Dia dos Povos Indígenas: frases inspiradoras para celebrar nossas raízes
Mateia Comigo
Que índio mais guapo
Que vem no cavalo mouro,
Dos olhos verdes,
E cabelo cor de ouro.
Traz no olhar a calmaria do pampa,
Mostra ser de fina estampa,
Sorriso profundo até
Parece ser o meu mundo.
Te achega pra cá,
Vem comigo matear,
Um mate com canela,
Eu vou lhe dar.
AMOR DE CARNAVAL
Sidney Santos
De índio, no carnaval brinquei
No vermelho, azul e branco, transitei
Não fui palhaço e pirata, tão pouco
Quando fui médico, escutei
As batidas do teu coração
E desde então, fiquei louco
Pirado com a séria brincadeira
Amor de carnaval dura pouco
Acaba na terça-feira!
Eu pinto o Rosto
Como fazem os índios
Para guerra,
Como faz o palhaço
Para o espetáculo
Minha maquiagem facial
Já me faz parte de um ritual
Esconde coisas profundas
E me faz parecer mais forte
Saio de casa pronta pra guerra,
Pra mais um dia, um espetáculo
Onde só sei eu e o espelho
Oque há atrás dessa maquiagem
Índio, lhe peço perdão
pela soberba, avareza, enganação
pela tirania, hipocrisia, zombação
Índio! lhe peço perdão
pela ignorância, maldade, destruição
pela arrogância, ganancia, humilhação
Índio, me perdoe!
por pensar que sabia por ter tudo,
hoje sei quem não tem nada é que conhece o mundo
ÍNDIO ME PERDOE!
Somos miscigenação! Não existe índio, negro, branco, amarelo, pardo, cafuzo, mulato, mameluco, ou o estigma chamado preto! O que fazem é dividir a humanidade por conceito biológico que os difunde numa etnias, classificando como raça! E acabam esquecendo que na calçada da vida passamos um pelo outro sem se dá conta que somos todos parentes!
Chegará um momento em que todo tipo de racismo contra negro, índio, branco, entre outras raças e etnias, não terá mais sua classes neste mundo. O amor incondicional une pela alma sem cor com a transparência da Verdade, miscigena no físico para toda uma hereditariedade e isto é algo Universal e inevitável.
Os racistas brasileiros me fazem rir deles. Denigrem os negros, indios, ciganos e nordestinos vida toda. No primeiro probleminha que lhes aflige, correm pro terreiro de umbanda. Ali ajoelham e pedem socorro pros Pretos-Velhos, caboclos, índios, ciganas e bahianas. Seria cômico, não fosse trágico.
Vivemos em um país que não é nosso. Nossos ancestrais mataram índios e roubaram suas terras. Vivemos em um país que se ergueu com sangue e suor da África. Vivemos em um país que marginaliza sua história quando um brasileiro desconhece a barbárie que foi a escravidão, antes disso, a colonização. Brasileiros sim. Usurpadores também.
Sou de uma pequena província
que um dia já foi aldeia
onde os índios cariris
brincavam sob a lua cheia
e era o povo mais feliz do mundo!
Sou da Pilar do Norte
ou simplesmente Pilar.
Terra de José Lins do Rego,
mas também terra que Deus me deu
para nascer e crescer,
e para sempre amar.
Criaram conflitos...em suas almas.
E hoje, eles desconhecem a paz.
Quando tudo começou, o indio, era quem mais sabia viver a vida compartilhando com a natureza. Por ela zelando, aprendendo.
Dela tirando seu sustento.
Roubaram a paz, do coração de quem apenas queria viver, despido de ambição.
estamos entrando no campo de batalha, negros, brancos, indios, mistiços .. todos com uma hisoria diferente mas dentro do campo de batalha somos todos iguais, eu serei o primeiro a colocar o pé no campo de batalha e o ultimo a sair e ninguém, ficará para trás, vivo ou mortos voltaremos juntos pra casa
Quando se fala em índios no Brasil muitos só tem a visão de Amazonas
Ignoram que aqui na Bahia, Pedro Alves começou a invasão de nossas terras e celebrou a primeira missa em nossa terra.
Nós índios na Bahia sofremos muitos preconceitos, ele pode vir de muitos brancos ou de muitos descendentes indígenas por ignorância
Obras federais paradas, índios morrendo, educação sendo amputada, saúde descaracterizada, autoridade nacional sem credibilidade. Mas pelo menos na imprensa as coisas vão bem. É bom que o pobre e o desprovido de intelectualidade pense que as coisas vão bem. Seria muita crueldade com eles dizer que são eles quem vão pagar a conta.
Após de mais de 50 anos eu falando, parece que agora a cultura, ate as comunidades indígenas sobreviventes aprenderam que nunca nenhum verdadeiro índio morre. Isto é coisa imposta pela catequese européia. Na verdade todo índio quando para de soprar, ele retorna a terra dos velhos ancestrais, logo "ancestraliza".
Na Bahia, porque não dizer no Brasil,
Está cheia de parentes indígenas que omitem sua origem e ignoram por preconceito implantado pelos colonizadores nas identidades de seus pais lá atrás, equando nos vê lutando por nossos direitos, dizem:
Para que isso? índio é coisa do passado.
Negros, brancos, pardos, indígenas, mulatos e caboclos: todos podemos pensar, talvez de forma diferente, mas pensamos. Logo existimos, e por existir, logo vivemos, por viver, não podemos apenas agradecer? Respeitar o pensamento do outro, não criticar e sim entender, não julgar e sim ajudar a construir um mundo melhor.
Segundo o povo indígena Setere Mawe, a vida sem intempéries não vale nada !
Eles definem que o homem deve sofrer e se esforçar para que a vida tenha algum valor. Então meu amigo, não perca tempo reclamando de seus problemas, simplesmente procure solucioná-los usando a cabeça para que tudo valha apena.
Escrevo para incentivar outras mulheres indígenas a contarem suas próprias histórias, chega dos não-indígenas dizerem o que acham de nós, nossa existência precisa ser registrada, lida e contada por nós mesmos. Acredito que nós, mulheres indígenas, temos a necessidade de crescer dentro e fora da aldeia.
Vem pelas artes a verdadeira cultura resistente indígena brasileira. Vitoriosa e impar, tão rica de uma mitologia nativa, simples e sagrada, lembranças vivas e educativas de quem são. Guerreiros fortes e sobreviventes em comunidade, que hoje ressurgem mais vivos do que nunca das narrativas originais das ancestralidades.
Desde bem pequeno sei, que a arte dos artistas populares e a arte nativa indígena devem vir para ocupar espaços nas grandes metrópoles brasileiras e do mundo inteiro. No entanto os artistas, não. Cada um deve permanecer na atmosfera de origem, pela produção em si e pela integridade de sua vida simples e de seu pensamento.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp