Frases sobre história
Quando aprendi o ofício da discrição, eu não sabia que estavam a amordaçar a minha voz e o pensamento.
Toda jornada se inicia com um vaso e um livro, mas se encerra sempre com a quebra do vaso e fechando o livro, mas nem sempre terminando o livro.
Não finalize a sua narrativa. É necessário acreditar que Deus está preparando a próxima página e que o seu livro será finalizado.
Os tiranos não temem armas,temem ideias.
Os déspotas não receiam a miséria, receiam que se perceba por que ela existe.
Pesquisar é viajar no tempo, por meio dos registros historiográficos que permitem estudar os acontecimentos de outros épocas presente nas palavras escritas e entalhadas, fixadas na memória do tempo.
Que a nossa história como líder seja como uma terra fértil, onde as sementes da motivação e do entusiasmo possam germinar continuamente.
José Guaracir
A História é, em sua essência, a ciência da mudança. Ela conhece e ensina que é impossível encontrar dois eventos que sejam exatamente iguais, porque as condições das quais eles surgem nunca são idênticas.
A história cita o preço de ser um grande líder: José foi invejado e odiado. Paulo como lixo e escória. Jesus foi ferido, moído e castigado.
José Guaracir
Quem não tem memória, não tem culpa nem gratidão. Preservemos nossa memória, patromônio inestimável!
A jornada para descobrir quem somos vai além do consciente; ela esbarra em limites que frequentemente evitamos, porque são complicados e, por vezes, dolorosos. Nossa história pessoal, nossos traumas e alegrias imersas no inconsciente moldam a relação que temos com o mundo e com nós mesmos.
Experimente criar outras narrativas sobre você, sob perspectivas diferentes da sua própria história. Mude o ângulo, o foco, a interpretação, a forma de falar. Esse reposicionamento é potente.
Sobre a história, podemos defini-la como uma ciência da área de humanas que estuda o ser humano no tempo, passado e presente, e no espaço geográfico, locais onde ocorrem as interações e transformações na sociedade.
Fontes históricas são as provas dos eventos ocorridos no passado. Ela é a matéria-prima que serve de base no ofício do historiador.
A filosofia é movida por interrogações, a busca incansável pelas respostas. Assim funciona a mãe de todos os saberes.
Filosofia, amor a sabedoria. Como a relação entre Sócrates e seus discípulos, nenhum escrito, mas não podemos deixar os pensamentos do mestre morrer com ele. Assim fizeram, discípulos como Aristócles e Xenofonte escreveram sobre o velho Sócrates.
