Coleção pessoal de colecaododanielmota

Encontrados 18 pensamentos na coleção de colecaododanielmota

Vou vivendo e a Filosofia, pegando o que disse Arquimedes, é a alavanca que me faz levantar o mundo e, neste caso, o ponto de apoio é a inspiração.

O estranhamento diante de si e do mundo não pode nos deixar estáticos: tem que nos conduzir a desbanalizar o banal descobrindo fatores importantes em algo que até mesmo nós não dirigíamos atenção. Aí está uma aplicação da Filosofia.

Diferentemente dos objetos, somos desprovidos de causa final ao existir e apenas os nossos atos por via da liberdade de escolhas a que estamos condenados nos construirá e assim moldará uma imagem de ser para o mundo.

Uma lembrança do passado traz diversas situações vivenciadas e nada pode modificar o contexto que lembramos, visto que o passado está em fenômeno (Em-si) e não pode ser alterado. A nossa oportunidade de se engajar é agora, no presente e se o passado não foi o esperado, construirmos um futuro melhor.

A arte de bem-viver não é estabilidade, é equilíbrio: se equilibrar entre as escolhas e as consequências também encarando a facticidade.

A Física estuda os movimentos dos corpos sensíveis e diversas relações entre eles, já a Filosofia investiga a concepção de movimento (o que é movimento?) e verifica as possibilidades dessas relações confrontando teorias.

A angústia é uma oportunidade excelente para o ser humano: ela o faz reconhecer a sua condição de condenado à liberdade e o faz seguir em frente, pois tem a capacidade de nos fazer lançar a contra-angústia.

Assim como na 3ª Lei de Newton para toda ação há uma reação, para toda escolha há uma consequência e viver é se equilibrar entre elas.

Assim como todos os corpos estão sujeitos à lei da gravidade no mundo físico. Nós também, numa perspectiva existencial, estamos sujeitos à liberdade: somos livres, somos tudo aquilo que fazemos de nós por meio de nossas opções.

Enquanto a Física diz que a 1ª Lei de Newton é o princípio da inércia, isto é, todo corpo permanece em movimento retilíneo uniforme ao menos que uma força aja sobre ele, a Filosofia vai até a estrutura deste conceito e investiga suas possibilidades dentro de um mundo de contrariedades e contingências em que vivemos.

Einstein propôs a Teoria da Relatividade em Geral e Restrita, na Física Moderna, e a Filosofia propõe a investigação da relatividade dessas teorias.

Podemos encontrar diversas definições para a palavra “Filosofia”: filosofia de vida, filosofia familiar. Mas o filosofar é uno em sua definição e todo filósofo e, assim, todo estudante, além de saber dos seus procedimentos, deve procurar se aperfeiçoar sempre, para melhor fazê-lo.

O que nos resta é apenas optar, nada mais, pela liberdade de opção construímos a nossa vida e assim moldamos um exemplo para o mundo.

Filósofo: aquele que pode desconstruir conceitos em busca de novas teses.

O tempo é efêmero... Muito passageiro... E como aproveitá-lo da melhor forma? Apenas escolhendo o melhor para si. Estamos condenados à liberdade e apenas as escolhas são capazes de nos conduzir aos melhores caminhos, à satisfação.

A vida humana é um caminho traçado entre inúmeras peripécias, acertos e erros, ilusões e desilusões e um dos requisitos para desfrutá-la bem é buscar conhecer a si mesmo.

Consciência: um vazio sendo preenchido gradativamente. E o que basta para isso? Viver!

A felicidade é a anestesia da vida humana.