para nos esperar. Se não conseguirmos viver o momento presente, adeus viola. Ele será passado, e será mais uma coisa a ser lamentada.
Não podemos nos esquecer de que se estivermos sempre esperando que algo aconteça para começarmos a viver... poderemos morrer antes que aconteça...
Vamos então viver a vida? Enquanto ainda a temos? Que tal termos então UM LINDO DIA?
E claro, sempre procurando repeti-lo...
A mentira é o recurso imediato usado para mascarar a insatisfação de quem não aceita a própria realidade frente a necessidade de enfrenta-la. Realidade a gente só muda com determinação, com trabalho e com verdade
“A insatisfação é irmã da revolução. Por isso, é essencial adormecer com um sonho e despertar com um propósito."
Seria muito bom que ao estarmos insatisfeitos com as circunstâncias em que vivemos, fôssemos capazes de abrir mão de algumas coisas que nos condicionam as circunstâncias.
O escândalo pelo outro, é a manifestação da insatisfação/inveja da vida de outrem em seu modo de ser, sobre a ótica do crítico que a faz fundamentada em suas crenças.
Talvez a insatisfação constante não seja porque focamos mais nos problemas. Somos solucionadores natos, assim evoluímos, assim sobrevivemos. Talvez então, o detalhe é em qual problema somos bons em resolver e assim nos gerar felicidade o bastante para superar todos os outros. Isso traduz a importância de compreender nossa vocação. Ainda que não saibamos qual seja, assim como tudo no universo, apenas descobriremos estando em movimento. Não tenha pressa, mas mova-se de alguma forma.
A insatisfação é uma constate, em quem vive reclamando de tudo e, não se preocupa em se estabelecer ou mesmo com disposição às mudanças, muitas vezes, gerando infelicidades à si e aos outros.
"O uso exagerado dos meios digitais origina uma insatisfação pela ilusão, consequentemente, a ansiedade."
– Joel Fonseca Reis (agosto, 2018)
Uma resposta de Fé para a insatisfação e o contentamento
Enquanto alguém diz que a necessidade é a mãe da mudança, outro dirá que sem o devido valor ao que se tem é impossível alcançar aquilo que se quer. Com certeza essas duas idéias já passaram pela sua cabeça.
A verdade é que existe uma necessidade fundamental em nossa forma de enxergar tanto as possibilidades que a vida nos oferece quanto o caráter quase proibitivo de alguns desafios que estão diante de nós. Há sim, a necessidade de equilíbrio entre a insatisfação que nos motiva a transformar as nossas realidades em algo projetado, esperado e melhor e o contentamento, esse mix de alegria e satisfação que faz cada minuto do viver valer a pena em todos os sentidos.
Pensar sobre isso é trabalhoso mais vale a pena! “Entrar numa” de apenas “fazer o que se tem que fazer” pode ser uma resposta rápida a essa questão. No entanto, a falta de controle sobre algumas variáveis da vida não justificam as frustrações do momento nem dos arrependimentos futuros sobre o que “poderia ter sido feito". Em outras palavras, o niilismo não resolve a angústia da realidade tampouco frustração da possibilidade.
Creio então que existem três conceitos fé presentes na Bíblia que são imprescindíveis para equilibrar insatisfação e contentamento. E, como se trata de uma resposta de Fé, elas transcendem a nossa humanidade e estão arraigadas à manifestação do criador em nossa existência, são eles: Presença, Propósito e Promessa
Presença de Deus:
A gente costuma perguntar onde Deus está quando situações terríveis nos sobrevêm, quando os nossas planos não dão certo ou quando as dificuldades parecem maiores que o nosso fôlego. As escrituras nos garantem que Deus está presente: “Andando eu no meio da angústia, tu me revivificarás; estenderás a mão contra a ira dos meus inimigos, e a tua destra me salvará” (Salmos 138:7)
É engraçado que a gente não faz as mesmas perguntas quando as coisas dão certo, quando a “sorte” sorri para nós e tudo vai bem. Usualmente pendulamos entre os dois pensamentos, entre presença e ausência de Deus, e vinculamos isso às situações.
Seríamos loucos ao desvincular situação e satisfação? A Bíblia está repleta de conteúdo que nos monstra a presença e manifestação de Deus nos picos mais altos e nos vales mais profundos da existência humana. O nosso desafio de Fé é vincular a nosso contentamento à presença do Senhor em nossa vida; até porque a força para transformação, aquilo que o mundo chama de resiliência, para o Cristão tem as suas fontes no Senhor, na sua palavra e sua vontade.
Propósito de Deus:
Gosto de dizer sempre que “Deus tem um Plano” e esse plano envolve as nossas dificuldades e felicidades. Não dá para ignorar que passamos por dores terríveis, injustiças inexplicáveis, decepções que podem nos levar ao limite; assim como, os nossos álbuns e registros familiares por exemplo, nos revelam o quanto a felicidade é presente, nos relacionamentos, conquistas pessoais e das nossas comunidades. Deus tem propósito em toda situação: “O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo! Teu amor, Senhor, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos!”(Salmos 138:8)
A gente lê a vida por duas grandes lentes: o sentir e o entender. Ambos são críticos e devem ser usados com a moderação da Fé no propósito do Senhor. Quando eu creio que Deus tem propósito isso automaticamente alinha os meus sentimentos e pensamentos logo posso posso chorar sem desespero, sabendo que haverá consolo e vibrar, me alegrar com a força do Senhor. Ainda posso compreender melhor aquilo que me cerca com uma perspectiva do alto sem permitir que o conhecimento gere arrogância e suplante a simplicidade, que é a base de toda alegria sincera.
Promessa de Deus:
Deus é sim, Deus de Promessa e tudo não acaba acaba aqui... Este não é um plano de fuga mas a base prática de um grande plano de domínio. “Todos os reis da terra te renderão graças, Senhor, pois saberão das tuas promessas.”(Salmos 138:4) A vida é melhor quando você sabe que faz parte de algo eterno e só assim existir vale a pena, através da fé. A descrença nas promessas do Senhor é no mínimo a extinção da esperança, colocar todas as expectativas apenas nessa vida a base toda frustração. A Promessa é norte para quem quer viver o bem do Senhor e sua vontade assim na terra como no céu.
Se você, assim como eu, está tentando equilibrar-se entre a insatisfação e o contentamento mantenha viva a chama da Presença através da adoração, uma manutenção do Propósito de Deus meditando em sua palavra e um ajuste contínuo a Promessa que te conferirá poder sobre as insatisfações e equilíbrio na alegria.
Todo ser humano está fadado a insatisfação, pois é a mesma que o faz sempre buscar uma melhor forma de viver.
O problema está em achar que essa busca será saciada, desejando a todo momento, o prazer sentimental absoluto nas coisas externas. A externalização é apenas um gatilho, que aflora a nossa percepção aos sentimentos, em meio a uma compreensão de poder sentir-los.
Uma pessoa insatisfeita com o Presente é capaz de inventar as mais belas inverdades sobre o Passado e o Futuro.
