Frases de Frei Leonardo Boff
A mesma disposição que você tem para pecar, Deus tem infinitamente para te perdoar. Pois, a sua graça e misericórdia se renovam a cada manhã. Mas, muitos se perdem através de uma compreensão errada a respeito do amor Dele por nós. Ele ama o pecador, mas abomina o pecado, e tudo o que o homem semear, isso mesmo ele colherá.
A maior realização que uma pessoa pode ter não é ser apenas bem-sucedida em todas as áreas da vida, mas sim compreender que o verdadeiro sucesso é aprender a viver com sabedoria, amor, bondade e fidelidade consigo mesma, aplicando esses princípios para amar com excelência cada vez maior tudo ao seu redor.
O arrependimento e o remorso são duas coisas diferentes. Quando você peca e busca o arrependimento, você reconhece que a graça de Deus pode levá-lo a viver em santidade, abandonando o pecado. Já o remorso é uma força opressora e maligna que cria um ciclo vicioso de culpa e condenação, que o mata lentamente.
"Quando não temos o devido entendimento sobre santidade, cometemos o engano de achar que ela se refere a uma vida sem pecados e transgressões. Na verdade, santidade significa a luta constante contra a atuação do pecado em nossas vidas e a busca pela nossa completa libertação de sua influência."
Quando compreendermos que o nosso destino é intencionalmente criado por cada um de nossos pensamentos, sentimentos, palavras e atitudes, vamos perceber que tanto o nosso sucesso quanto o nosso fracasso estão relacionados à diligência, determinação e comprometimento, ou à falta deles, em tudo o que fazemos.
Não criei expectativas em relação ao seu futuro, se você não se posiciona no presente com sabedoria, conhecimento e entendimento sobre como planejar e criar estratégias para um futuro próspero, saudável e honrado. Tudo ao seu redor será melhor ou pior no decorrer da sua vida, de acordo com sua determinação e obstinação em vencer.
Não existe nada melhor no mundo do que ser guiado pela voz transformadora e avivadora do Espírito Santo. Ele é o perfeito consolador e aquele que cura as feridas de nossas almas, tão exaustas devido às maldades e transgressões que cometemos quando não estamos vivendo em total dependência dele.
Tenha cuidado com falsos evangelhos que prometem apenas prosperidade e sucesso terreno. O verdadeiro Evangelho conduz ao arrependimento dos pecados, à busca pela santidade e ao reavivamento do amor a Deus. Lembre-se: quando Cristo foi crucificado, não recebeu uma coroa de flores, mas sim uma coroa de espinhos que o fez sangrar.
O caminho da santidade começa quando aprendemos a renunciar ao pecado e passamos a praticar a vontade de Deus. E quando experimentamos os seus desígnios, que são bons, perfeitos e agradáveis, nós descobrimos também que Deus tem para nós um futuro próspero, honrado e com uma plena esperança de redenção para cada uma das nossas adversidades.
Quando estivermos divididos entre as verdades eternas da Palavra de Deus e as ilusões deste mundo perverso, devemos nos questionar, através da meditação nos mandamentos de Deus, quais caminhos nos conduzirão à verdadeira paz, felicidade e contentamento interior que transformam a cada momento o curso de nossas vidas.
O sábio conquista as pessoas através de uma comunicação fundamentada no amor e na bondade. O inteligente vence discussões com argumentos e lógica. Já o insensato, por não saber se comunicar de forma eficaz, perde tanto as pessoas quanto as discussões, devido à sua incapacidade de usar a sabedoria e o conhecimento a seu favor.
Perdemos cada batalha, tanto interior quanto exteriormente, quando nossa mente não é constantemente renovada pela sabedoria de Deus. Essa sabedoria, que advém do nosso relacionamento com Ele através da Sua graça, é o que abre um novo e vivo caminho para superarmos todas as nossas dificuldades.
A único realidade de pecado que Deus não pode perdoar, é justamente quando não existe a compreensão e o entendimento espiritual manifesto a nós pela fé Cristo. E que abre a nossa visão espiritual, para que não sejamos enganados ao longo do tempo pelos espíritos enganadores, e que se transfiguram em anjos de luz.
Quando amamos, e cada emoção e sentimento que gratuitamente doamos. Vamos compreender, que existem valores e princípios inegociáveis e que nem toda a riqueza do mundo pode comprar. Pois, assim como é o dom gratuito de Deus e que é a sua mais perfeita graça, também é o nosso amor mútuo com relação a tudo.
É preciso amor para suportar a injustiça, e a dor. É preciso o perdão, para curar as mágoas do coração. Mas, principalmente é preciso acima de tudo tem sabedoria para escolher pelos caminhos da santidade, se queremos que o amor e o perdão façam parte integramente da nossa vida em cada situação.
Quando somos tocados pelo amor, e a graça de Deus. Nós, vamos de fato compreender que o nosso esforço não poderá produzir nenhuma mudança em nós. Pois, a libertação e a santificação são dons de Deus, e que se manifestam mediante a sua misericórdia e graça e não pelo nosso esforço.
Aqueles que aprenderam o poder de abençoar a si e ao próximo, desejando o sucesso deles com a mesma força e intensidade que desejam para suas próprias vidas, alcançarão sempre prosperidade, honra e vida abundante. Pois, Deus concede suas graças aos humildes, mas resiste e se opõe aos soberbos.
Quando compreendermos verdadeiramente, através da fé, que a graça de Deus é a força motivadora, libertadora e transformadora em nosso interior, manifestada em nós pelo poder do Espírito Santo, deixaremos de lutar contra nós mesmos e permitiremos que Suas virtudes nos conduzam à verdadeira vitória em todas as áreas de nossas vidas.
"A graça de Deus, que é o Seu amor, bondade e misericórdia em nosso favor, nos revela que todo o processo de santificação, libertação e transformação interior começa e termina em nosso relacionamento íntimo com ela. É a graça que viabiliza nossa comunhão com Deus e nos torna à imagem e semelhança de Sua santidade."
A diferença entre a verdade, e a mentira, é que na verdade existe vida abundante. E na mentira a morte cruel, e dilacerante... Por isso, quando nos expomos ao conhecimento da verdade, e fazemos dela a nossa vida, tudo que fizermos prosperará. Mas se nos entregarmos as falácias da mentira, perderemos tudo que temos a cada dia.
