Frases sobre direito e justiça para inspirar e motivar ideias
Imparcialidade jurídica se é que seja possível em prática existir, é quando a lei se faz complementada com a mesma observação por todos, e em todos os pontos de vista jurídico. Do contrário, é mediar a justiça, e não executa-la.
Ser justo, é ter a consciência e a capacidade de entender que nem tudo que a lei te permite, de fato você deva fazer.
E nos presídios o que impera é a lei de quem é mais forte, é assim que se recupera o cidadão da violência.
A razão é a alma de toda Lei.
"Parafraseando Dom Oscar Romero, a lei é como cobra, só pica pés descalços, por isso, Igreja deve ser estandarte de justiça, e não vendedora de ilusões".
Talvez quando a Lei realmente chegar em qualquer porta, não ler o sobrenome do morador e quando a saúde e a instrução chegarem junto, tenhamos paz.
Acusar é uma escolha; defender é uma obrigação. É na defesa do injustiçado, na proteção do direito que alguém nega, no clamor público da justiça que realizo o meu dever social.
Para ver o seu direito
Sempre bem assegurado,
Não aceite injustiça,
O certo virando errado.
Se houver uma coação,
Entre logo com ação
Através de advogado.
Se estás a acusar alguém sem lhe permitir sequer o direito de resposta, não estás a procurar a verdade, mas sim a convencer-te de uma.
Não sou detentor de uma toga, logo não sou juiz, mas tenho o direito de manifestar meus pontos de vista e defende-los veementemente. Se realmente está preocupado comigo por acreditar que estou eu equivocado, convença-me de tal e serei eternamente grato.
O direito é uma ciência humana e, portanto, somente será útil se servir às pessoas com dignidade e justiça. Quando os tribunais humilham os pobres e acarinham os ricos, não praticam ciência e não têm serventia para os cidadãos e para a humanidade.
A área do Direito só se torna eficaz para quem tem leveza na alma, o que são poucos e não é o seu caso.
Momento de Reflexão:
“ Mais que igualdade, a equidade é um direito de todos os seres humanos”.
Cassia Guimarães
Maldita a sociedade que tolhe o direito das pessoas de viverem em seu meio com dignidade, e ainda as escravizam, mantendo-as reféns de supostas caridades e em constante humilhação na mendicância de seus direitos básicos.