Frases de um sábio
Platão imaginou a justiça como harmonia; o Direito contemporâneo tenta transformar essa harmonia em instituições.
Vamos repensar?
Platão — “A realidade é criada pelas ideias.”
“As ideias constroem realidades, mas ideias não questionadas constroem ilusões. A mente humana pode ser a maior ferramenta de libertação ou a mais sofisticada fábrica de prisões.”
Carlos Eduardo Balcarse
1682
" 'Só Sei Que Nada Sei', teria dito Sócrates, segundo Platão (ou vice-versa). O que EU digo é que não fico discursando nem me exibindo para a Plateia, sobre o que não sei, incluindo Deus, Jesus e outras Divindades!"
Ainda lembro que Platão disse que existe dois tipos de amor, o da alma e o da carne.. Vejo que ele estava certo, pois o meu amor por você é esse que vem da alma é eterno e divino, é eterno porque venha o que vier não vai se extinguir.
Uma das convicções mais firmes de Platão era que nada que valesse a pena aprender podia ser aprendido por mera ‘instrução’: o único método de ‘aprender’ a ciência era engajar-se efetivamente, em companhia de uma mente mais avançada, na busca da verdade.
Não o teatro não é a salvação do mundo não. Muito pelo contrario, se pegarmos o Platão veremos que é mais uma prisão, pois ao invés de favorecer a liberdade do mundo das aparências, o teatro forja um novo mundo, montando mais aparências ainda.
Não invejo Sócrates, Platão, Homero ou qualquer outro, tambem sei pensar e hoje me é possível pensar em coisas que pra eles foi inimaginável e por assim ser, penso o inimaginável e o inaceitável.
Um genuíno platônico não é aquele que repete acriticamente a posição filosófica de Platão, mas aquele que desenvolve uma visão a partir de seus próprios esforços e atitudes na busca pelo conhecimento.
As pessoas pensam que filosofia é exercício complicado. Herdamos isso de Platão. Mas na verdade, a filosofia é simples, exige apenas bom senso e não lógica.
