⁠Penso que cada caso é um caso,... Jerônimo Bento de Santana...

⁠Penso que cada caso é um caso, apesar de acreditar que nosso destino depende de nós. Entendo que algumas pessoas enfrentam mais obstáculos que outras, carregan... Frase de Jerônimo Bento de Santana Neto.

⁠Penso que cada caso é um caso, apesar de acreditar que nosso destino depende de nós. Entendo que algumas pessoas enfrentam mais obstáculos que outras, carregando uma cruz maior e mais pesada.

Quanto à omissão do estado brasileiro, ninguém pode negar. Isso vem de séculos e séculos atrás, desde a colonização. As condições, os caminhos e as portas que o estado brasileiro oferece à população brasileira, mais especificamente à população pobre, são estreitos, tortuosos e cheios de obstáculos, fazendo com que nem todos queiram pagar o preço do sacrifício de anos para conseguir um lugar ao sol.

Pouquíssimos terão coragem e determinação para seguir essa trilha. Por isso, compreendo quando boa parte da população que vive nas comunidades escolhe viver o HOJE literalmente, jogando dominó de domingo a domingo, palitinho, assistindo futebol, novela, ouvindo seu pagode, assando uma carne acompanhada de uma cerveja gelada. É uma filosofia de vida.

Muitos olham para pessoas que investiram quase uma vida inteira para conseguir um padrão de vida melhor e pensam: "Não vou perder minha vida inteira estudando e trabalhando de sol a sol apenas para melhorar meu padrão de vida. E se eu morrer amanhã? Vivem na base do Deus dará. Apostam na mega-sena, na possibilidade de ser um jogador, um cantor ou ator famoso."

Podem achar conformismo ou comodidade, mas prefiro não julgá-los. Sei apenas que essa estratégia do pão com circo é antiga e funciona até hoje. Também não gosto de generalizar, pois muitas pessoas adoram usar a vitimização e o coitadismo como bengalas. É necessário saber separar o joio do trigo e evitar generalizações para evitar julgamentos errados e injustiças.

Fechar os olhos para aqueles que não tiveram chances de escolha é uma crueldade sem tamanho.

Em relação ao PT, não acho que seja o único culpado pelos problemas do Brasil, que para mim são estruturais e vêm de séculos e séculos atrás, desde a colonização. O abismo entre ricos e pobres aumenta há muito tempo, com desigualdades sociais imensas.

A educação, a saúde, a segurança, o emprego, o transporte vão de mal a pior, com a concentração de renda nas mãos de uma pequena minoria. A população foi acostumada com o jeitinho brasileiro, com a lei de Gerson e, ultimamente, o quadro vem piorando devido às impunidades.

Não sei aonde vai parar; uma hora a bolha vai explodir. Acho apenas que não existe um culpado único. Todos têm sua parcela de culpa. No entanto, para mim, o principal culpado é a elite brasileira, nossos governantes, os donos do mundo, as multinacionais, Coca-Cola, Globo, Nestlé, Odebrecht, Itaú, Bradesco, Apple, Microsoft, Ford, Sony, GM...

Essa ordem mundial vem de milênios atrás e nunca vai mudar. Não sou eu que vou ensinar a missa ao padre. Todos sabem o que deveria ser feito e não executam porque não querem, afinal, tem muita gente ganhando. Há a Indústria da seca, Indústria da fome, Indústria da mentira (Globo e outras), Indústria do bem, Indústria da criminalidade, Indústria da música, Indústria da moda... Todos ganhando muito e sem qualquer intenção de repartir suas riquezas.

Logo, não tenho expectativas de que as coisas mudem com a saída do PT. São todos farinhas do mesmo saco, o saco dos seres humanos cuja natureza é em sua maioria esmagadoramente interesseira, infiel, egoísta, individualista, ambiciosa... Partidários do slogan: "farinha pouca, meu pirão primeiro."