Fonte da Juventude
Jovem ancião
Envelheceste previamente
Antes de brotar, tua juventude já nasce antiga.
Ideais enrugados, sulcos e promessas cicatrizadas
colhidas no ventre de seu perecimento
marcam a face de uma esperança idosa
que carrega seu esquife rumo a cova inexistente
Sobrevive só e à espreita o cadáver da eternidade
Condenado a vagar
rumo ao não encontrado
rumo ao alvorecer de uma velhice
que tornará jovem outra vez
o cansaço da tua busca
Viceja em tua já antiga juventude
a gargalhada ancestral
de um sorriso desdentado
que se ri, melancólico
da perda
da infante e dolorosa ignorância
que é se conhecer
Se ri o sorriso desdentado
do velho jovem
que anseia pelas lembranças dos dentes
ainda não nascidos de uma criança
que mastigam o vácuo de sua inocência
Dentes não nascidos que não mastigam
a espera
que sorvem o infinito pastoso
da eternidade do instante sem tempo
Envelheceste jovem , previamente
sem no entanto perder tua fome de eterno
que é a única a amadurecer sem idade.
Talentos são desperdiçados na juventude por falta de apoio ou conhecimento de gente profissional que não conseguem cooperar ou orientar o futuro brilhante deles.
Quando não se tem mais o frescor da juventude, ama-se a cada dia como se o último...como se fosse um presente !!
Cleide Machado - SP 25-03-2015
Quem diria, a juventude passa em passos de garça, quem diria em virtude da situação mataremos os sonhos dos nossos irmãos.
"O com tempo tudo muda....
O frescor da juventude vira o martírio do arrependimento e os sonhos meras lembranças...
Se pudéssemos voltar e observar quantas vezes engavetamos nossas vontades para que possamos rever em um momento mais oportuno, nos desmancharíamos em lágrimas, não pelo fato que não termos tentado, mas sim porque o fizemos muito para realizar os sonhos alheios e adiamos os nossos. Hoje algo me fez ver que nada somos senão nossas emoções e, se quero ser algo memorável e tenho que me orgulhar da minha pessoa, dos meus projetos e dos meus sonhos, então fiz deles não apenas projetos, mas um verdadeiro suporte de todo meu ser. Jamais permitirei que meus sonhos com tempo se transformem em projetos do amanhã, então resolvi soltá-los ao vento, assim eles assumem vida própria e não voltarão a ser adiados. Sabe de uma coisa nunca se tarde para ressuscitá-los e dar-lhes vida, pois o pergaminho da vida somente fica enrolado e esquecido se EU permitir"
(Hélia Michelin)
Os 25
Eu considero os 25 anos o período transitório da inocente juventude para a complicada fase adulta. Estou meio perdido ainda. Já sinto os reflexos da responsabilidade de tomar decisões para uma vida toda, mas ainda sonho com a empolgação de um adolescente que terminou o ensino médio contando nos dedos o ano em que terminará a faculdade, caso passe no vestibular da federal. Para não perder tempo e no anseio de conquistar o mundo, ele opta pela graduação particular mesmo.
A primeira meta foi alcançada. Tenho 21 anos, um diploma em mãos e fui à procura do primeiro emprego de carteira assinada. Minha inexperiência me move à vontade de aprender e desejar o melhor trabalho, aquele que os tempos da escola me estimulavam a buscar. Vieram muitos “NÃOS” seguidos da minha primeira decepção.
Agora, com 23, continuo jovem e não mais abatido. Consigo cumprir o objetivo da estabilidade profissional, mas cumpri porque tenho sorte de não sonhar alto demais. Ou diria que a “ficha caiu” e a zona de conforto é realmente estimulante.
No meio desse percurso, começo a observar que em apenas um ano minha rotina profissional vai esvaindo com minha vida pessoal. Perdi muitos contatos. Primos e amigos que eram inseparáveis ainda o são, só que pelos grupos do WhatsApp ou pelo inbox do Facebook. Meus tweets nem recebem interação de arrobas tão presentes no auge das hashtags. Hoje, de nada me valem as mais de 20 mil tuitadas.
Putz! Tenho ¼ de século. As consultas médicas estão se tornando frequentes e até isso é motivo de estresse, já que a carga horária me impede de fazer novos compromissos. A saúde era prioridade quando meus pais podiam me levar ao consultório depois das aulas de Inglês. Já sei! Vou esperar até as férias e faço um check-up, não deve ser nada grave mesmo. Ou posso abrir mão de um dos dois empregos e cuidar mais de mim. Só que aí vou postergar o próximo objetivo de deixar de sobreviver às custas dos meus pais. NÃÃÃÃO!!! Vou perder tempo. Melhor assim como está.
A realidade e a nostalgia entram em combate na minha mente. Lembro que há quase uma década eu me despedia dos amigos do colegial. Mal sabia que era, de fato, uma despedida. Se eu soubesse, não teria segurado aquelas lágrimas que insistiram em cair durante a mais sincera Aula da Saudade, muito menos dado abraços de segundos para ter tempo de transferir meu carinho a todos. Eu fazia tantos amigos naquela época e me dava bem com a maioria, e perdoava tranquilamente a minoria que aprendeu com o egoísmo e já sabia magoar.
Se passaram 25 anos e amigos não se fazem com a mesma facilidade. Estou cada vez mais distante da minha família e me sinto ingrato por isso. Mas, poxa! Nem todos os familiares se preocupam com a união e a boa convivência mais. Os valores caíram por terra. Está cada vez mais rotineiro encontrar pessoas dissimuladas e hipócritas, que justificam seus erros com decepções passadas ao invés de reconhecer que se trata de mau-caratismo mesmo. Por falar nisso, muita gente do meu convívio profissional se interessa mais pelas questões pessoais que me movem, sem ter qualquer intimidade, do que preza pela valorização profissional. Isso me intriga.
Mas ainda que eu tenha levado muito esporro nessa trajetória, continuo valorizando a integridade e sendo cordial e leal às pessoas. Descubro que até as que eu jamais imaginaria podem me decepcionar um dia. Neste momento noto que as frustações são mais graves, duradouras e deixam sequelas sim. Tem quem procure analistas e terapias alternativas. Eu só consigo me apegar à fé, geralmente dá certo.
O tempo passou e está mais ligeiro do que nunca. Fazendo um balanço da atual conjuntura, reconheço que sempre fui muito preocupado com ele. Tanto é que meus 25 anos mal começaram e já os sinto no fim. Talvez não dê tempo de fazer muito do que eu planejava para o ano. Ou pode ser que dê, caso eu comece a aceitar que o tempo só apaga aquilo que a gente supera.
Juventude.
É a juventude nascida fria,
o tentamento ao novo,
o que vos jura que faria,
morre, mas nega-se pedir socorro.
Ouvira chamar ao longe,
o chamado de guerra que quer.
O que mais quer se esconde,
quer a guerra, vinho e mulher.
Joga tudo por luta,
não tem respeito ao perigo,
mesmo que a derrota seja dura,
a tua alma anseia o risco.
Ávido, impetuoso e brilhante,
com aspecto bastante nítido,
de forma incessante,
quer o que nunca foi tido.
Forte ficaste tua alma,
em caminhos percorridos,
em busca da chegada,
daquilo que não lhe foi prometido.
Se liga vai aproveitar a tua vida, as únicas coisas que prendem a juventude e o que era antes são as fotografias e lembranças,Apenas.
Qual o segredo da Juventude? Qual o segredo de tamanha beleza? És elegante quando quer, madura como uma flor, delicada como uma Rosa, mais apesar de tantas qualidades escolheu ser jovem eternamente, como uma criança que se diverte com as danças da vida girando o mundo com o seu calor e alegria...
Um Dia tudo acaba!
A arrogância,a prepotência,o dinheiro ,a beleza,a juventude,tudo acaba!
Somente a palavra de Deus permanece!
Queira bem as pessoas que estão a sua volta,faça o bem,ame o próximo assim como Deus nos amou!
Não se vingue,não persiga,não abandone,aquele que um dia te ajudou porque você não sabe o que te espera no dia de amanhã! Plante o bem assim você não corre o risco de colher o Mal!
Muita gente me pergunta qual a diferença da juventude e da maturidade. Aprendi q vc não é salvo por ninguém e sim, vc salvo a si mesmo, sempre. Por tanto, não se esqueça de dar os parabéns a si mesmo... Quando estiver triste vc precisa ser o seu maior torcedor. Precisa encarar sozinho, não procure pela mão de outra pessoa. Levante-se sozinho, e diga a si mesmo: Ninguém é perfeito, nem eu sou. Essa foi uma das lições mais importantes q aprendi: que ninguém é perfeito. Quanto mais vc busca a perfeição mais longe ficara da realidade, então, para quem que já duvidou de si mesmo ou achou q poderia ser diferente pq outras pessoas o fizeram se sentir assim: ame a si mesmo, seja vc mesmo. Eu sei q já passou da hora deu ter aprendido a tratar quem eu amo da forma como quero ser amado, essa e uma lição q aprendi, eu odeio saber q decepcionei alguém, e eu me sinto tão mal por isso. Se eu pudesse voltar no tempo eu juro q nunca teria passado dos limites. Vc deve experimentar tudo, e entender o q serve e o q não serve para vc... Na vida, fiz uma reflexão sobre aquilo q aprendi na juventude, principalmente sob o julgamento dos outros.
Boa noite vida
O QUE ESPERAR DE UMA JUVENTUDE DESPROVIDA DE VALORES CULTURAIS E INCENTIVO A FORMAÇÃO ACADÊMICA?
Enquanto temos nas escolas professores desmotivados e desvalorizados, nossos jovens e adolescentes se "divertem", ou melhor se descaminham, com as únicas opções "culturais" que a cidade oferece: Shows e baladas automotivas, regada a drogas legalizadas mescladas com substancias proibidas. A carência de um projeto cultura transformador leva nossos jovens, em sua maioria, serem a geração da vodka, energético e narguilé. Apenas isso.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp