Filosofia
Eu que sempre defendo a filosofia de dizer o óbvio, agora estou no dilema entre meus desejos, receios e minhas convicções. Eu já revelei o que sinto em muitos sinais, gestos, sinônimos, recitei quase todas as palavras, falei cantando, mostrei cuidando, flertei brincando... Eu disse tudo, menos o óbvio. Agora eu entendo que o óbvio por mais simples e correto que seja, ele dá medo. Ele assusta porque é uma variante... ou ele cria um ponte ou ele levanta uma muralha... Ou ele une, ou ele sempara. O óbvio tende a ter resultados distintos, seu delta nunca tende a zero e por isso dá medo, uma vez na equação o óbvio sempre resulta em transição. Nosso medo não é do óbvio em si, mas da mudança que ele pode provocar. Por isso, reformulo minha teoria: O óbvio deve ser dito sempre que sua mente estiver preparada para perda na mesma intensidade com que anseia pela conquista e independente do resultado, seja fiel aos seus princípios!
Tanto quanto o senhor adicionar filosofia à religião, tanto quanto o senhor a deturpará. Desde então nunca me esqueci dessa observação, e confio em Deus que nunca o farei.
Cartas: Ao Rev. Sr. Law (III, 332).
Embora o cristão possa praticar a arte marcial, deve rejeitar a filosofia pagã, pois ela é contrária aos princípios bíblicos.
Um legado.
Na aurora da filosofia, o pensamento se ergueu,
Buscando na natureza o que o mito escondeu.
Pré-socráticos, os primeiros a questionar,
O mundo sensível, a arché a desvendar.
Tales, o sábio, na água encontrou a origem,
Anaxímenes, no ar, a essência que dirige.
Heráclito, o obscuro, no fogo a transformação,
Parmênides, o ser imutável, a ilusão em ação.
Pitágoras, nos números, a harmonia perfeita,
Empédocles, nos quatro elementos, a receita.
Anaxágoras, nas sementes, a diversidade,
Demócrito, nos átomos, a realidade.
A physis, a natureza, em constante movimento,
A busca pela verdade, um eterno experimento.
A razão desperta, a mitologia se desfaz,
O período pré-socrático, um legado que nos traz.
Filosofia para iniciantes- 01
Aqui está meu primeiro pensamento filosófico:
"Sou o'que penso, portanto existo porque não penso"
Isto vem dos três pensamentos filosóficos centrais desta minha semana corrida. Dostoiévski disse: "O homem é infeliz porque não sabe que é feliz" e isto me encheu de grandeza ao perceber que resumia completamente minha vida em apenas uma frase, como isso? Logo me aprofundei no pensamento e cheguei ao princípio Hermético do TODO, que dá ênfase na terceira forma de CRIAÇÃO geralmente pouco adicionada a assuntos, a MENTALIZAÇÃO, se o TODO é tudo, e tudo faz parte dele, logo nada se pode subtrair ou somar a ele. Dito isto, o TODO é mental! Portanto, nosso universo (ainda em expansão) o complementa e não o define, logo, o universo é MENTAL. Dito isto, o ser humano também é mental, e ao princípio da correspondência onde O de cima é como o abaixo, e o de baixo é como o de cima, podemos dizer que Nós humanos, criamos através da mente, e se somos mentais, SOMOS O'QUE PENSAMOS! Portanto vem está frase: "Sou o'que penso, portanto existo porque não penso". Mas como? Se for assim, existo porque penso, não? Não! Não esqueça que na grande maioria das vezes aquilo que pensamos é apenas uma projeção de nós e não apenas nós, pode-se dizer na verdade, que SEMPRE é assim, afinal, criamos romances em nossas mentes (Pensamentos imaginários que não correspondem a sua realidade), e mesmo quando pensamos no presente, não estamos fazendo, apenas criando algo que não se fez, (?) Digo que nós somos nós apenas quando nós não estamos não sendo nós, quando estamos completamente plenos, quietos, submersos em nós e não no que seria, será, ou foi nós. No pensamento budista isso é presente, daí se dá a meditação, onde (APENAS) nos encontramos quando estamos completamente vazios mentalmente, apenas no silêncio, neste, e apenas neste momento, nós existimos.
Kaio Hermético.
A filosofia é movida por interrogações, a busca incansável pelas respostas. Assim funciona a mãe de todos os saberes.
Filosofia, amor a sabedoria. Como a relação entre Sócrates e seus discípulos, nenhum escrito, mas não podemos deixar os pensamentos do mestre morrer com ele. Assim fizeram, discípulos como Aristócles e Xenofonte escreveram sobre o velho Sócrates.
“A filosofia da vida é a busca contínua por significado e propósito, moldada pela experiência, amor, dor e a interação constante com o mundo ao nosso redor.”
As 'faíscas' da filosofia nos vêm como guerreiras da mitologia: são aceitas dependendo da época e do lugar.
“Pequeno discurso sobre o entendimento de Moralidade, tanto à luz da Filosofia quanto à luz da Teologia
Porque nem sempre quem comete um mal deixa de ser uma Pessoa boa, tanto quanto quem, também, prática um ato de Bondade torna-se um ser humano bom. E demonstro: digamos que um Psicopata, num dia qualquer, resolva ajudar alguém. Impedindo, por exemplo, uma Pessoa de morrer! É certo que praticou, naquele instante, um ato bom. Mas aquele ator bom não o tornará um ser humano bom. São coisas distintas. Algumas práticas do bem poderão nunca modificar sua pérfida natureza e ele continuar sendo um indivíduo extremamente mal. Mas um indivíduo mal, que apenas pode fazer o bem. Da mesma forma, o contrário disso também se verifica em certos indivíduos bons. Pois é possível um indivíduo justo e bom, praticar alguns atos de crueldade, falhas morais, sem se tornar um indivíduo de natureza má! O Rei Davi é um exemplo disso. Segundo o Texto Bíblico, era "um homem conforme o coraçao de Deus". Mas que assassinou um soldado justo, por ter adquirido de forma ilícita, sua Esposa. Cometeu uns dos piores crimes contra a lei moral de Deus ( o adultério e o assassinato). Embora fosse punido por isso, Deus o perdoou e em nenhum outro momento é dito que deixou de ser um justo e bom, bem como também "um homem conforme o coraçao de Deus". Ora, diz seu Filho, o poderoso Rei Salomão: "Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque".
Às 10h57 in 25.04.2024”
O pensamento já existe porque devemos pensar antes de falar. É para isso que existe filosofia e sociologia. Se fosse para falar antes de pensar a gente nasceria com duas bocas, e não com dois ouvidos e dois olhos. Observe, ouça e analise antes de falar e também antes de agir. Não tenha pressa. Carina Mendes @carinamentora (07/05/2024 | 12:33 Brasília Hour)
O cristianismo não é um clube, ser cristão não é uma filosofia de vida, muito menos uma teoria em que apenas diz: Eu creio, eu amo, invés disso vive a realidade da fé e o amor. Ser cristão não é ser de vez em quando, é sempre. Ser cristão é ter sido encontrado por Jesus e a partir daí, deixar sua vida ser configurada com a d'Ele.
Infelizmente já não temos filósofos naquele Circo de São Bento, apenas repetidores de filosofia alheia.
A capoeira é arte,
Cultura, filosofia,
Folclore, educação,
Esporte, é harmonia,
Fonte de inspiração
De quem cultiva poesia.
