⁠BOLSONARO É PEDRA DE JOGO... Demétrio Sena - Magé

⁠BOLSONARO É PEDRA DE JOGO NORTE-AMERICANO Demétrio Sena - Magé Eu sempre soube, em silêncio, que o presidente dos Estados Unidos não dá nenhuma importância par... Frase de Demétrio Sena - Magé.

⁠BOLSONARO É PEDRA DE JOGO NORTE-AMERICANO

Demétrio Sena - Magé

Eu sempre soube, em silêncio, que o presidente dos Estados Unidos não dá nenhuma importância para os Bolsonaro. Inclusive, há poucos dias ele declarou que não é amigo do ex-presidente brasileiro; apenas sabe quem ele é e fez uns elogios rápidos e rasos, como políticos comum fazem aos seus cabos eleitorais.

De anteontem para cá, os interesses demonstrados por Trump, em relação ao Brasil, deixaram bem evidente que Eduardo e Jair Bolsonaro são apenas peças de uma chantagem ou de um jogo de interesse comercial. Os Estados Unidos estão interessados nos minérios estratégicos do Brasil. Uma riqueza nossa, de grande potencial para as tecnologias do século presente e para o futuro. Minérios como o lítio, o grafite, o urânio, o cobalto, o cobre e muitos outros para fabricação de chips, computadores, carros elétricos e até mísseis hipersônicos.

Nas poucas conversas entre representantes norte-americanos e Brasileiros, isso foi aventado como possível acordo para a retirada ou diminuição das tarifas impostas ao Brasil e outras pressões. O Brasil é o país detentor da segunda maior reserva desses minerais, perdendo apenas para a China, país sobre o qual os Estados Unidos têm menor poder pressão. As chamadas terras raras do Brasil vêm despertando a ambição das maiores potências mundiais; os Estados Unidos são apenas uma delas, e veem seu poder de chantagem nos conflitos hoje notórios por aqui. Os Bolsonaro são só a bucha da vez.

As técnicas e os recursos de exploração desses minerais, no Brasil, ainda são insuficientes; o governo busca parcerias justas para o desenvolvimento das tecnologias possíveis resultantes de suas terras raras. Se vier a ocorrer um acordo (justo e lucrativo para ambos os lados) entre o Brasil e os Estados Unidos, acabam as chantagens e os Bolsonaro perdem a barra da saia sob a qual se julgam seguros no momento.

A euforia dos seguidores fanáticos do ex-presidente Bolsonaro com a chantagem de Trump não têm uma base lúcida. Existe, sim, uma grande tensão entre os dois países, mas o fundo é inteiramente comercial. Os Bolsonaro, seus aliados políticos e suas multidões em declínio estão prestes a perder essa nova ilusão.
... ... ...

Respeite autorias. É lei