Filosofia

Cerca de 13850 frases e pensamentos: Filosofia

A filosofia é a busca pelo conhecimento para se aproximar da verdade."

Inserida por vinniciusoliveira

Feliz é a nação que tem o conhecimento da Filosofia EX.

Inserida por Dangma

Serriam é uma religião ou filosofia que cientistas e pensadores modernos costumam seguir. O serrianos não acreditam em deuses, são ateus. A diferença é que esse grupo busca conhecer diversas religiões diferentes e retirar delas o que eles deduzem ser certo ou fazer bem para si mesmo ou para o mundo, um exemplo é a meditação retirada do budismo.
Os serrianos também não se acham superior a qualquer outro ser vivo, entendendo que cada um tem sua devida importância.

Inserida por Filosofiamoderna

Moral x ética
A ética é a parte da filosofia que estuda os fundamentos da moral.
É um substantivo enquanto a moral está em torno de todas coisas que circulam em torno de cada ser humano. Com todo esse sal o adjetivo amoral não era para ser mais inocente?! Quando a ética está rodando dentro da moral a lei é justa, teoricamente.
A ética não é burocrática só por causa dos romanos, o latim disse que estava tentando traduzir o grego e não consegue explicar.
Por que eu acho que o filosofo é mais digno que o poeta?

Inserida por lidia_codo

Considero a filosofia semelhante a mágica, você se surpreende e se questiona ao mesmo tempo e cada mágico possui seus próprios truques, assim como cada filósofo produz suas próprias ideias.

Inserida por fausto_luiz

Pobre aula de filosofia. Em uma dessas, eu afirmava que o dinheiro compra amor e carinho. Aí um aluno invejoso, para me tirar, disse: “só pode, para achar alguém que fique com senhor, tem de ser por dinheiro mesmo”. Então lhe retruquei com uma pergunta: Pois é, e que razão uma mulher teria para ficar consigo, se você não tem dinheiro, nem beleza, nem saúde e nem inteligência? Só se ela for pior que você! Mulheres inteligentes e promissoras procuram melhoras. E agravando a situação, frequentemente, professores no sistema são reduzidos a analfabetos funcionais, por que não dizer lixos, por alunos ativistas de causas alheias: feministas, LGBT e minorias. Fazendo de qualquer tema um torturante debate, desqualificando a aula. Não falta fanático! CiFA

Inserida por Kllawdessy

A Grande Literatura do mundo contém um material que, para o estudante de Filosofia, é absolutamente precioso. A Literatura é uma maneira de você amadurecer na sua visão da Realidade. Claro que, pelos processos atuais de ensino da Literatura nas universidades, a experiência imaginativa pode se tornar totalmente impossível.

Inserida por LEandRO_ALissON

Filosofia sem disposição é elitismo intelectualista.

Inserida por 434

A FILOSOFIA de Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Não sou nada e tão pouco quero ser.
Você se espantou ao vir até a mim e me ouvir,
Ouviu coisas infalaveis e o novo te espanta.
Bem vindos à nudes da alma humana, aqui nenhuma idéia está imune aos questionamentos e a investigação.

Nilo Deyson Monteiro Pessanha

amor têm muitas biologias, tem fé, tem crença, tem filosofia, tem palavras, mas nem umas dessas biologias está certa porque verdadeira biologia ta dentro de vc

Inserida por Flacion

⁠Para toda filosofia existe uma infinidade de incógnitas

Mbuvane

Inserida por Sergiombuvane

⁠Se não há outro caminho, está no caminho certo.
Faça sua melhor caminhada.

#Aniz
#OdeioFilosofia

Inserida por alexandre_aniz

⁠A filosofia é a arte da razão!
E o filósofo, sendo seu intérprete, faz-se artista mediante o "raciocinar"...

Inserida por Alvaroazevedo1

⁠Filosofia

A morte é tão familiar,
mas não existe antes do nascer.
A morte é tão peculiar,
só nasce depois de morrer.
Enquanto não percebe a vida,
a morte não temerá.
O sábio não teme a morte,
o tolo perceberá.

Inserida por Soloncarvalho

⁠No velho normal, era assim: Eu, como professor de filosofia e bacharel em teologia, não podia falar de religião em sala de aula, porque a escola pública era laica, assim diziam. Porém, o aluno se atrevia contestar-me, não contribuindo com a aula, todavia tentando defender as doutrinas de sua igreja. Dava seu estudo bíblico, já matando a aula em si. Passei muito por isso: sendo que eu não defendia nenhuma religião e não frequentava igreja alguma, eles se achavam melhores. Então, arrogantemente se mostravam saber mais do céu e das obrigações cristãs. Por várias vezes, perguntei-me, por que esses eram os piores exemplares de aluno, bastando só conferir suas notas. E por que estavam Sempre dispostos a maltratar qualquer um, defendendo seu Deus e seu fanatismo. Ah, como sofri, tentando fazê-los pensar e discutir seus conhecimentos para renová-los. Aí, atraí mais denuncias para eu resolver com o diretor, manchando minha reputação. E por medo ou só por ignorância mesmo, nunca pude contar com o apoio da maioria da classe, eram evangélicos. Acho que o coronavírus veio de Deus, para a escola se encontrar! E varrer o que é ruim. CiFA

Inserida por Kllawdessy

⁠"É no berço da filosofia artística, literária e moral que encontro sentido para a vida"

Inserida por UNITT

⁠"Os mestres e pais da filosofia, não teriam em seus auges as inúmeras reflexões objetivas, influenciadas por várias questões subjetivas que surgiram ao longo dos tempos"

Inserida por UNITT

⁠ “A filosofia é uma Mãe egoísta, uma vês amamentado por ela, sua nutrição será sempre saudável, sem a necessidade de médicos”

Inserida por UNITT

⁠“Os filhos da filosofia, dificilmente sentirão sede e fome de conhecimento em seu estado sóbrio de espírito”

Inserida por UNITT

Sócrates, o grande pensador e pai da filosofia, talvez seja uma das pessoas mais corajosas, pois precisamente resolveu estudar algo que nenhum outro teve tal discernimento, resolveu estudar o homem, a pior criatura existente. No entanto, ele reconhecia sua própria ignorância, tanto que sua frase icônica " só sei que nada sei", deduz o que vivemos há anos, a estupidez do homem em achar que possui total conhecimento.

Inserida por guilherme_lira_1