Inferioridade
Quando o ego é associado a sentimentos de inferioridade ou dependência, pode levar a angústia e problemas emocionais. É fundamental reconhecer o ego como uma parte natural da nossa personalidade e trabalhar para manter um equilíbrio saudável entre a autoestima e a humildade.
Aquele que nasce com complexo de inferioridade, nasce também, fadado ao fracasso! Se você não se reconhece capaz, quem o reconhecerá?
150125III
O ego não deve ser levado para um conceito de inferioridade, de dependência ou de insuficiência, porque naturalmente ele é transportado para um estado de angústia.
Os apoios objetais podem levar o Ego a formar um conceito de inferioridade de si mesmo. Inicialmente oobjetose mostra como apoio do EU. Todavia, ele passa a ser exigente e o Ego passa a ser cobrado por ele. Portanto, o apoio objetal é um vilão da nossa estrutura mental.
O bom discípulo é consciente da sua inferioridade,
nunca se acha o favorito, nem o escolhido,
ouve a voz do Mestre Perene, não de um simples humano mortal.
Complexo de inferioridade não te leva a lugar nenhum. Seja otimista e positivo, faça por merecer e assim sendo chegará ao destino que tanto almeja.
A inveja é uma confissão de inferioridade.
Não estou falando da inveja do que você possui, de bens materiais.
Estou falando da inveja do seu brilho e magnetismo pessoal,
Cecília Gouvêa
A capacidade de observar inferioridade em relação a outros, não pode estar em você, mas se tiver essa sensação desagradável, tente superar naturalmente as exigências!
O preconceito, o complexo de inferioridade não vão sair nunca, vou morrer com eles. Mas o touro não me amedronta mais com seus chifres. Sei domá-lo.
Timidez está atrelada a um sentimento de inferioridade, que surgiu na infância. Penso isso, mas pode ter outras causas".
COMPLEXO DE INFERIORIDADE
Nunca se sentiam suficientes um ao outro.
Mas não se abandonavam a si mesmos.
Talvez porque ninguém os desejasse.
O ego necessita da comparação para sua afirmação de superioridade ou inferioridade; pois; a inveja é um resíduo do ego.
A compaixão que sentimos pelos marginais,cuja a inferioridade provém talvez de lesões irreversíveis datando a primeira infância,ou de taras hereditárias,nos impede de proteger os seres normais.
ALFRED ADLER
Inferioridade e Compensação
A idéia de Alfred Adler sobre a inferioridade orgânica apareceu pela primeira vez em 1907, e tentava explicar por que a doença afeta as pessoas de formas diferentes. Ele sugeriu que em cada indivíduo certos órgãos são mais fracos que outros de algum modo, e isso tornaria a pessoa mais suscetível à doenças envolvendo tais órgãos mais frágeis.
Adler ampliou sua investigação sobre inferioridade orgânica para o estudo do sentimento psicológico de inferioridade. Ele criou o termo "complexo de inferioridade" e afirmava que todas as crianças são profundamente afetadas por um sentimento de inferioridade, conseqüência inevitável do tamanho da criança e de sua falta de poder.
Um forte sentimento de inferioridade, ou um complexo de inferioridade, impediria o crescimento e desenvolvimento positivos. Entretanto, sentimentos de inferioridade mais moderados podem motivar os indivíduos para realizações construtivas. Desde a mais tenra idade, a criança passa a perceber que existem outros seres humanos capazes de satisfazer completamente suas necessidades mais urgentes, melhor preparados para viver.
A criança aprende então a dar um valor excessivo ao tamanho, atributo que possibilita a pessoa abrir uma porta, ou à força, a qual habilita a transportar objetos pesados, ou ao direito de dar ordens e exigir obediência. Esses sentimentos despertam na criança um desejo de crescer, de ficar tão forte como os outros, ou mesmo mais forte ainda.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp