Grandes poesias sobre Vida
Tão exato e nefasta quanto a minha vida...
Fraco e frio feito a noite ainda que quente.
Mentiroso e inescrupuloso é o coração da gente.
Chove chuva, chove sem parar.
Vai tristeza, vai embora sem pensar.
Xô solidão, que a vida vem me amar.
Não importa mais se olham para mim,
Porque eu já sei exatamente quem sou.
Sei bem qual é o meu lugar
Acaba bem
.
Todo meu passado
Num recorte de papel
Está contado.
.
A vida em versos vivos
Se vos conta
De um amor que não tem conta.
.
Se era ela a pretendida
Eu já não sei,
Sei apenas não ser eu pretenso dela.
.
Todo meu escrito
Num papel amarelado
Pelo tempo mal tradado!!!
.
Minha vida numa fábula
Se vos conta...
A história não acaba bem.
.
Edney Valentim Araújo
1994...
Me aceitado
Dei a minha vida, alma e coração por querê-la ao meu lado,
O dar-vos tudo custou à liberdade que eu já não tinha quando a vi.
Restaria um retorno nessa estrada sem volta, me pergunto.
Ando colhendo migalhas do seu amor caídas pelos caminhos das recordações!...
Longe do ponto de partida e distante da linha de chegada do seu coração, sigo em frente,
Imerso neste misto de sentimento nostálgico em que padece meu coração.
Corro da paixão e dou de cara com a solidão,
E essa fuga sem fim só faz aumentar minha dor, por quanto em mim cresce esse amor.
Bastaria ter me aceitado no passado e meu futuro no dia de hoje teria sido você.
A cada dia eu me entregaria ao seu amor
Se você também se entregasse ao meu amor.
Tudo que sinto o fogo que me queima tudo que sou nesse amor me tornei por você.
O teu coração é o tesouro mais precioso que eu poderia alcançar nessa vida,
Sopro do fôlego que completa e enriquece a minha alma.
Render-me-ia ao teu amor
E em nada te resistiria,
Poria meu destino em tuas mãos para me levares cativo como se conduz a um menino.
Onde você guiasse meus sentimentos, se o destino fosse você, ali estaria meu coração.
Lavaria minh’alma transparente nas cores do arco-íris do teu amor,
E nas campinas floridas dos teus sentimentos colheria o teu perfume
Só para viver a essência do nosso amor.
Edney Valentim Araújo
O Efêmero Retrato da Existência.
A vida, em sua essência, é um paradoxo temporal. Construímos a ilusão da eternidade sobre alicerces frágeis, ignorando a finitude que nos espreita a cada nascer do sol. A rotina, em sua doce previsibilidade, é um véu que oculta a brevidade da jornada. Valorizamos o extraordinário, as grandes conquistas e as viagens memoráveis, desprezando o valor inestimável do ordinário a conversa à mesa da cozinha, o aroma do café da manhã, o simples ato de respirar.
A dor da perda, quando o inevitável se concretiza, é o doloroso despertar dessa ilusão. A ausência se torna uma presença avassaladora, materializada no silêncio da casa, na cadeira vazia e na saudade que ecoa nas memórias da infância e nos risos compartilhados.
O olhar triste reflete o vazio, um choro silencioso que transborda a alma.
A busca por respostas nos leva a refletir sobre o passado, revivendo as memórias boas, e a projetar um futuro incerto, marcado pela incerteza da nossa própria existência.
A solidão pode se manifestar mesmo na multidão, pois quem nos acompanhava e preenchia o nosso mundo não está mais aqui. Aquele que procuramos não responde, transformando-se em uma lembrança vívida que habita em nossa memória.
O sentido da vida, portanto, não reside em grandes feitos, mas na valorização do presente, no perdão sincero e na capacidade de enxergar a beleza na efemeridade.
O choro silencioso, o olhar triste e a ausência nos lembram da fragilidade humana, mas também da nossa força e resiliência. A vida é um sopro, uma breve passagem que nos convida a viver com intensidade e a amar sem reservas, antes que o silêncio se torne presente e a lembrança se torne a única prova de que um dia existimos neste mundo.
Cada pessoa tem seus medos, suas verdades. Cada um sabe onde doí pisar. A vida é uma constante descoberta, temos que estar abertos para o novo, para as surpresas que ele nos prepara. Sabendo que, seja o que for, vai levar e deixar algo em nós.
Mas não podemos é deixar as oportunidades passarem por nós sem a apreciarmos. Nenhum caminho é totalmente sem graça, tudo tem magia, tudo tem seu por quê. Se ficarmos analisando a dificuldade, se a buscarmos e alimentarmos, ela ganhará força. Seja mais forte do que ela, seja mais forte do que seus medos, seja mais forte. Você é um ser iluminado e merece toda a alegria. Desprenda-se do que te limita e siga onde o horizonte é mais azul, onde as flores tem mais cores. Encontre este lugar que é seu.
Não apartes o ser entre o ontem e o além,
Nem dividas a alma em mundos distantes;
Que a vida que finda e a que logo vem,
Sejam apenas o passo de novos amantes.
Vida: vários caminhos.
Talvez um ninho com permissão de voo.
O tempo é único apesar de fragmentado.
_ É pra gente não se perder.
Feliz de quem se entrega nas ocasiões
sejam elas quais forem as emoções
A vida é cada instante, eternamente.
O tempo jamais se repete no
carrossel da vida,
mesmo que a cena nos pareça
conhecida, o momento é outro,
outra rotação e outra emoção!
Vida é Acreditar!
É saber que aqui estamos por um propósito, é saber que aqui podemos abandonar o tempo de trevas e seguir adiante.
Que aqui viemos porque muito podemos realizar, depende de nós
Diante da dúvida, optamos pela fé.
Diante do medo, adotemos a confiança.
Diante da queda, escolhamos o recomeço.
Diante do erro, façamos a renovação.
Diante da dor, usemos a perseverança
E diante da morte, descubramos a Vida
"Aos poucos descobri que a 'verdade' dos outros, não cabe em minha vida.
Certas 'verdades', fazem de nós uma mentira..."
"Não tema chorar algumas vezes em sua vida.
Lágrimas são ótimas limpadoras de alma.
Só tenha medo mesmo é de se acostumar com a tristeza de tal modo,
que não veja mais motivo para voltar a sorrir!..."
"Não existe essa coisa de "mau" ou "bom" tempo.
Lembre-se que a vida é feita de um milagroso paradoxo.
Se a chuva em alguns lugares, derruba casas e desfavorece a ida à praia,
em outros, chuva é tudo o que se quer para fazer crescerem as plantas e,
sol, é tudo o que se tem e não se quer por aquele período, já que tem causado a
castigadora seca..."
SENTIR
O sentimento é o cal que calcifica a vida.
O sentimento pode ser centenário, milenar, como a rija, madeira do Carvalho, ou ameno como a brisa que vem e, logo passa.
Ah, o sentimento... quantos sentimentos são.
Dos oscilantes aos mais estáveis, até os embriagantes.
Faz prisioneiro, todo viajante.
E tal qual o mar, em dia qualquer, deslumbra os amantes.
O sentimento, desgraça na dor e agracia, no amor.
Mas, quão belo dom, é o sentir do pensador.
De um pensamento, faz, ele, mil sentimentos.
Que podem ser lágrimas ou, um doce alento.
Sentindo um sentimento, sentimentos, somos.
E no vaivém, dos meus, dos seus, o nosso divagar,
finda em nós quando, não pesam, os pensamentos.
Quando o amor da minha vida se foi..
Se pudesse eu gritaria;
Não vais amor, não podes, não quero...
Não pude.
Parei, atravanquei, me perdi no buraco,
E a voz, se afundou
Sob meus pés.
Chorei!
A vontade do meu amor, era tudo.
Então parti-me ao meio..
Deixei ir e também fui..
“O tempo não apenas passa — ele ensina, cobra e revela. Ao longo da vida, acumulamos decepções: no amor, no trabalho, nas pessoas… e até em nós mesmos.
Mas é na dor que nasce o verdadeiro despertar — o autoconhecimento que nos obriga a enxergar quem realmente somos.
E então entendemos uma verdade inevitável: nada do que fazemos ao outro se perde. O mal que plantamos, cedo ou tarde, volta para nos ensinar da forma mais dura.”
Onde Não Cabe Mais Amor
Se alguém não te quiser na vida, não implore - parta.
Mas parta por inteiro:
do olhar, do coração, da lembrança.
Porque ficar onde não há espaço é ferida anunciada.
É ser ruído onde já não há mais música.
Você não nasceu para ser excesso, nem para ocupar um canto de conveniência.
Você é presença, não sobra.
É amor inteiro, não metade.
Se não houver acolhimento, vá.
Se o afeto pesar, liberte-se.
Quem te merece, não mede esforços pra te manter.
Quem te ama, não precisa que você se diminua para caber.
Quando tudo exige explicação,
quando você já não se reconhece,
é hora de ir.
Recolha sua dignidade, abrace sua essência,
calce a sua coragem...
e siga.
Siga com a leveza de quem sabe que não perde quando escolhe a si mesma.
Naldha Alves
Eu faço a minha vida
Eu faço o meu futuro
Se eu quiser chorar eu choro
Se eu quiser sorrir eu sorrio
Os outros que chorem
Mas não deixei que o chorem dentro do seu sorriso
Todos os dias a vida nos desafia exigindo de nós força e coragem diante dos Desafios.
Todos os dias, ao sermos desafiados pela vida, somos impulsionados a empreender e alcançar a Vitória mais difícil, mas também a mais essencial, para empreender todas as demais a vitória sobre nós mesmos!
Minha vida mudou.
Já faz alguns anos que a minha vida mudou.
Aceitei Jesus Cristo, como o meu Salvador.
Só eu, sei quem eu era. Mas hoje sei quem eu sou.
Te garanto amigo leitor, que ele é o Senhor, Senhor da minha vida, e do meu coração, quem confessa para Ele, seus pecados; logo recebe o perdão.
Padres e pastores, não perdoa pecados, porque ambos são pecadores, mas Jesus Cristo sim; por nós Ele foi crucificado, morreu na cruz; pelos nossos pecados.
