Filosofia na Alcova
Se quiser que as coisas deem certo em sua vida...
Jogue toda Filosofia e Palavras de Sabedoria no Lixo...!!!
Simplesmente obedeça as LEIS...
esse é o grande Segredo...!!!
Deus não pede... Ele exige retidão...!!!
A Filosofia não é religião, nem uma prática iniciática de vida; ao invés, é o lugar crítico da razão, como por vezes se diz. A Filosofia não é um corpo de conhecimentos que nos baste assimilar acriticamente, mas antes a atividade crítica de estudar ideias e argumentos minuciosamente, para ver se serão plausíveis ou não. [...] Significa apenas que o trabalho filosófico é fundamentalmente a discussão minuciosa e paciente dessas conclusões e dos argumentos que as sustentam.
Pessoas que exigem muito denotam pouco ao que solicitam.
Filosofia tem me fustigado a tal ponto de me tornar mais animal que homem.
Não somos capazes de conhecer nem a nós mesmo, imagine a vã filosofia de tentar conhecer o nosso próprio semelhante.
068-"Se a Filosofia não se preocupasse com a Verdade, os irmãos GRIMM seriam os maiores filósofos do planeta.” (jocax)
Filosofia da Matemática
Pensar e Agir = Atribuir forma calma"mente"... E certo complexo, não lento nem espontâneo, mais certo!
Frases Sábias
Da minha própria definição da filosofia como 'unidade do conhecimento na unidade da consciência e vice-versa', decorre que a primeira obrigação do filósofo é abrir-se a todas as correntes de pensamento, a todos os valores que estejam em luta no seu tempo, deixar-se impregnar por eles sem nenhum julgamento prévio e, aos poucos, ir buscando alcançar uma atitude intelectual de conjunto que faça justiça aos vários pontos de vista, baseando nisso a construção da sua personalidade e o seu senso de orientação na vida e no conhecimento. Isso implica que ele só deve começar a expor publicamente os seus pontos de vista quando alcançar um certo nível de maturidade intelectual (foi por isso mesmo que só publiquei meu primeiro livro aos 48 anos de idade, uma das estréias mais tardias da literatura nacional). E é óbvio que qualquer investigação dos capítulos da sua vida anteriores a esse momento revelarão aspectos da sua formação que depois se integraram num quadro maior com novo significado, e que isoladamente NÃO SÃO provas de 'adesão' a esta ou àquela idéia. Só à luz da sua filosofia atual se pode compreender esses capítulos, mas o observador ignorante ou malicioso pode fazer aí uma confusão dos diabos, tomando etapas de um aprendizado como se fossem dogmas de uma crença. No Brasil, onde tantos, em compensação da insignificância das suas vidas, gostariam de posar de detentores de 'inside informations' escandalosas e demolidores de reputações, a tentação de fazer isso é quase irresistível.
Aquele que vai atrás da filosofia não vai, invariavelmente, atrás de verdades, vai atrás de um meio, que é aprender a pensar. E vai porque sabe que é ingênuo.
EXCETO POESIA
Compara a poesia à tudo!
À filosofia
À psicologia
À teologia
À metafisica
E até à ginecologia
( leio muito disso por aqui)
Só não a compara à razão.
Poesia foge à qualquer tipo de razão
Tira os passarinhos dos versos
As borboletas dos jardins
O sol ou a ausência dele na janela da moçoila
e logo não haverá nada.
Não poderá haver nada
Ou melhor,
poderá haver tudo,
exceto
poesia.
Espírito decadente e moribundo, pare de dizer que a filosofia não tem serventia. Aliás, para você não tem mesmo!
Antes de aderir a uma filosofia, devemos nos perguntar se aceitamos aquilo por ser verdadeiro ou se aceitamos como se fosse para aliviar nossa culpa.
Se for a segunda opção, não procuras uma filosofia, mas uma ideologia.
Filosofia não é coisa de ateu
É certo que a filosofia ainda assusta muita gente que pensa que ao estudá-la deixará de acreditar em Deus e de ter fé, mas isso é um mito absurdo que os ateus pentelhas tem espalhado pelo meio universitário há tempos. Isso porque a filosofia não nasce em Tales de Mileto com a ideia de quê do caos do universo as coisas se formaram, Óbvio que na época em questão os primeiros filósofos buscavam descobrir o mundo e o cosmos como um todo através da natureza. Tales propunha o ARCHÉ como principio de todas as coisas, já Heráclito dizia que tudo é movimento, e comungava da ideia de que as coisas se transformavam de maneira muito rápida.
E tantos outros pré-socráticos que foram essenciais para os que viriam depois.
Eu percebo que atualmente pela falta de interesse de muitas pessoas em estudar filosofia faz com quê "pensadores sofistas", modernos venha incutir no meio social a ideia de que quase todos os filósofos eram ateus...assim derrubando a credibilidade da verdadeira filosofia que nasceu despretensiosamente sem essa tola ideia de negar Deus ou deus, deuses para os gregos .
Você não verá nenhum dos grandes filósofos negando veementemente a existência de Deus. Claro que não havia por parte de Heráclito, Tales, Sócrates, Immanuel Kant, Spinoza e tantos outros a ideia do Deus Cristão, mas havia sim base para dizer como falou Sócrates nas narrativas de Fédon que a alma é imortal, que existe o tártaro e o hades (céu e inferno para os gregos ). É exemplo também a obra ética demonstrada à maneira dos geômetras de Baruch spinoza que dedica um capítulo inteiro a falar sobre Deus.
Sempre lembro que isso não quer dizer que esses filósofos eram teístas ortodoxos, pelo contrário, quase todos na linha dos mais atuais como Kant, Spinoza e outros não seguiram nenhuma religião de maneira profunda por buscar somente a razão (logos) como ponto fundamental de existência nesse mundo. O fato de atualmente os pensadores modernos tentar explicar o mundo sem a concepção de um Deus criador e apenas usando os métodos científicos não os tornam mais inteligentes e nem faz teístas convictos como eu mudar de ideia. Apenas mostra a intolerância e a ignorância em não aceitar por puro desconhecimento ou provocação a criação do universo por um Deus que não vemos, que é soberano em si mesmo e criou o universo perfeito como sua própria perfeição em glória.
A filosofia é uma ponte que nos leva á fontes inesgotáveis de conhecimento, cada um de nós temos a liberdade filosófica de escolher qual corrente da filosofia queremos seguir. Isso sim é filosofia.
Tem muito filósofo ruim por ai dizendo que filosofia é por si só ateia, e não é. Você pode muito bem gostar, estudar, ser filósofo e ser um cristão convicto em Deus. Filosofia também é ética, é compromisso, são tantas coisas. Cabe a nós sabermos usá-la com absoluto amor e sabedoria .
Por duas vezes a filosofia tentou transformar-se numa profissão acadêmica altamente técnica: na escolástica medieval e no meio universitário anglo-saxônico do século XX. Nos dois casos um começo promissor foi seguido de uma queda duradoura na mais acachapante esterilidade.
Filosofia dentro de uma garrafa de vinho
Já parou pra pensar em quanto uma garrafa de vinho é algo filosofico? O homem pode aprender muito com uma garafa de vinho, mais do que com muitas pessoas. O vinho para ser concebido primeiro pecisa-se preparar o terreno, depois plantar, cuidar e zelar pelo que plantou para assim colhe bons frutos. Logo após se extrai dos frutos o que se tem de melhor descartando tudo aquilo que não presta, e quando se acha que tudo esta bem coloca-se em uma garafa e com o passar dos anos só ficar melhor. Prepare seu terreno com conhecimento, plante suas ideias, zele pelo que plantou com trabalho, colha os frutos, extraia tudo de bom experiência e coloque tudo em uma garrafa chamada sabedoria que com o passar dos anos se tranformará em realização.
