Frases de Fernando Pessoa Porta Aberta
Só se conhece verdadeiramente uma pessoa morando debaixo do mesmo teto com ela. Entretanto, há pessoas que ainda nos surpreende pois tem algumas que vivem em várias casas
"Procure aprender a ser uma pessoa mansa, tolerante e conhecedora de seus limites. Lembre-se: Em águas mansas, somos excelentes timoneiros; mas, em águas turbulentas, nos perdemos".
"Seja uma pessoa equilibrada em suas atitudes, desejos e aspirações. Esteja preparado para superar as turbulências do dia a dia".
"O individualista é intolerante e desumano. Portanto, procure ser uma pessoa prestativa e solidária, com o coração aberto para o diálogo ".
O descontrole emocional pode transformar uma pessoa inteligente em um idiota. Podemos estragar, em um ato, uma trajetória inteira. Temos que treinar a inteligência emocional permanentemente para construir uma civilização que tenha como alvo a eliminação do ódio e da barbárie social.
Quando uma pessoa realmente gosta de você, você não precisa de tanto esforços para perceber se ela gosta de verdade, porque quando há sentimentos verdadeiros, há corações preenchidos.
Às vezes o posicionamento de uma pessoa, é fazer te sofrer, por um sofrimento que todo tempo, ela ostenta dentro dela,
CUIDADO!
Cada pessoa tem um mar de histórias e uma interpretação subjetiva de suas próprias vivências, então não se cobre tanto, tudo é aprendizagem para um bem maior.
Impor limites com proeza e sabedoria, não te faz ser uma pessoa indelicada, mas te traz objetividade, sem perder sua própria subjetividade e o seu senso psicossocial. Impor limites promove equilíbrio em diversas ações cotidianas da vida, sem perder a afetividade construtiva.
Somos seres tão complexos, justamente pelo poder da subjetividade de cada um. Cada pessoa carrega um leque de emoções, sejam experiências negativas ou positivas. O diferencial é que cada indivíduo reage de um jeito, devido ao equilibrio ou não das pulsões inconscientes.
Qualquer pessoa que detenha poder enfrenta dilemas éticos e pressões associadas a essa responsabilidade.
É importante considerar a participação individual de cada pessoa, com sua subjetividade própria, antes de atribuir responsabilidade apenas à sociedade como um todo.
Culpar exclusivamente a coletividade é simplista e ignora a complexidade das relações sociais.
A culpa tem um efeito paralisante, impedindo a pessoa de avançar, enquanto a responsabilidade tem o efeito oposto, impulsionando-a para a frente.
A determinação de uma pessoa pode mudar seu destino, mas a união de uma comunidade pode mudar o mundo.
" Não compensa amar uma pessoa que não sabe o verdadeiro sentido desse sentimento, certamente não haverá reciprocidade e muito menos uma recompensa."
