Falas do Texto a Caixa de Pandora
Coisas Intocáveis
Pela manhã, canta um galo digital.
O sol reluz numa alamêda infinita.
Café com leite numa xícara quebrada.
Da sacada também vejo a rua inabitável,
Uma porta velha trancada com um cadeado.
Dentro existe uma piscina em desuso
Refletindo a plantação abandonada
Uma criança sorrindo com bolhas de sabão
Em frente de um quadro de bela imagem,
Uma ponte que faz chegar num zoológico
De rosas mal cuidadas e baldias.
Chegando à beira do lago, cena de piquenique:
Pães, frutas e vinho abençoados.
Por uma oração e um girassol bem amarelo.
Duas pessoas satisfeita de mãos dadas
Perdidas por entre o vão da cidade
Que no passado contruiam castelos de areia.
Que agora à beira da praia, tantos reveillons...
Com as mãos murchas lavando os pratos,
Enxugando os pés numa toalha branca
E o colorido a estourar no poder da memória.
Na gravura do tempo o poder da ciência.
Mil experiências coloridas em vidros intocáveis
Que o resultado é uma cor que não existe
Que guardaram num lugar seguro e gelado.
A luz não resiste a escuridão da evolução.
Com esforço, faz sombra na ampulheta que marca mas não vê passar o tempo
Nos fazendo saber que mais um ano findará.
Árvores coloridas, mesa com comida, diplomas e formaturas
Passando nossas vidas com vitórias e agruras
É mágico o tapete do tempo pendurado no armário.
Uma roupa, uma gravata. A porta colada nos retratos
Dos enfeites, perfumes, convites revelados no álbum
De um mundo tão pequeno e valioso
Prendendo nossa história no relógio do calendário.
André Amaral
DESPERTAR
Coração emergindo da escuridão,
Onde o caos reina com férreo domínio,
Habitando o medo, a carnificina da maldade.
Segue rumo ao céu, onde a luz sublime resplandece,
Erguendo-se a um nível inimaginável,
Alcançando o infinito, onde não se pode calcular
Uma constante imutável, mas ainda assim, é apenas um coração.
"(...) meu pensamento profundo do dia: é a primeira vez que encontro alguém que procura as pessoas e que vê além. Isso pode parecer trivial, mas acho, mesmo assim, que é profundo. Nunca vemos além de nossas certezas e, mais grave ainda, renunciamos ao encontro, apenas encontramos a nós mesmos sem nos reconhecer nesses espelhos permanentes. Se nos déssemos conta, se tomássemos consciência do fato de que sempre olhamos apenas para nós mesmos no outro, que estamos sozinhos no deserto, enlouqueceríamos. Quando minha mãe oferece petisfours da casa Ladurée à sra. de Broglie, conta a si mesmaa história de sua vida e apenas mordisca seu próprio sabor; quando papai toma o café e lê o jornal, contempla-se num espelho do gênero manual de autoconvencimento ; quando Colombe fala das aulas de Marian, deblatera sobre seu próprio reflexo, e quando as pessoas passam diante do concierge, só vêem o vazio porque ali não se reconhecem.
Do meu lado suplico meu destino que me conceda a chance de ver além de mim mesma e encontrar alguém."
- O vigário precisa ficar aí a noite inteira para tocar o sino.
- Me engana que eu gosto - respondi. E então vi a expressão no rosto de Gabe. Ele riu:
- Criatura urbanóide.
- Bicho do mato.
- Patricinha de shopping center.
- Abraçador de árvores.
- Abraçador de Jenna! - Gabe se aproximou e me abraçou com força. Eu podia sentir sua respiração no meu rosto. Ficamos muito tempo ali parados, em silêncio.
Coração: Ele é tão lindo
Cérebro: Ele não te ama
Coração: Olha aquele sorriso
Cérebro: O motivo não é você
Coração: Aqueles olhos são tão brilhantes
Cérebro: Olhos que nunca te viram
Coração: Aqueles lábios tão rosados, não consigo para de olhar
Cérebro: Lábios que nunca encostarão nos seus
Coração: Eu o amo tanto
Cérebro: Ele nunca te amou e nunca vai te amar
A Ressurreiçao-Pascoa;
No primeiro dia da semana, de manha bem cedo, as mulheres levaram ao sepulcro as especiarias aromaticas que haviam preparado.
Encontraram removida a pedra do sepulcro, mas, quando entraram nao encontraram o corpo do Senhor Jesus. Ficaram perplexas, sem saber o que fazer. De repente, dois homens com roupas que brilhavam como luz do sol colocaram-se do lado delas.Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chao, e os homens lhes disseram: " Porque voces estao proucurando entre os mortos aquele que vive?
Ele nao esta aqui! RESSUCITOU! Lembrem-se do que Ele lhes disse, quando ainda estavam com voces na Galileia: E necessario que o filho do homem seja entregue nas maos de homens pecadores, seja crucificado e ressucite no terceiro dia". Entao se lembraram das palavras de Jesus.
Exercícios de Pensar
Texto I: Pensar
Pensar, hoje, é um ato raro. Por isso, poucas almas se dispõem a levá-lo avante.
Não porque a inteligência tenha desaparecido, mas porque a pressa domina muitos.
Pensar exige repouso, e o repouso é visto como luxo. Exige dúvida, e a dúvida incomoda quem vive sob cuidados intensivos de certezas prontas demais. Por isso, pensar tornou-se uma resistência silenciosa.
Como todos os textos, este não pretende convencer ninguém. Quer apenas lembrar que, o pensamento à deriva, a vida transforma-se em repetição.
#ExercíciosDePensar
Texto:
DEUS ,a Àguia e eu.
*********************
ALMAS GÊMEAS, VOANDO JUNTOS,
MESMO NÃO SENDO IRMÃOS,
AMIGOS ETERNOS, SINCEROS,FRATERNOS,
ASSIM SOMOS NÓS ; DEUS ,a ÀGUIA E EU !
COM PENAS OU SEM PENAS,
COM BICO OU SEM BICO,
COM GARRAS OU SEM GARRAS,
NUNCA PRISIONEIROS E CATIVOS,
DO ÓDIO, DA TRISTEZA E NEM DA RELIGIÃO.
ILUMINADOS PELO BRILHO DA LUA,
E PELO FORTE LUZ E BRILHO QUE VEM DO SOL,
VOANDO LIVRES RUMO AO HORIZONTE,
INDO CONHECER O DESCONHECIDO,
ASSIM SOMOS,LIVRES,DEUS ,A ÀGUIA E EU !
VIVENDO E SONHANDO,
SORRINDO OU CHORANDO,
NASCENDO,VIVENDO E OU MORRENDO,
MAS SEMPRE SER FELIZ QUERENDO....
MAS SEMPRE VOANDO ALTO, BEM PERTO DE " DEUS"!
ASSIM SOMOS,"DEUS A ÀGUIA E EU'!
SEM MEDO DO DESCONHECIDO, QUE NOS ESPERA EM ALGUM LUGAR,
É ASSIM QUE SOMOS:
A IMPONENTES E LIVRES....DEUS ,A 'ÁGUIA E EU'!
autor:
Gilberto Braga
"Não discuta. Converse. Não exija. Peça. Não seja indiferente. Agradeça. Não se amedronte. Confie. Não amaldiçoe. Compreenda. Não se desgaste. Pondere. Não viva ansioso. Saiba esperar. Não se descontrole. Respire. Não reclame. Trabalhe. Não fale demais. Ouça. Não se atormente. Acalme-se."
Se alguém escreve rapidamente que o juízo vem e não é neste mundo, alguém vai entender mesmo que as palavras não estejam dispostas da maneira correta. Vou explicar:
Um profeta pode dizer:
-Se converta porque daqui há um ano certamente morrerás
Ou se dizer :
- se converta porke dawi a 1 ano certamenti morrerás
Alguém sensato daria crédito, porque o que importa é a oportunidade de vida que Deus estaria dando a ele.
A Caixa:
Nenhuma estrela no céu,
Nenhum sonho realizado,
Nenhuma promessa cumprida,
Tudo o que eu tinha me roubaram
e puseram dentro de uma caixa
Não sei onde está essa caixa,
Não sei onde procurá-la.
Uns dizem que está dentro de mim,
outros dizem que eu a perdi pra sempre
E eu?
Não sei de nada sobre mim.
Eu só sei viver
E esperar o fim.
Guardei meu coração em uma caixa sem vida e sem cor,
onde tudo parecia tão distante de nós.
Agora não resta mais nada além de um sol embriagado.
É hora de se lançar ao mar outra vez, sem medo da fúria das ondas.
Eu vi a luz de perto, e senti ela me queimar.
Eu estava tão alto e tão distante de tudo,
mas agora eu posso sentir o chão mais do que nunca.
Eu estarei sempre aqui, mesmo quando todos tentarem ofuscar você.
E mesmo que os invernos insistirem em te derrubar
eu estarei sempre aqui pronto pra te aquecer...
CAIXA DE MARIMBONDOS
Cabeça ocupada, caixa de abelhas.
Cabeça vazia, caixa de marimbondos.
Uma mente desocupada
é como uma caixa de marimbondos.
Não produz nada de bom,
nada de útil.
Se observarmos bem.
estão sempre parados, de prontidão,
esperando o momento de atacar,
ferroar as pessoas.
Uma cabeça ocupada
é como uma caixa de abelhas.
Sempre ocupada na sua produção.
Se observarmos bem,
estão sempre trabalhando,
construindo, produzindo
e sendo úteis às pessoas.
A(normal)
Porque não cabe na caixa estreita do teu cérebro não significa que seja anormal.
Porque não faz parte da tua cultura e religião não significa que seja anormal.
Porque não cabe no teu contexto filosófico, histórico ou social não significa que seja anormal.
Porque você nunca viu, tocou ou sentiu não significa que seja anormal.
Porque não está dentro dos padrões pré-estabelecidos pela sociedade não significa que seja anormal.
Porque destoa do que faz o restante do rebanho não significa que seja anormal.
Anormal é viver infeliz dentro de uma vida que não é tua, dentro de um casamento que não existe, dentro de um trabalho que você não gosta, dentro de um coração que não é teu, dentro de um sentimento que não te pertence, dentro de uma casa que não te aceitam.
Anormal é aceitar que lhe cortem as asas porque acham que o teu lugar é no chão, porque acham que céu não existe.
Anormal é se diminuir para caber dentro de um coração pequeno, dentro de um amor medíocre.
Anormal é deixar de ser você na vã esperança de agradar aos outros.
Anormal é abrir mão dos teus sonhos porque alguém que já matou os dele e diz que você não vai conseguir.
Anormal é aceitar que te pasteurizem e te coloquem um rótulo que não te define.
Anormal mesmo é fingir que está vivendo dentro de uma vida morta.
Anormal é todo comportamento, ideia ou palavra que seja nocivo a você e as pessoas que te cercam, te apoiam e te amam.
E de repente as coisas mudam.
Te faz fazer uma rota diferente, pensar fora caixa, revirar memórias. O chão é tirado de você, dar meias voltas já não satisfaz, é preciso dar voltas inteiras, aceitar o novo ciclo, recomeçar, refazer, renovar, transformar e por fim ver o diferente fazer sentido, coisas boas surgirem, a luz brilhar mais forte e no céu novas estrelas se formarem e iluminar de maneira especial o mundo se formando dentro de você!
Me falou foi bom demais, inesquecível
Especial
Ligo e nem me atende mais
Chama e só caixa postal
Diz pra mim qual a razão
Porque não quer me atender
Se fez o meu coração se apaixonar por você
Não é justo nunca mais quero ouvir a sua voz
Juro que eu não ligo mais se disser que não pensa em nós
Alô, alô, alô fala comigo
Alô, alô te esquecer não consigo
Alô, alô, alô não vai doer não
Alô, alô diz um alô coração
O que escondo dentro de mim.
Guardo a esperança presa em uma caixa de sapatos. Às vezes a espio com cuidado, não abro muito para que não fuja. Guardo minha esperança com zelo, desejando que as coisas mudem, e que minha simples esperança se transforme em algo tangível.
Guardo aquele sentimento que me deixaste, aquele sentimento que produziste ao partir. O mundo não o vê porque o guardo com zelo. Ninguém o ouve. Me calo e escondo o que levo. Ainda que guardado dentro de mim persista uma terrível tempestade, é minha essa tempestade e não a deixo partir. Na verdade, conservo essa dor que levo porque é o único que resta de ti.
Guardo dentro aquele desejo de ser o que jamais serei. O guardo escondido onde só eu possa amá-lo, onde ninguém possa julgá-lo. Não! Não insista porque não o deixarei ir. Ele é o único que me conecta com o que jamais terei coragem de ser. Porque o que sou é um sorriso apagado, é vontade contida, é um nada em um mundo que exige que sejamos tanto.
Guardo, escondo e mantenho aquilo que já foi e não é mais. Às vezes me pergunto se não seria mais fácil deixá-lo partir. Porém o medo do vazio me faz retroceder, e fecho as portas uma vez mais, e não o deixo ir.
Nunca se encaixe.
Se encaixar é colocar-se em uma caixa.
Mas tem quem procure se encaixar.
Não viva encaixado.
Não nascemos em caixas.
Não moramos em um planeta quadrado.
Estamos dentro de uma esfera.
A esfera foi feita para mover-se.
O movimento é parte de nós.
Nada em nos esta parado.
Tua respiração.
Teu coração.
Teu pensamento.
Ao se encaixar você será rei de sua caixa,
Mas súdito do tempo e do espaço.
Hoje eu achei um pé de um sapato seu. Tava numa caixa em cima do guarda-roupa. Lembrei de você de uma forma boa. De um jeito aliviado. Imaginei direitinho os pés que tanto violaram meus acordos de paz. Os mesmos que ganharam uma bolha naquela viagem. Fomos pra praia e nenhum de nós levou chinelo. No mesmo dia que te dei banho gelado depois das seis caipirinhas. No dia em que, três horas antes, eu falei pela primeira vez que te amava.
Olhei seu sapato e lembrei que, de fato, você era dessas que faz o cara sorrir. Um presente bom da vida. Mas foi a vivência que me fez entender: no fluxo de caminhar, o tropeço é inevitável. Ralados ou com pés torcidos, precisamos continuar.
O foda é que - de uma hora pra outra - a mulher forte e honesta morreu em você. O tempo engoliu nossos sonhos e, de grão em grão, o respeito sumiu. Logo em nós, que pregávamos tanto. Aí meu orgulho mandou reagir. Reagi e tive dias em que acordar e encarar a vida era o verdadeiro pesadelo. Pés e rumos entraram em colapso.
Nesses tempos, caminhei por aí. Sem sua mão junto da minha, fiz bolhas mais doloridas que as suas. Doíam por dentro. Demorei pra aceitar que eu não seria aquele a te fazer sambar em dia triste. Demorei pra entender que nossas personalidades não cedem. Não se bicam e não se aceitam.
Já cicatrizando, descobri: toda demora tem hora pra acabar. Hoje, procurando um lugar no guarda-roupa para armazenar novos sonhos, acabei achando seu pé de sapato. Lembrei de você de uma forma boa. Eu estava aliviado e quis seu bem.
A Infidelidade é como apanhar o seu sócio roubando dinheiro do caixa.
No fim tudo dá certo, se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim.
Não confio em produto local. Sempre que viajo levo meu uísque e minha mulher.
Aqui jaz Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino.
Y - Letra que devia ser abolida, como fizeram com o K e o W (ou não fizeram?) e escrever logo tudo com i.
Analfabetismo - Ninguém precisa aprender a ler para trabalhar na enxada. - Não precisamos de escolas: precisamos de médicos. - Mas a ignorância é responsável pela doença e a miséria! - Saem da escola e na roça esquecem o que aprenderam. - Não querem mais voltar para a lavoura.
- Relacionados
- 58 textos motivacionais para equipe de trabalho
- Textos para amizade colorida declarando os seus sentimentos
- 35 textos para melhor amiga chorar e se emocionar
- Texto de feliz aniversário para melhor amiga chorar de emoção
- Texto sobre Mulher
- Textos sobre família que inspiram carinho, amor e gratidão
- Texto para Família
