Filósofos da Ciência
A razão de nós pensarmos como agora dependeu de todos os filósofos da antiguidade, para pensarmos diferente dependerá apenas de nós.
Os filósofos contemporâneos devem ter cuidado a cada pensamento dito, os antigos já não devem temer.
Com acerto, os Filósofos chamam de "luz natural", a razão inerente ao homem.
À luz da Teologia, pós- queda edênica, chamamos de luz natural a parte da razão lúcida que ainda restou no homem caído. Comparo essa pequenina luz, a uma faísca! Pois com esta, é possível se acender uma fogueira. Através desta fogueira, é possível causar um incêndio de proporção florestal! Por meio mesmo da pequena luz natural que lhe restou ( ao homem ), é possível que esta inflame e percorra todo seu ser, com a ajuda da grande fogueira do Espírito!
Um grande incêndio sempre começa por uma pequena fagulha.
É por isso que os filósofos nos alertam para não ficarmos satisfeitos com o mero aprendizado, mas para acrescentar a prática e depois treinamento. Pois com o passar do tempo esquecemos o que aprendemos, fazemos o contrário, e mantemos opiniões opostas à que deveríamos ter.
Classes
Na história do pensamento, muitos filósofos se caracterizavam por acreditar que aquilo que você vê no mundo da vida, as instituições, discursos, falas, conhecimentos, educação e a mídia, tudo isso não se explica por si só.
A explicação de tudo isso, está em uma espécie de subterrâneo e é preciso escavar, é preciso fazer uma espécie de arqueologia das causas e esses pensadores são chamados de filósofos da suspeita. Três, sem dúvida, Karl Marx, Sigmund Freud e Friedrich Nietzsche.
Marx acreditava que a explicação das ocorrências do mundo da vida, elas se encontram camufladas, escondidas numa infraestrutura econômica e assim, em qualquer sistema econômico considerado é ali que você encontra as verdadeiras causas das ideologias, discursos, denominações e de toda produção humana, a consciência resulta de como produzimos bens materiais em uma determinada sociedade.
No sistema capitalista haveria sempre dois tipos de agentes, no sistema capitalista a produção de bens se dá em torno de um critério jurídico que é a propriedade privada dos meios de produção, chamados de burgueses, e os que vendem sua força de trabalho, chamado de proletários. E a verdade que tudo aquilo que você enxerga, tudo aquilo que atravessa a nossa vida, está diretamente ligado a relação entre burgueses e proletários e como eles não se dão bem, estaria ligado à luta entre os mesmos.
Por isso, a luta de classes que o foi estudo do pensamento de Marx, é sempre convidativo para pessoas lúcidas, não porque concordemos e façamos disso um mantra, mas que possamos entender na história do pensamento, um momento chave que certamente determinou muitos outros que se asseguravam.
Razão pela qual, os grandes estudiosos do pensamento de Marx são curiosamente os seus maiores e ferrenhos críticos.
Esse pensamento que vai se configurar em uma mensagem, vai pra todos escritores, filósofos,poetas, aspirantes, a quem administra e toda a sua equipe do:
Pensandor.com.br
Por anos eu copiava frases e pensamentos e não dava créditos a os autores e a todos que abrem seus pensamentos e são forte o suficiente em repassa-los, buscando encontrar respostas e também responder assuntos que muito não se sentem bem em argumentar ,
Muito obrigado Pensador.com e todos os membros que estão juntos como uma só voz , buscando a própria paz interior , não só pra você mais a família e amigos 👍
A paixão torna propício o terreno para os poetas, e impróprio o terreno para os filósofos. Para o poeta, a paixão pode se aplicar razoavelmente em seus versos; já para o filósofo, um veneno para racionalidade versar.
O mundo já foi dos poetas e filósofos.
Quem vive a vida poeticamente, simplesmente aprecia a vida à sua maneira até aos confins do universo.
Que tipo de filósofos somos, que não sabemos absolutamente nada sobre a origem e o destino dos gatos?
Implacáveis, os filósofos são “duros”, como os poetas, como todos aqueles que têm algo a dizer.
Os filósofos falam que o conhecimento é uma crença verdadeira e justificada, "Eu digo: A vida é a verdade, a verdade não pode ser justificada, como a vida é vida, não se justifica a vida, isso é impossível." Como diz Osho, a vida não tem um propósito, a vida simplesmente é.
Kairo Nunes 09/08/2023.
Se os maiores filósofos expusessem seus pensamentos na nossa era digital, não existiria filosofia apenas indiretas, pois o ser "pensante" de nossa era tem dificuldade de entender um pensamento e uma indireta.
Os filósofos dizem que a verdade se descobre no método da dúvida. Eu porém digo, depois que encontrei a verdade, não mais a deixarei! Jamais!
Filósofos dizem que para algo existir de verdade, basta pensar.
Isso mantém vivo o que insiste em ficar. Me pego a refletir sobre grandes nomes da história – Einstein, Tesla, e tantos outros que governaram tempos distantes. Embora tenham partido há milênios, suas marcas no mundo ainda são constantes.
É o que faço agora, escrevendo esta carta, esta poesia. Chame como quiser, mas é assim que mantenho viva a memória de algo que não deveria ter acabado tão cedo. Escrevo para que, de alguma forma, eu nunca me esqueça de você. Mesmo quando eu já não estiver mais aqui, que estas palavras fiquem, gravadas, enquanto alguém, em algum canto do mundo, possa acessá-las.
Escrevo para além da vida, para além do meu tempo, o amor que permanece em meu peito. Dedico essas palavras a você, escrevo para que o esquecimento não me alcance, para que, acima de tudo, eu sinta você um pouco mais perto de mim.
Que seja feita essa vontade, cravo aqui, embora egoico, o que sinto por ti.
São Tomás de Aquino, um dos mais influentes filósofos e teólogos da Idade Média, deixou muitos pensamentos profundos. Um de seus pensamentos mais bonitos é sobre a busca pela verdade e o conhecimento:
"A verdade é o alimento da alma."Este pensamento reflete a importância que Tomás de Aquino atribuía ao conhecimento e à verdade como essenciais para o desenvolvimento espiritual e intelectual do ser humano. Para ele, a busca pela verdade era uma forma de aproximar-se de Deus, que ele via como a verdade última.
Marcos Bellizia
Filósofos buscam em pensamentos complexos meios de decifrar a vida, mas a resposta está no que antecede a escrita, a verdade mora na simplicidade da poesia.
Não concordo com filósofos nascidos em berço de ouro que pregam sobre fórmulas de felicidade. Palavras vazias, em uma sociedade que a maioria não tem direito ao mínimo de dignidade.
A mente humana é uma grande interrogação, até mesmo para os grandes filósofos. Ela pode ser um prato cheio de coisas boas e positivas, mas também um dilúvio maior que sua arca. Por isso, você deve se apropriar do conhecimento, pois, caso sua arca se quebre, você terá a planta e o material para consertá-la.
- Samuel B. Souza
