Igualdade
Se a felicidade existe, ela mora onde não há uma busca desenfreada pela perfeição, pela igualdade, por outras vidas que sejam, que pensem e que ajam como um único ser, que tenham uma só feição.
As diferenças nos causam estranheza, nos dão medo, nos deixam inseguros, cheios de incertezas, motivos de tanta aflição.
Nos obrigam a pensar, tentar entender os motivos, nos impõem a obrigação de ouvir para aprender o que é generosidade, o que significa amar, o que é o perdão.
Não acredito no convencimento do termo igualdade no contexto da pacificação do mundo, da sensibilidade e racionalidade (intelecto), das relações humanas (dos povos), no paradigma das classes e da ordem estabelecida (dos dominantes perante os ‘oprimidos’, dos donos do poder sob a égide dos ‘coitados/ marginalizados/ oprimidos’, dos fortes contra os fracos, dos sábios relacionados aos ignorantes- de sapiência). Portanto integralmente/ parcialmente desconfio da camuflagem e do lado oculto dos homens de bem (dos sinceros, dos felizes, dos legais, dos ingênuos, dos honestos, dos íntegros, da certificação dos éticos de fachada, e dos falsos moralistas de vitrine ou de mesa de bar). Diante do atestado dos bondosos, dos amáveis, dos caridosos, dos gentis, da falsificação, da dissimulação do marketing fadado que vomita nas máscaras (que tendem a cair- uma hora ou outra), e da desconfiança que paira na esperteza, do controle a da confirmação dos amáveis. Afinal, minha suspeita interage nos múltiplos interesses existentes por trás das ações, das tendências, da prática dos veneráveis e formosos em vigência.
É a dialética social que gerará a necessária ideia de igualdade. Ou seja, é a compreensão do confronto entre as classes sociais que faz surgir a ideia de igualdade.
Quem sabe se no comando houvesse menos ladrão, haveria mais igualdade. E assim a nossa nação, não teria tanta bandidagem.
O pior do ser humano é quando externamente luta pelo humanismo e igualdade social, enquanto, por dentro se auto-abnega das diferenças que não lhes convém. E quando isso transborda externamente, o tal ser se torna uma entre as mais terríveis criaturas que já pisaram no mundo.
Isonomia, princípio da igualdade com a observância das diferenças de condições entre grupos e situações, para melhor, lógico. Porém assim como a igualdade estão difícil de encontra los onde deveriam estar. Onde se esconderam, hein?
Só cobramos igualdade, quando sofremos com a desigualdade, mas ficamos cegos e orgulhosos quando somos nós os opressores, por mais despretensiosa que possa parecer essa ação.
" Que a cor da pele seja vista com igualdade,que a sexualidade seja entendida, que as mulheres sejam respeitadas e reconhecidas,que o dinheiro não seja maior que o universo, que as crianças sejam protegidas, que a guerra termine e que a revolução próxima seja feita de paz."
IGUALDADE.
Muita gente não imagina
o quanto o orgulho engana
não é assim que Deus ensina
nossa igualdade é soberana
minha certidão é nordestina
mas toda alma é humana.
A oração é um diálogo, mas não um diálogo entre seres em pé de igualdade.
Oração é uma comunicação entre você com seu tamanho inexistente e Deus com seu tamanho imensurável.
Às vezes basta apenas um olhar e o coração faz um registro alcançado pela equivalência de igualdade, capazes de amar um ao outro como partes de um todo.
Com o decorrer da história a sociedade foi conclamada a defender a democracia e a igualdade jurídica entre os homens na constituição de um regime republicano.
A quem ouse falar de igualdade, mas já no nascimento a vida nos impõe privações. Reputa o homem a nada, destrói o sorriso sincero e impõe um frustrado, nos mostra a beleza de tudo e só depois ensina que tudo se consome com o tempo, nos diz que o conhecimento não se pode ser roubado, mas nos mostra com o tempo que toda sabedoria é vã. Não temos controle sobre para onde iremos nem sabemos onde estamos, o mal que não queremos fazer fazemos e o bem que queremos fazer não fazemos e assim além de errantes nos tornamos hipócritas. Hoje a dor não coube mais no peito por isso resolvi borrar tais linhas.
NÃO EXISTE igualdade entre seres humanos. Existe TRATAMENTO IGUALITÁRIO diante da lei. Sempre que se quis "igualar" seres humanos - que são naturalmente únicos - se violentou a liberdade e a individualidade, solapando a todos pela régua da mediocridade, sufocando talentos e dons individuais. Vide os regimes comunistas/socialistas.
