Igualdade
Para Marx, a ordem mercantil é aquela que põe, em sua máxima radicalidade, a igualdade formal entre os agentes. E isto porque na troca mercantil os agentes intercambiantes são apagados; eles só valem pelo que eles portam de valor. Nesta troca, o único valor que interessa é o valor (de troca) das coisas; sejam elas mercadoria, seja dinheiro. O que leva à secundarização e, no limite, ao apagamento de qualquer estratificação social não-quantitativa. Se o “cliente” tem dinheiro, o fato dele ser muçulmano, judeu ou cristão; branco, negro ou asiático; homem, mulher, homossexual ou transgênero; adulto, velho ou criança; nobre ou plebeu; analfabeto, doutor ou com curso técnico; é de somenos importância. A tolerância com a diversidade – da qual a sociedade ocidental contemporânea tanto se vangloria como uma conquista ética e moral ímpar – deita suas raízes na universalização da indiferença que caracteriza as frias relações de mercado.
Quando a gente cobra igualdade, temos que nos igualar e não cobrar tratamento superior para não virar desigualdade.
Igualdade perante a lei ainda não é igualdade de fato.
Para a plena emancipação da mulher, para sua igualdade efetiva em relação ao homem era necessária uma economia que a libertasse do trabalho doméstico e na qual ela participasse de forma igualitária ao homem.
Mesa redonda
A igualdade está no ar
Pensar sem maldade
Arde meu peito
Essa mesa não é mas a mesma
Sinto que não tenho o direito de reclamar
Direto no peito, uma flecha?
Medo, angústia, não
Era so a realidade
Me mostrando a desgraça da verdade
Sentei na cadeira com graça
Me apoiei a mesa de graça
Me acustumei, diria que me apeguei
E naquele dia o ultimo dia da mesa
Eu iria sentar, te escutar
Em prol da igualdade
Achei que pensasemos da mesma forma
Sentei na cadeira quebrada
A mesa rabiscada
Com formalidade
A forma da realidade
Nenhuma palavra foi dita
Sabia que aquele não era o meu lugar
Naquela mesa
Ela não me disse uma palavra
Aquela que me deu confiança
Me expulsara com um simples gesto
"O comunismo, onde os líderes pregam igualdade enquanto desfrutam dos luxos dos países capitalistas.".
Garantir os direitos humanos é construir um futuro onde a justiça e a igualdade não sejam apenas aspirações, mas realidades vividas por todos.
Igualdade?
Há quem já nasça entre jardins floridos com servos para cuidá-los enquanto outros nascem com os pés atolados no charco da miséria de seus antepassados. O resto é crendice.
Vês igualdade nisso?
“Educar para o respeito e a igualdade é o primeiro passo para eliminar a violência contra a mulher.”
Cheguei a pensar que fraternidade fosse um laço de união reforçando a relação de igualdade entre os homens...
Benê
A equidade, ao reconhecer as diferenças, e a igualdade, ao garantir os mesmos direitos, caminham juntas em direção a uma sociedade mais humana e equitativa.
A busca pela equidade e pela igualdade é um compromisso constante com a justiça social, promovendo o desenvolvimento pleno de todas as pessoas.
A igualdade nos une, a equidade nos fortalece, construindo um futuro onde todos têm voz e lugar.
Essa liberdade é a mesma que dá igualdade de direitos ao milionário e ao mendigo de dormir debaixo das pontes. Mas o milionário prefere dormir em outro lugar e dispensa essa liberdade, que lhe é concedida tão graciosamente.
A FÚRIA DE CALIBÃ - pág. 192"
...quando se estabelece condições de igualdade para coisas desiguais, sempre se está privilegiando o mais forte"
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 173
Somos singulares em nossa igualdade,
De ditos seres humanos evoluídos...
Essa evolução não tem comprovação ou uniformidade,
Quando não respeitamos a dor que o outro venha a ter sentido...
A igualdade só pode existir entre iguais.
A civilização implica na divisão do trabalho, a divisão do trabalho implica na subordinação e a subordinação implica na injustiça e desigualdade.
Dizer que existe inclusão e igualdade para as pessoas com deficiência visual na sociedade é a mesma coisa que dizer que viajar de avião a jato supersônico é bom, pois somente pouquíssimas pessoas tiveram a oportunidade de adentrar nesses tipos de aviões.
Assim, são raras as pessoas com deficiência visual que têm a oportunidade de vencer na vida, de conquistar a sua tão sonhada independência financeira e de serem tratadas com dignidade. As pessoas com deficiência visual podem até chegar ao Mestrado e Doutorado, mas, elas não são valorizadas por seus conhecimentos, e sim, enxergam primeiro a deficiência antes da capacidade.
O que as pessoas com deficiência visual precisam é de OPORTUNIDADES.
