Frases Filósofos de Antropologia
"Quero ser
o motivo
de suas
lembranças,
a razão do
seu sorriso,
Quero ser
o perfume
do seu corpo,
e suavemente
acariciar sua pele,
Quero ser o motivo
maior de sua alegria".
Louco é aquele que não tem razão, que não
consegue fazer articulações lógicas por meio dos pensamentos, mas graças a Deus esse problema eu não tenho. Mas se crer em Cristo é ser visto como louco, então vou considerar um elogio.
Em resumo, o homem se reflete nas coisas, tudo aquilo que espelha sua imagem lhe parece belo: o juízo "belo" é sua vaidade da espécie...
O destino do homem está projetado para momentos felizes – toda a vida os têm –, mas não para eras felizes.
Focalizar aquilo em que tanto sonha irá facilitar a concretização. Não o que o universo ou forças mitológicas irão lhe dar. Sua confiança que irá crescer. E autoconfiança é adubo e é chuva.
Estamos a destruir o planeta e o egoísmo de cada geração não se preocupa em perguntar como é que vão viver os que virão depois. A única coisa que importa é o triunfo do agora. É a isto que eu chamo a cegueira da razão.
Sempre existirão motivos para ir além, seguir e olhar adiante sem temer. Sempre existirão razões para elevar-se diante das dificuldades e superar-se a si próprio. Eis o sentido da vida.
O erro, na verdade, não é ter um certo ponto de vista, mas absolutizá-lo e desconhecer que, mesmo do acerto de seu ponto de vista é possível que a razão ética nem sempre esteja com ele.
O absolutismo da verdade, de Paulo Freire
Tudo o que se vê é a superfície, apenas o resultado final.
Se todos buscassem ver o que existe abaixo da “ponta de iceberg” desta construção social não haveriam tantos conflitos de pensamentos e tantos corações ególatras carregados de razões.
Sinceramente eu já nem sei mais quem eu sou, quem eu fui, quem eu estou tentando ser, quem eu era, ou o que eu estou sendo, estou perdida em mim.
Se a percepção é a salvação dos ignorantes, a ignorância, por sua vez, é o remédio dos que percebem demais.
Não adianta tentar me entender. Eu não estou do lado que você olha... Não sou extremo, nem periférico, sou do lado de dentro da razão.
Odeio falsidade, pois nela inclui tudo, inclusive a mentira, a maldade, o ódio, o rancor e tudo aquilo que não tem nada a ver com o melhor sentimento chamado amor.
Escutar é mais importante do que ouvir .
Ouvir é captar os sons com os ouvidos.
Escutar implica atenção... atenção ao que os ouvidos escutam, ao que os olhos vêem, ao que o coração sente... e, por fim, ao que a razão diz.
Porém, nem sempre ouvimos e raramente escutamos.
