Falácia
A justificativa de ampliar a produção agrícola através dos imigrantes europeus é uma falácia histórica tendo em vista o número de negros que dominavam estas técnicas e precisavam apenas de liberdade para produzirem nesta terra.
Quem você acha que cultivava a cana de açúcar, café? Quem cuidava do gado para a produção de leite e charque nesse país?
Na verdade, a imigração fez parte de uma política pública de “embranquecimento” da população brasileira a partir do séc. XIX.
A ideia de autossuficiência para um ser gregário como o humano é a falácia capitalista mais propriamente dita possível: finge trazer a verdade para lucrar em cima da infelicidade.
A falácia do ditado popular
"Tem atitudes que nos são desadagráveis aos olhos e simplesmente afetam o coração...
O que os olhos não veem o coração não sente? Mas o sexto sentido é capaz de captar muita coisa que nos negamos a perceber..."
Jornalismo independente é uma falácia muito utilizada por revistas, jornais ou similares para coagir e extorquir dinheiro das pessoas ingênuas.
O calvinismo é igual a falácia da identidade de gênero - ele se sente o Evangelho, mas é uma heresia.
Dizer que sábios falam pouco é uma falácia, sábios falam bastante, mesmo com pouco tempo, ou palavras.
Você conhece uma falácia que empolga o púlpito de uma igreja evangélica, ao ouvir um preletor transformar um texto literal em metáfora. Sempre sai uma pregação considerada "revelação" do Céu. Estes erros grotescos e mal tratos com as Escrituras Sagradas, por muitos populistas nas congregações são aplaudidos como uma "revelação na Palavra".
Dizer que a falta de resposta para algo se deve a criação de Deus é conhecido como falácia de falsa equivalência.
Esse apontanento é uma crítica a filosofia religiosa que argumenta a divindade de Deus como causa para a existência de tudo que é consciente ou inconsciente, físico ou metafísico...
A maior prova de que deuses não existem, não é a falácia de que dizem ser impossível provar que ele não existe, uma vez que se faz na cabeça de uma maioria. Portanto, são esses que devem provar a existência, porque são os que estão dizendo. Não cabendo tais alegações formuladas por terceiros, ser provado por quem não criaram, inventaram e fundamentaram o argumento com suas alegações extraordinárias. Se EXISTISSE ninguém precisaria CRÊ para acreditar, bastaria vê para SABER
O capitalismo inculte na cabeça do homem a falácia da liberdade e atribui de ao mesmo a crença de que o insucesso é oriundo de sua incompetência, ignorando o meio, a ausência de oportunidades e a falta de infraestrutura. Com essa ideia incorporada pelo individuo social, o mesmo aceita como natural o seu fracaso e se culpa de nao ter feito diferente, e por isso, se nega quanto ser crítico ao sistema que o oprime.
A falácia calvinista da livre-agência não passa de um disfarce para que eles façam seus malabarismos bíblicos sem serem questionados. Assim, seja livre-arbítrio, livre-agência, arbítrio liberto, agência moral livre ou qualquer outro nome dado, o resultado continua o mesmo: Se o homem não pode crer, escolher, decidir, pensar e raciocinar, então como ele pode ser considerado responsável por não crer? Negar o livre-arbítrio humano é tornar vãos os méritos, deméritos, advertências e exortações descritos fartamente em toda a Escritura.
A democracia é bela em teoria; na prática é uma falácia. Você na América verá isso algum dia.
Todo anarquista é um ditador perplexo.
A verdade é que os homens estão cansados da liberdade.
O socialismo é uma fraude, uma comédia, um fantasma, uma chantagem.
É bom confiar nos outros, mas não fazê-lo é muito melhor.
Só a guerra traz à sua mais alta tensão todas as energias humanas e impõe a marca da nobreza aos povos que têm a coragem de fazê-la.
O fascismo é um conceito religioso.
Tenhamos uma adaga entre os dentes, uma bomba nas mãos e um desprezo infinito em nossos corações.
A Liga está muito bem quando os pardais gritam, mas nada de bom quando as águias caem.
Tornamo-nos fortes, sinto eu, quando não temos amigos em quem nos apoiar ou procurar orientação moral.
A zona de conforto é a maior ilusão gerada na sua mente, podemos defini-la como: A falácia do conforto em um estado desconfortável, e a privação do avanço para o verdadeiro conforto que Cristo nos reservou!!!
Renato Oliveira
Dizer que a violência é uma forma de defender valores, pessoas e dignidade é uma falácia, pois a violência é força destruidora que devasta até o que diz defender.
Um cansaço mental me deixou em silêncio diante da falácia de um tolo que saiu gabando-se de ter-me vencido...
A falácia teológica calvinista é no mínimo bizarra; pois nela Deus decreta o pecado de Adão, e por causa do pecado de Adão todos nascem destinados ao inferno, e então o deus calvinista em um surto de “bondade” sorteia alguns para serem salvos do próprio decreto de pecado que ele decretou. Eu tenho certeza que o diabo morre de inveja desse plano.
