Horizonte
Ela tinha os olhos mirados
para o horizonte
Uma ânsia de voar
e uma imensa
vontade de amar .
No fundo ela sabia
que para ser poesia
e acordar
todos seus sonhos ...
Tinha mesmo
que apagar
seu passado tristonho .
Mas no fundo mesmo ...
Ela só queria ser
A- MAR .
A morte nunca está longe
Está sempre perto
Nos espreita no horizonte
Infelizmente com o sorriso ao lado
Prisão.
Neste cofre fechado
Está um horizonte sem fundo
Um icebergue gelado
Num coração destroçado
Num deserto sem água
Onde se esconde a mágoa
Sem palavras, sem nada
Numa estrada molhada
Perdida, sozinha, amargurada
Nas brumas da madrugada.
ENTARDECER
Como uma bola de fogo ,
o sol declina no horizonte
De majestade infinita,
contrastando com os campos verdejantes
edite lima / Outubro 2016
DESPEDIDA
Cai no horizonte uma estrela, a sombra da lua, a silhueta curvilínea dançando uma música triste. Já não era você rabiscada em uma tela, num movimento apaixonado de um pintor, criando sua obra de amor. Canta essa musica ao soluçar do poeta, um cortejo de versos inacabados, todos do futuro para o passado, será a dor pela frente. Grita a noite nublada sob protestos dos enamorados, chora o viúvo sua bela amada, mendiga um único beijo, um único abraço, já vai longe a fantasia imaginada, singra o peito como sangue caindo sobre a terra. Seria o quarto vazio do filho desaparecido, a despedida da mãe que se foi para sempre? Qual dor se compara a solidão, mesmo diante do espelho? Se na própria imagem o nada é seu amigo companheiro, tens a morte como divida não paga, e o horror da infeliz condição, o palhaço chora por não fazer sorrir.
Mesmo ao Olhar de um singelo horizonte, mesmo me alimentando de sorrisos e quase morrendo envenenada pela falsidade da maioria deles, ainda me vem a memória as coisas que me dão esperanças, como o laranja do por do sol e o amarelo do campo de flores
Me lembro do quanto você é importante para mim e como foi lindo sua partida, sei que o mundo dá voltas e que ainda é cedo para despedidas, tento ser acordada todas as manhãs por o raio de sol que entra pela frecha de minha janela, mais até esse raio muda de posição, estou sentada na cama mais não tenho animo para deslocar ela para nenhum canto, bom isso já não importa.
Não ter você aqui é como não ter o sorriso que me alimentava, era simples seu sorriso, era calmo, e também era fonte de energias, não como barras de cereais, mais sim como inspiração para um novo dia.
O que me resta é sentar me e encostar minha cabeça neste móvel, onde por mais um dia tomo mais uma xícara de café, não o café que você fazia, mesmo assim um café quente para um dia como esse, e ao ler um bom livro, mesmo com pausas tento a olhar para o horizonte e ver o sol nascer, num crepúsculo laranja, entre o campo de flores amarelas.
A humildade é algo que o homem tem de conquistar. Para mim, ela é o horizonte que meus olhos buscam retratar em meu espírito, para que seja uma bela obra divina.
Só Restou o silêncio.
Me encontro perdido no deserto dos meus sonhos, ondo só vejo um horizonte de dunas de areia um céu infinito sem nuvens. Onde não consigo encontrar meu norte, nem encontro uma direção a seguir, não enxergo nada além do azul do céu e o dourado do chão.
Um calor esquenta uma pele que não existe e o vento congela um coração que não tem. Já não me sobra forças pra continuar, uma trilha sem fim me aguarda e espero a chuva vim, dia após dia eu a aguardo.
Olhe para o horizonte e veja a esperança surgindo aos poucos.
Sonhar nunca é demais, quando temos um Deus que tudo pode ao nosso lado.
Olhe para o horizonte, sim, olhe para o horizonte, a esperança vem de lá, está surgindo em meio ao nevoeiro.
A tempestade já passou, sim, a tempestade já passou, venha sorrir, venha pular, venha celebrar, a felicidade está em Cristo, sim, a felicidade está em Cristo, Ele está aí ao seu lado.
Acredite, o seu sonho não é mais sonho, se tornou real.
SONETO MELANCÓLICO
Chove, embrusca o céu do cerrado
o horizonte ribomba em trovoada
nuvens prenhas, parindo gota d'agua
"cachoeirando" o telhado poeirado
Tomba galhos, ventos na esplanada
um cárcere sombrio, espírito calado
a alma com os seus ais embrulhado
contempla os sonhos em disparada
E o tempo a ver, o chão ensopado
escorrendo devaneios pela fachada
dos sonhos, em rodopios atordoado
Salpica na janela, medos em pancada
melancolia, num espanto não desejado
dos meu olhos em pranto, numa cilada...
Luciano Spagnol
Novembro, 2016
Cerrado goiano
Relato de um Sonâmbulo
Hoje acordei no crepúsculo da esperança, debrucei meu olhar no horizonte e vi “animais” em seus “caixões de aço”transgredindo todas as leis;decapitando toda e qualquer gentileza....Estou acordado ou sonhando?Nada faz sentido! Em tempos onde o aço transpassa a carne nunca vi a morte ser tão assediada como hoje;Valores?...Sodomizados ! , Deus?...Esquecido!.
A quem deveríamos respeito e honra machucamos ,surramos e esquartejamos dia a dia sem nenhum remorso,um turbilhão de Hipocrisia e Idolatria se resume esse pesadelo.
Nem torturando as palavras conseguiria a real discrição desse infortunado mundo; temos que nos preparar para a Batalha Final, não uma onde o sangue se tempera com aço e pólvora mas onde a alma pode se esvair para um tormento eterno.
Nosso maior inimigo é a dúvida, quando a carruagem de cheiro emputrecido e surdina chegar-lhe como transporte, é melhor ter feito á escolha certa ou perecerá na escuridão eterna.
(Roberto C. pereira de Menezes.)- Lapsos invertidos.(2013)
Digníssima coordenadora do polo centro belo horizonte da Universidade do Norte do paraná Ana Paula, senhores e senhoras, e meus caros colegas (graduados em gestão ambiental)
Boa noite!
Primeiramente quero agradecer a Deus pois sem ele um tudo é nada, agradeço a minha amada mãe por ser esse aconchegante alicerce humano de quem me orgulho muito, agradeço a minha amada Mirian por estar ao meu lado sempre me apoiando em minhas decisões sem nunca duvidar do meu potencial, e finalmente aos meus colegas de turma (Adilson, Júlio, Leonardo,Iago,Cristiano,Cássio,Rosa,Sônia,Otacilio,iara,Ivan) a vitória é nossa
Meus amigos, somos agora gestores ambientais,
Chegamos finalmente na estação final desta jornada, agora cada qual seguirá por caminhos em buscas de metas pessoais, seja qual for a próxima caminhada que cada um for trilhar, certamente sempre será concluída com louvor.
Da primeira estação até aqui, compartilhamos de um decurso saturado de alegria, solidariedade, cumplicidade e muita amizade, esperamos que nada disso se extravie à medida que o tempo consuma da memória esses dias glória.
Muitos ficaram em estações ao longo desta viajem, e outros embarcaram depois que o trem partiu, um viajem de dois anos e meio que acaba aqui.
Lembro-me no primeiro dia de aula nossa amada tutora a Cleonice perguntou-nos porque escolhermos o curso de Gestão ambiental, cada qual justificou sua escolha,
No final todas as respostas refletiram a vontade de querer salvar o planeta, pois não estamos em busca de um planeta melhor, esse planeta não existe, estamos em busca de soluções diplomáticas entre o homem e a natureza, para não saquearmos dos nossos filhos e netos o presente dum futuro quase ausente.
Nesse novo trajeto as dificuldades continuarão a nos perseguir talvez com maior intensidade, e muitos desestímulos nos sussurrarão serenamente garantias de derrotas, mas nada que um dane-se, não resolva, somos desmedidos frente aos atoleiros, esquadrilhamos todas as possibilidades e mesmo com insignificantes probabilidades de ascensão, não postergamos sucesso ,tudo isso porque temos fé, porque acordar e jogar-se nesse mundão feito caça que se esquiva dos algozes, acreditando que no final do dia voltará para seu acalanto familiar, isso é ter fé.
Porque estamos aqui?
Porque não iremos parar por aqui?
Porque:
Somos produto de nossas raízes, de nossa realidade e de nossa pretensão.
Somos a consumação dos nossos ensejamos!
Boa noite.
Não deixe
Na linha do horizonte.
Vejo o céu beijar o mar...
A lua se esconde,
Para ver o sol brilhar.
Quando as estrelas se juntam,
Num só clarear...
Admiro o momento vespertino,
Fim de tarde a encantar.
Já na manhã seguinte,
Tudo vai recomeçar...
Momento matutino,
Bruma e brisa de arrepiar.
Jardins, flores e frutos...
Florestas, rios e mar...
Desertos planaltos e vales.
Tudo isso pode acabar...
Natureza que encanta,
Os seres desta terra.
Não deixe que os maus destruam,
Sua linda aquarela...
a caminho do trabalho vou contemplando uma bela vista, e meus pensamentos vão além do horizonte, o que a natureza oferece você agradece.
E na margem do mundo,vimos como somos pequenos,e sempre vamos buscando um novo horizonte nessa imensidão
Estrelas em revoada brincam com os primeiros raios de sol que despontam no horizonte.
Uma nebulosa tecelã borda nuvens sobre a claridade tímida do céu com a suprema linha branca da paz. Enquanto o tempo abre as janelas da manhã, o dia ganha contornos de esperança com cheirinho de café quente.
Bom Dia!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp