Frases Filosofo Considerado Contemporaneo
Os professores são importantes não porque formam outros profissionais, mas pela importância da profissão em si mesma, pois a aprendizagem é um dos processos mais fundamentais da existência humana.
A comparação jamais resolverá o problema do descontentamento porque ela é justamente o que causa. A gratidão só é possível quando há uma disruptura com qualquer parâmetro que seja alheio ao próprio sujeito.
Muitas Constituições enaltecem a equidade, a liberdade e a igualdade, mas para o povo ficar satisfeito é preciso apenas três coisas: comida, segurança e entretenimento.
Confunde-se o prazer com a felicidade porque o ser humano é viciado em sensações, mas a felicidade na forma mais profunda é uma ausência delas. Razão pela qual muitos só a descobrem quando é perdida.
O diploma não é sinônimo de qualificação, mas de quantificação. A qualificação plena para quem busca a excelência naquilo que se propôs a fazer, envolve busca constante por aperfeiçoamento técnico e interpessoal na mesma proporção.
"Crítica construtiva" é um pleonasmo, pois a crítica sempre constrói algo, seja de forma positiva ou negativa.
Confunde-se narcisismo com amor próprio. Venerar a própria imagem, bem como ter uma visão superestimada de si mesmo é narcisismo.
O amor próprio consiste em fazer escolhas que não sejam autossabotadoras e no autoconhecimento.
É muito fácil estabelecer convicções daquilo que se pensa e quer, difícil é praticar ações que não andem na contramão disso.
A contradição é uma característica genuinamente humana.
Se alguém se autodenomina coach, mas tem seguidores, então é um charlatão. Pois o objetivo de um coach não é ter seus passos seguidos, mas contribuir para seu coachee (pessoa que recebe a mentoria) achar seu próprio caminho.
Diplomas e certificados não qualificam, mas habilitam para o exercício de determinada profissão. A qualificação engendra fatores vocacionais e emocionais que são intrínsecos ao indivíduo.
A inteligência é um fator espectral, mensurá-la com testes padronizados é um grande equívoco. No entanto é possível classificá-las entre inteligências concretas e abstratas.
Numa sociedade sem valores, o honrado trabalhador sem recursos é tratado como corrupto, mas o corrupto com recursos é tratado com honra.
O problema da estabilidade do funcionalismo público na educação é a acomodação. As qualificações existem para quem tem o cargo, mas a eficiência ocorre quando o cargo existe para quem buscou a qualificação.
Os valores humanos é uma questão abstrata, portanto, trata-se de fatores qualitativos. Medir os valores com base em fatores quantitativos denota extrema superficialidade.
O verdadeiro amor jamais acaba, pois um ser que é finito, não pode destruir um sentimento que é infinito. Mas a capacidade humana de amar incondicionalmente é limitada.
O amor é percebido na forma de projeção, pois é direcionado para outros seres ou coisas. No entanto,
o amor é uma capacidade imanente do ser, mesmo que não seja projetado ele existe de forma intrínseca.
Portanto, projetar o amor existente é uma necessidade natural do ser.
O preconceito nortecêntrico dos norte americanos faz com que pensem que todos que nascem em países abaixo sejam somente latinos, quando na verdade somos tão americanos quanto eles, filhos legítimos deste imenso continente.
