Filosofia
RASCUNHO PUBLICÁVEL
Eu não sei ler coisa alguma, de modo prazeroso, se não interpor a filosofia. Para mim, a falta de filosofia nas coisas torna o objeto 'poço não comunicante', como diria João Cabral de Melo Neto. É uma questão de sobrevivência pessoal desenvolver uma leitura assim, porque, de outro modo, um simples parágrafo torna-se enfadonho.
É bem verdade que os signos comunicativos, principalmente, os utilitários, como os avisos e manuais de instrução, por exemplo, não são produzidos para filosofar sobre eles. Dada a necessidade prática dessa classe de gêneros textuais, sua leitura não exige uma forte carga de tensão intelectual para serem compreendidos. Como se estivessem dentro de uma zona neutra, há textos que dispensam prazer e desprazer na sua leitura.
Já existem outros, não tão utilitários como os primeiros. Desde um poema infantil, um trecho narrativo religioso, um clássico da literatura, até à Constituição Brasileira, existem signos que podem ser pesadamente enfadonhos para sua compreensão. Porque, entre outras funções, todos eles se ligam ao sentido maior, que é o sentido da vida.
Sendo a vida complexa, apesar do simplismo atribuído por muitos, é preciso buscar algo que dê sentido à própria vida no fluxo da vida. A filosofia pode ser uma sugestão.
Não sou criança
não sou moço
estudo, ciência, literatura,
poesia, e filosofia,
e a melhor fonte de sentido para vida,
conforto, sólida base moral e ética, fonte
de inspiração para o amor, é a
Bíblia Sagrada, essa foi a melhor fonte mais valiosa
que já encontrei.
Não sou filósofa, mas amo filosofia.
Da antiguidade, a contemporânea em todas há o que aprender.
Verdades ditas e não ditas, dignidade sem dignidade.
Fé e desconstrução.
E vamos nos descontruindo das verdades alheias.
Vou viver minha própria filosofia, talvez basear-me em alguns princípios nos quais acredito.
Frase de Islene Souza
Se os maiores filósofos expusessem seus pensamentos na nossa era digital, não existiria filosofia apenas indiretas, pois o ser "pensante" de nossa era tem dificuldade de entender um pensamento e uma indireta.
A filosofia é a única capaz de trazer paz em momentos de aflição, tratando o problema pela raiz em vez de procurar uma solução.
A filosofia vem ao longo de muitos anos, tentando moldar caráter... Alguns com grande proveito transformam-se em seres humanos incríveis; enquanto a grande maioria escolhe a banalização e o molde de um mundo de ilusão!
Achilles - Não estou interessado em discutir filosofia, parece difícil.
Andrômeda - Posso dizer que belo é alma, não meramente material.
Achilles - Tudo bem, respeito sua opinião.
Andrômeda - Então, não acreditas em meu amor por você?
Achilles - Você sabe o que penso sobre amor.
Andrômeda - Não acreditar que o amo, é o mesmo que dizer que não sou sábia o bastante para administrar tal abismo.
Achilles - Você é sábia, sim, mas nós nunca vivemos a sabedoria de amarmos um ao outro, você sabe.
Andrômeda - Isso, pois você evita o sentimento, teme que alguém possa desejar-te de verdade. O amei, o amo, e o desejo, mas você não acredita em minhas esferas, o que eu poderia fazer?
Achilles - Cyceru me ensinou que homens sábios não se casam.
Andrômeda - Desde quando você tens o desejo de se tornar sábio? Achei que isso fossem para os homens feios.
Achilles - Tudo bem, nunca me considerei belo.
Andrômeda - Então tu és o homem mais cego vivo.
Achilles - Estranho, achei que eu estivesse morto.
Andrômeda - Não, você ainda vive em mim.
NECESSIDADE DA FUSÃO ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E ESPIRITUALIDADE
Na Ciência, o Homem ou Alma Humana interage com a matéria para produzir Conhecimento que constitui a Mente gravada no Cérebro.
Na Filosofia, a Alma Humana interage com ela mesma sobre a matéria para produzir Sabedoria que constitui a Consciência impregnada nela mesma.
Na Espiritualidade que inclui a Religião, a Alma Humana interage com o Ser para produzir estado Transcendente que constitui o Corpo Transcendente.
É necessário que haja fusão entre Ciência, Filosofia e Espiritualidade porque o Conhecimento, a Sabedoria e o estado Transcendente são diferentes necessidades de cada Homem, o que implica que cada Homem seja cumulativamente Cientista, Filósofo e Religioso.
Na filosofia uma mente arguta terá a percepção de semelhanças mesmo entre coisas reciprocamente muito distanciadas.
Geralmente, as pessoas não compreendem o que é o bom senso. Esse termo tem suas raízes na filosofia, onde o 'senso de realidade' representa a harmonia e aceitação entre a realidade criada e a imaginação. Vai além da mera distinção e abrange a capacidade de avaliar e discernir entre fatos e ilusões. Quanto mais desenvolvido for o senso de realidade, melhor será a tomada de decisão e a interação com o mundo.
Ser de ESQUERDA não é ser defensor de um posicionamento político partidário, é uma FILOSOFIA DE VIDA.
ARTIFICISMO
termo que se refere à filosofia ou doutrina relacionada à inteligência artificial. Representa o estudo, a compreensão e a aplicação de sistemas de computador que podem aprender, raciocinar e tomar decisões de maneira autônoma. Essa disciplina abrange desde algoritmos de aprendizado de máquina até redes neurais profundas e outras técnicas de IA. Em resumo, o Artificismo explora a criação e o desenvolvimento de máquinas inteligentes capazes de simular processos cognitivos humanos.
Amar, como bem nos lembra a filosofia, é uma das tarefas mais complexas da vida humana. Muitos acreditam que amar é simplesmente uma questão de sentir ou expressar palavras doces, mas essa visão é ingênua. Amar não é fazer todas as vontades do outro, tampouco submeter-se às suas expectativas. Amar é, antes de tudo, um exercício de maturidade.
O amor verdadeiro exige uma profunda compreensão de si e do outro. Ele se manifesta na capacidade de enxergar o outro em sua totalidade, com suas virtudes e defeitos, e ainda assim escolher caminhar ao seu lado. Amar é construir uma ponte entre duas individualidades, sem que nenhuma delas precise abdicar de sua essência. É, ao mesmo tempo, um ato de doação e de preservação, de entrega e de respeito às fronteiras do outro.
Em última análise, amar é um compromisso de liberdade, onde duas pessoas escolhem, dia após dia, estar juntas, não por necessidade, mas por uma decisão consciente de que o caminho a dois é mais rico, mais pleno e mais desafiado.
