Genuíno
Cada um de nós é metade o que é e metade o ambiente em que vive. Quando este coincide com nossa peculiaridade e a favorece, nossa pessoa se realiza por inteiro, sente-se corroborada pelo entorno e incitada à expansão de seu impulso íntimo.
O vigor intelectual de um homem, como o de uma ciência, se mede pela dose de ceticismo, de dúvida que é capaz de digerir, de assimilar.
Em essência, não deixamos de ser uma sociedade agrícola primitiva, apesar de toda a ilusão de urbanidade: caminhamos sem rumo em busca de um terreno fértil, olhamos para as estrelas, oramos para nossos deuses, semeamos expectativas, trabalhamos pesado e colhemos decepções - e isso é tudo, na maior parte do tempo.
Ouvir bons conselhos e aguardar as resoluções dos problemas a nossa volta pode ser melhor do que quando agimos precipitadamente e acabamos piorando a situação.
As tempestades da vida tentam me abalar,
Com seus ventos furiosos e chuvas torrenciais.
Mas eu resisto, inabalável,
Como um farol na escuridão,
A luz da minha serenidade brilha intensamente.
As palavras cortantes como facas afiadas,
Podem tentar perfurar minha armadura de calma.
Mas eu me mantenho incólume,
Como um escudo impenetrável,
As críticas e injúrias não têm poder sobre mim.
Teu sorriso é uma sinfonia de encanto,
Uma melodia que acalma minha alma.
Ele transforma dias cinzentos em coloridos,
E faz florescer esperanças que me acalma.
O perfume que paira no ar, inebriante,
Desperta sentidos, desperta a paixão,
Como um ímã, atrai a alma amante,
A sedução é um convite à rendição.
Como é possível viver surdo às derradeiras, às dramáticas perguntas? De onde vem o mundo, para onde vai?
A cada dia que passa, mais me convenço de que, numa perspectiva de tempo futuro, o espírito é uma realidade inexorável, ao passo que o corpo, este sim é uma ficção.
A aurora boreal, o arco-íris, o nascer e o pôr do sol, não se pode alterar, modificar a paisagem, o visual do horizonte, porém não é necessário pois a natureza é sábia.
Vende-se um Poeta
Na feira das quincalharias
Entre perdidas velharias
Poeta agrilhoado
Homem amordaçado
Outrora gladiador
Apaixonado e sonhador
Ali sem corpo
Ali já louco
Sem estrelas no olhar
Magro na palavra
Mago sem magia
Esquelético no semblante
Viajante do inferno de Dante
Ali em leilão
Ali sem paixão
Torso nu sem alma
Já não clama
Já não ama
Já não é poema
Vende-se
A quem o reclama.
Em princípio, não tenho nada contra ninguém. Mas quando a pessoa se refere a si mesma como "gente de bem", ponho um pé atrás.
A maldade e a decepção são barreiras a serem vencidas constantemente na vida de quem procura o bem e o certo.
E então, muitos anos depois de aquele famoso construtor ter partido, quando os andaimes de sua aclamada obra apodreceram com a chuva e foram levados pelo vento, descobriu-se, com grande espanto, que não havia obra, afinal. Apenas andaimes.
Comentaristas de futebol pensam o jogo quase tão bem quanto os próprios jogadores poderiam pensar, se dispusessem, como eles dispõem, de duas ou mais horas pra refletir sobre cada jogada, depois de assisti-las dezenas de vezes, do alto e em câmera lenta, por cinco ângulos diferentes.
