Genuíno
Há quem tenha a necessidade de "Falar mal do outro" devido ao sentimento negativo, seja pela inveja do outro ou mesmo pela frustração de não conseguir ter ou ser.
A NAVALHA
Era uma vez uma navalha. Era a melhor e mais valiosa navalha do mundo. Era cobiçada por todos os colecionadores, pois tinha a lâmina mais brilhante e com o melhor corte, era afiadíssima.
Porém como toda estrela tinha suas vaidades.
Eu sou a melhor, a mais brilhante, a mais cobiçada e não posso ficar me expondo a fazer qualquer trabalho. Não posso fazer qualquer barba, ou de qualquer pessoa, tenho que me guardar para momentos especiais. E assim a navalha ficou guardada em uma caixa esperando um momento especial de sua vida para poder trabalhar.
Muitos e muitos anos se passaram e chegou o grande dia da melhor navalha do mundo ser usada e ao pegá-la estava enferrujada, velha, não tinha brilho, o seu corte estava cego, ela era inútil, não servia mais para nada, tinha que ser jogada no lixo.
Moral da História:
O que adianta ser melhor, linda, bela, cobiçada, com as melhores qualidades do mundo se você não sabe usar suas qualidades.
A navalha se preparou a vida toda para um momento especial que só chegou no fim de sua vida, e quando chegou ela estava velha e inútil.
Não aproveitou o auge de sua vida, de seu brilho, de seu melhor corte.
O tempo passou e escondida em sua mesquinhez e vaidade morreu inútil.
A vida é para ser vivida, sem medo, com luta e com fibra, com honestidade, propósito e dedicação as causas que você acredita.
O grande mistério da vida é que as vezes fraquejamos na hora de agirmos, na hora de mostrar o brilho interior, ser a melhor, como?
Mostre-se a melhor, brilhe, não tenha medo se usar a sua vida, ela está no auge, senão você vai enferrujar, envelhecer, perder o brilho, o corte e vai para o lixo, vai se tornar inútil.
JOSE FARAG DE OLIVEIRA
Posso te vender
uma vírgula
para tu poderes
continuar a escrever
tu história
mesmo que
o mundo se desaba
sobre você.
Vamos para um lugar qualquer
E se a vida connosco vier
Viajaremos sem destino
Seremos o que ela quiser.
Continuo a aprender e a crescer,
porque há sempre algo que vem agitar
aquilo que ainda não consigo SER.
Você tem consciência do que está pensando neste instante?
Lembre-se: sua vida é criada pelo que você está pensando agora.
Quando um eleitor faz discurso
Quebra-se a graça do concurso
Quiçá também a justiça no voto
Quota-valor é abonada ao eleito.
Digo, modéstia de lado, que já discuti e joguei no assoalho do Foro mais de um doutor formado. Mas disso não faço glória, pois sou sujeito lavado de vaidade, mimoso no trato, de palavra educada.
Só de uma regalia não abri mão nesses anos todos de pasto e vento: a de falar alto, sem freio nos dentes, sem medir consideração, seja em compartimento do governo, seja em sala de desembargador.
A beleza dela morava em casa avarandada, com um jardim de bogari que ainda hoje, tantos anos passados e rolados, remexe em minhas lembranças.
