Filosofia Oriental
Não sou criança
não sou moço
estudo, ciência, literatura,
poesia, e filosofia,
e a melhor fonte de sentido para vida,
conforto, sólida base moral e ética, fonte
de inspiração para o amor, é a
Bíblia Sagrada, essa foi a melhor fonte mais valiosa
que já encontrei.
Uma corrente do pensamento o conservadorismo. Uma filosofia que tem um caráter orgânico e natural da sociedade. Uma política, cujos valores se devem apreender e preservar pela consagração da História e da experiência, resultado da essência humana em contato com Belo da arte e da filosofia moral.
Eu que sempre defendo a filosofia de dizer o óbvio, agora estou no dilema entre meus desejos, receios e minhas convicções. Eu já revelei o que sinto em muitos sinais, gestos, sinônimos, recitei quase todas as palavras, falei cantando, mostrei cuidando, flertei brincando... Eu disse tudo, menos o óbvio. Agora eu entendo que o óbvio por mais simples e correto que seja, ele dá medo. Ele assusta porque é uma variante... ou ele cria um ponte ou ele levanta uma muralha... Ou ele une, ou ele sempara. O óbvio tende a ter resultados distintos, seu delta nunca tende a zero e por isso dá medo, uma vez na equação o óbvio sempre resulta em transição. Nosso medo não é do óbvio em si, mas da mudança que ele pode provocar. Por isso, reformulo minha teoria: O óbvio deve ser dito sempre que sua mente estiver preparada para perda na mesma intensidade com que anseia pela conquista e independente do resultado, seja fiel aos seus princípios!
RELIGIÃO E FILOSOFIA
A religião é como o interruptor, tenta ligar para através da conexão produzir luz. O interruptor é como que comutador entre Realidade e realidade aplicada. A filosofia e a ciência procuram entender e explicar o que acontece no emaranhado da fiada da realidade aplicada.
A filosofia do conhecimento é como as cores...composta das primárias, secundárias, terceárias, quaternárias... O problema é quando as cores esquecem sua configuração inicial em sua existência e reivindicam preeminência ...a questão é não perdermos a referência sobre os princípios e valores existentes do Gênesis .
A parceria entre a filosofia e a arte torna possível tratar com alegria e leveza alguns temas importantes e complexos da cultura e da existência, tais como o sentido da realidade, o lugar da ciência na sociedade, as interpretações do corpo e da natureza, a relação entre arte e verdade, a transitoriedade do amor e a inevitabilidade da morte.
Quando conheci a filosofia aprendi três lições:
Questionar tudo que existe;
Me alegrar com a vida que eu já tenho;
Tornar o mundo um lugar melhor.
O conceito "monista" é o mais aceito atualmente pela filosofia e ciência. Mas como se explica criações como: rádio, wi-fi, bluetooth, infravermelho... Se não havia uma referência material para servir de exemplo?
Enquanto a filosofia discute as razões da própria existência, o senso comum discute sobre as razões da vida de quem existe.
A filosofia da mesma forma que o universo também está em constante mudança, dentre os homens, ela é o único meio viável para organização da vida. Mudanças podem ser negativas, cabe aos filósofos resolver.
Quem opta por um curso de Filosofia: ou se sente atraído em estudar o tema, ou é porque já traz em si as indagaçōes da alma.
A filosofia também é: arte, direito e política; não existe reflexão filosófica sem estruturação poética, ética e retórica - como as três não existem sem filosofia.
E se estivermos sendo enganados pelos sentidos? Isso abriria a hipótese da: Filosofia e ciência estar erradas, a poesia no meio do caminho e a teologia mais próximo da verdade, pois, a metafísica talvez faria mais sentido.
No ensino médio meu professor de filosofia ensinou que falar de política: é falar de rebelião, que é a única atitude a ser tomada pelos escravos. É por isso que existe político querendo acabar com esta disciplina no ensino médio, eles tem medo que a massa crie conciência de classe.