Frases sobre a Cobiça
“Na Lua que cobiça a Terra
O brilho prestes a se apagar
O amor que por fim se aterra.
O ser humano que não sabe amar”.
Tomado pela irracionalidade está aquele dominado pelo orgulho, vaidade, cobiça, inveja e ciúmes.
Não existe razão em alguém tomado por tais sentimentos.
Se você cobiça demasiadamente as conquistas do outro, jamais conseguirá se sentir realizado. Pois para o invejoso, nada nunca é o suficiente.
Na vontade plena de uma cobiça desmedida, se limita a expelir o inevitável perfume de um encanto reprimido, fruto de uma ausência inesgotável de audácia
Comparar-me aos outros só me traz tristeza. Se constato que estou pior, sofro com a cobiça e a incapacidade de possuir o que o outro possui, seja bens materiais ou talentos pessoais. Se percebo que estou melhor, a compaixão me atormenta e a desigualdade existente me corrói
"[...] a inveja e a cobiça, muito mais que a gravidade, puxam tudo para baixo. A gravidade ignora os gazes, pelo menos. Os dois diabinhos, não."
(trecho de "Parece Dezembro: romance inspirado nos versos de Chico Buarque")
Nunca ninguém matou alguém por amor, isso é uma mentira dos tangos. Só se mata por cobiça, por despeito, ou por inveja, pode acreditar. O amor não tem nada que ver com isso. // Livro:
O verão das bonecas mortas
Assim, como a cobiça e a ganancia habitam no coração da pessoa estúpida e sem entendimento. De igual modo, aqueles que renunciam a sua própria vontade por amor e em favor dos menos favorecidos, semeiam o favor e prosperidade de Deus por onde passam.
A inveja não é você querer o que o outro tem (isso é a cobiça), mas querer que ele não tenha, é essa a grande tragédia do invejoso.
Se comparar com os outros em vez de se espelhar gera disputa, ódio, inveja, cobiça, ganância, arrogância, ciúmes, vingança, tristeza, desesperança…
Você não caiu hoje.
Você foi cedendo um pouco todo dia.
Chamou vaidade de autoestima, cobiça de oração.
Cobriu adultério com a palavra “fragilidade”.
E agora quer que o céu restaure o que o ego destruiu.
Mas o céu só reconstrói o que o orgulho deixa morrer.
Assim com a maldade está estampada nos olhos, também assim é o coração quando anseia pela cobiça, quando as mãos são ágeis para fazer o mal. E assim, o dinheiro torna-se a raiz de todos os males e a causa da maldição de todos aqueles que só confiam nele.
Resiliência:
Aquele que domina a sua ambição e a cobiça de riqueza financeira para alcançar o triunfo de forma inadequada a sua formação moral,poderá colher outros frutos com maior dignidade.
A cobiça, e a ganância é o pior castigo do homem, e o destino do insensato o seu próprio algoz. Pois não colocou a sua esperança no seu Deus, para que pudesse receber gratuitamente Dele a prosperidade e uma vida abundante.
