Frases de Historiadores

Cerca de 139 frases de Historiadores

O historiador e o poeta não se distinguem um do outro pelo fato de o primeiro escrever em prosa e o segundo em verso. Diferem entre si, porque um escreveu o que aconteceu e o outro o que poderia ter acontecido.

O poeta pode contar ou cantar as coisas, não como foram mas como deviam ser; e o historiador há-de escrevê-las, não como deviam ser e sim como foram, sem acrescentar ou tirar nada à verdade.

O primeiro dever do historiador é não trair a verdade, não calar a verdade, não ser suspeito de parcialidades ou rancores.

Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador.

O historiador é o profeta que olha para trás.

Como Deus não pode alterar o passado, é obrigado a depender dos historiadores.

Para mim, o romancista é o historiador do presente, enquanto o historiador é o romancista do passado.

O talento do historiador consiste em compor um conjunto verdadeiro com elementos que são verdadeiros apenas pela metade.

O historiador, que é o juiz do mundo, tem por primeira obrigação perder o respeito.

Você está triste, frustrado (a) ou decepcionado (a) com alguma pessoa? Mire nos bons, porque eles são maioria! Os ordinários estão por aí, mas eu resolvi mirar nos EXTRAORDINÁRIOS.


"Uma nação que separa a criação de seus guerreiros da criação de seus estudiosos, terá seus pensamentos formulados por covardes e suas guerras travadas por imbecis."

Sou feio, mas penso bonito.

Não existe neutralidade em história. Neutro, para historiador, é só sabão de coco. Toda opinião é política.

Historiador - é um profeta voltado de costas.

Os historiadores são pessoas que se interessam pelo futuro quando este já é passado

Graham Greene

Nota: Autoria não confirmada

A história é, antes de tudo, um divertimento: o historiador sempre escreveu por prazer e para dar prazer aos outros. Mas também é verdade que a história sempre desempenhou uma função ideológica, que foi variando ao longo dos tempos

O historiador julga o passado com sua sensibilidade moderna. A sua intrepretação, forçosamente falsa, pouco nos ensina. O menor conto, romance, quadro, monumento da época considerada encerra um ensinamento mais exato.

Inserida por RobertoMax

O desejo de contar coisas admiráveis, e a vaidade que o historiador tem de manifestar que as sabe, é o que fez sempre inventar e escrever sucessos fabulosos.

Os jornais mentem, os historiadores mentem, a televisão hoje mente.

Umberto Eco
Número Zero

Quanto mais penso nas memórias de uma vida, mais piegas parecem os historiadores.