Hábito
SOBRE CONVERSAR COM OS FILHOS
Você tem o hábito de conversar com seus filhos?
Crianças que se comunicam com os pais com mais frequência, são adultos mais responsáveis e mais auto- conscientes.
À medida que você dialoga com seu filho sobre todos os assuntos você oferece a ele experiências que se transformarão no futuro em auto- defesa. E auto- conhecimento.
Quando você compartilha com ele suas experiências, incluindo alegrias, dificuldades e tristezas. Você transmite a ele fatos e histórico de sua própria história.
Além de assegurar o reconhecimento de seus genitores e desenvolver um sentimento de pertencimento grupal e cumplicidade. O que o fará mais forte e resistente às influências externas sociais. Tais como drogas, marginalidade, corrupção e bullyng.
O diálogo direto e amistoso entre pais e filhos, fortalece/ estrutura o ego. Pois as impressões, intuições e insights que permeia o imaginário infantil diante de tantas indagações e curiosidades deixam de existir apenas no psicológico.
Não é tão bom crescer e se lembrar das histórias que o seu pai contava? De suas histórias, aventuras e das dificuldades que enfrentou?
Não é tão bom crescer e lembrar das coisas que seu pai e mãe ensinou com suas próprias experiências? Isso se tornará em aparato social e espiritual.
Os laços de cumplicidade são fortalecidos nesse momento. O sentimento de cumplicidade , de amizade de pai e filho ficam gravados na memória. E ele crescerá mais seguro por conhecer seus genitores e suas raízes.
Por isso, não economize diálogo com seu filho. Conte de suas experiências, de seu estado de saúde.
De seu trabalho. De suas dificuldades e principalmente do quanto você o valoriza, o ama e se importa com ele.
São as coisas que você diz naturalmente que reforçarão as crenças que ele possui a respeitos de seus genitores e desenvolverá a sua auto- estima.
Transmita ao seu filho seus conhecimentos e suas experiências e como você lida com as dificuldades da vida. Com afeto, cuidado e carinho.
Para que ele se assegure que tem em você, um amigo.
O HÁBITO DE SONHAR
Continue sonhando. E seja específico com os detalhes da sua visão. Pense sobre isso muitas vezes e clarifique a sua visão de sucesso. Veja-o na sua mente com clareza. Viva os sonhos na sua imaginação. Eventualmente alguns dos seus sonhos (os mais arrojados) podem parecer impossíveis atualmente, mas por favor, não abandone o seu sonho só porque ele pode parecer-lhe distante. Aliás, é exatamente a capacidade de manter a imagem do seu sonho na sua mente, que pode incentivá-lo diariamente a manter-se na rota traçada.
Como para sonharmos acordados temos que fazer uso da imaginação, acresce imediatamente uma enorme mais valia. Ao usarmos a imaginação, ela permite-nos perspetivar, planejar, antever, organizar e elaborar um plano que suporte o sonho (objetivo). Com dizia Einstein:
“Quando tudo o resto falhar ou faltar resta-nos a imaginação.”
Trabalhe no seu sonho imaginando-o. Veja-se e reveja-se nele. Tente simular os sentimentos que poderá vir a experienciar no momento que alcance o seu sonho. O que isso mudará na sua vida e na vida daqueles que o rodeiam?Quem vai beneficiar? Que retorno emocional vai ter para você mesmo? Qual o motivo que o leva a querer tornar real esse sonho em particular? Em que medida o seu sonho depende de si? Especifique o mais possível o seu sonho
Responder às questões anteriores irá dar-lhe uma noção da direção a tomar. Isto é importante, porque sem um alvo, como vamos saber onde chegar e quando lá chegamos? Fomente o seu hábito de sonhar e seja específico. Faça uso da sua imaginação, acrescente-lhe algumas das respostas anteriores e não pare de sonhar e de aprimorar o seu sonho.(desconhecido)
Tentar conviver em paz envolve um hábito constante de ver anjos nos outros, mas não libertar os seus próprios demônios.
Pensamento do dia 18/01/2017
Pessoas conscientes mantém o hábito de se auto inventariar todos os dias, só assim podem corrigir seus erros, atitudes e ações para manter sua qualidade de vida o mais suave possível.
" Quando fazer o Bem não é um hábito, sentirás impulsionado a se autopromover quando assim o Fizer "
O hábito de trilhar o mesmo caminho só torna igual o seu dia; explore outros, as surpresas que encontrará reanimarão a sua vida.
Era mais que um hábito, uma necessidade cotidiana.
Um ritual que que se repetia absurdamente todas as manhãs.
Ele passava por diversas vezes na frente do espelho que ficava na ampla sala daquela casa sem nome e tão exageradamente ressentida da ausência de vida.
Fixava os olhos na imagem refletida como se buscasse desvendar um misterioso segredo. Procurava a si próprio da mesma forma que um velho procura os óculos pendurado na ponta do próprio nariz. As marcas na face deixavam transparecer os anos gastos na busca dos próprios enigmas e com coisas que o seu subconsciente gritava pela falta de plenitude.
E naquela dia fez o que comumente faziam os moradores daquela localidade. Nada obstante, diferentemente da contumácia de olhar-se no espelho, não contemplava a vasta praia que a natureza tão generosamente presenteou àquela cidade. Naquele manhã, em frente ao mar, contemplando-o, percebeu o quanto era pequeno aquele espelho da sala. Descobriu que para refletir a sua imagem precisava de algo do seu tamanho.
(Trecho de As Ruas Invisíveis)
Cultivando...
Plante um pé de alegria
e vá em frente
Plante o hábito de bom dia
e siga adiante
Plante a vontade daquilo
que deseja e continue a peregrinar
Vá retirando as pedras por onde andar
e por onde passar,
deixe sementes de flores e árvores
Continue a caminhar,
o vento levará as sementes
e antes de você chegar,
sentira o perfume das flores dos jardins
que foi cultivando
Sentará sob as sombras das árvores
frondosas e descobrirá
que faria tudo outra vez
se por alguma razão, a vida exigir
que você volte.
by/erotildes vittoria
Crie o hábito de ter sucesso todos os dias, nas pequenas coisas. Quando as grandes oportunidades aparecerem você já estará preparado.
Quando meus amigos me dizem que tenho o hábito de corrigir o falar dos outros, eu respondo: ''queria eu poder corrigir as atitudes maldosas dos outros''.
Tenho por hábito
analisar minhas atitudes
e, se constato uma falha, uma injustiça...
Não tenha dúvidas !
Serei a primeira a reconhecê-las,
a procurar corrigi-las,
a desculpar-me por elas...
Assim como sei acolher e superar
quando agem da mesma forma comigo.
Cika Parolin
Temos o hábito de exigir que o mundo mude , que as coisas mudem , que as pessoas mudem e no entanto a mudança está em nós e tudo se resolve.
O hábito de se buscar a excelência todos os dias nos faz sermos melhores diante da vida e de sermos nobres diante dos ignorantes.
