Expressão
_Se mente pensa depois existe
por consequência do paradoxo
acho o achismo uma expressão
atônita do anonimato
de repente a iluminação
torna se uma versão irreal
do espaço existente.
pois prologo é infinito
sendo expresso um ato de desespero.
remontando ato no espaço e tempo,
pareça um novo instante...
seja apenas a onda de representativa
da existência meramente o estagio da perfeição
desatada em nos entre as cordas...
essa teoria é julgo propenso no seu ser
respectivo, o abraço da gravidade
dentro da escuridão a matéria escura
exista em apenas em uma virtude...
calando os pensamentos,
então por um breve momento tudo existe
até não existir mais, sobre o pretexto
a evolução te marque para um outro instante._
A poesia
A poesia é um modo de compreensão e de expressão. É uma atitude em face do universo e uma modalidade de tradução dessa atitude. O poeta, como o físico, o matemático, o metafísico ou o místico, é um contemplativo, que procura penetrar na essência das coisas e das pessoas para descobrir o seu segredo. Pode aproximar-se mais ou menos de qualquer desses seus companheiros de viagem e de estudo, conforme se prende mais ou menos à aparência ou à essência das coisas.
O poeta é mesmo, de certo modo, o mais completo e o mais livre de todos esses perscrutadores do mistério das coisas. Pois nada lhe é estranho na natureza, animada ou inanimada. E será tanto maior ou mais profundo quanto mais amplo o seu campo de penetração em todos esses domínios. Raros são aqueles, como Dante ou Goethe, que dedilharam todas as cordas. Mas sempre se esforçam, quando sobem um pouco acima do nível médio, por compreender a “alma das coisas”, como o tentou Lucrécio. E por compreendê-la sob o signo da “unidade” formal das revelações e repercussões secretas entre os seres. Tanto é “analítica” a natureza da ciência ou da filosofia, quanto “sintética” a da poesia. O filósofo perscruta o universo dissecando-o em seus elementos simples e últimos. O poeta reúne esses elementos esparsos e descobre as suas afinidades profundas, dando vida ao inanimado e introduzindo no mundo das realidades ontológicas que o filósofo percorre ou no das leis materiais e numéricas que o físico ou o matemático descobrem -- a riqueza indefinida das “criações” do espírito humano ao longo dos tempos e na sua própria imaginação. O que sucede, freqüentemente, nesse terreno, é que alguns filósofos fazem poesia e certos poetas, filosofia. Há mesmo modernamente a tendência a transformar a filosofia num capítulo da poesia ou da arte em geral, como por exemplo pretende Keyserling.
O segundo aspecto da poesia é ser uma determinada forma de expressão. É ser “verso”, também. Quando o poeta contempla – “poetiza” – (sem trocadilho); quando exprime – “verseja”. O verso pode ser livre ou disciplinado, pode ser ritmo, rima ou ambas as coisas, na variedade indefinida de suas espécies, tradicionais ou modernas. O que nunca deixa de ser, porém, sob pena de perder a sua natureza e ceder à prosa, de que às vezes apenas o separa a sutileza do leitor prevenido, – é uma forma de expressão que se distingue justamente pela “atenção”, pela “demora”, pelo “cuidado” com a própria expressão verbal. A poesia é a valorização da palavra. É a intensificação, não apenas do “que” se exprime, mas de “como” se exprime. É a acentuação no meio de exprimir e não apenas no objeto que se quer exprimir.
A prosa é, ao contrário, a acentuação, a intensificação, a valorização do objeto a ser comunicado com a eliminação possível de todas as resistências verbais. Juntas constituem a “arte-literária”, que é fundo e forma, participação e comunicação, apenas graduados em sua expressão e sob o signo último da beleza, que é a lei interna e indefinível da atitude do artista, perante a vida.
Se a poesia é “uma”, portanto, em sua essência, é múltipla em seus gêneros e ainda mais variável em sua individualização. Cada poeta nos dá da poesia uma imagem diferente, na base de uma participação geral às raízes comuns dessa atitude específica perante o universo.
Divergem, pois, de modo radical entre si, dentro dos limites amplos que apontamos. E essa “diversidade” é que desejo acentuar neste grupo de obras recentes aqui publicadas e que pertencem a poetas de gerações diversas e de poéticas diferentes mais ou menos distribuídas por duas grandes vertentes literárias – a dos “interiores”, que projetam o seu “eu” sobre o mundo, e a dos “refletores”, que se deixam antes penetrar pela natureza e pelo mundo ambiente.
À segunda dessas categorias pertence o nosso Rostand. Poeta de larga e merecida popularidade nos meios literários e sociais vêm-nos do período que mediou entre o fim do simbolismo e o advento do modernismo, embora conserve tanto em sua estampa como em seus versos a mesma mocidade de há trinta anos.
Eliezer Lemos
ADVENTO DA INFORMAÇÃO
Esta é a expressão correta que, em termos tecnologicos e informativos, trazem-nos, em poucos instantes, as informações que almejamos em torno de determinado assunto.
Basta estarmos conectados a um banco de dados e ligados às redes sociais.
Com esses dois aliados fortíssimos, é possível derrubarmos os proprietarios dos antigos currais eleitorais. Aqueles que eram conhecidos os donos das áreas sob seus domínios.
Antigamente as pessoas, quase sempre, não tinham como ficar bem informadas, pois os canais de comunicação não eram tão capacitados tecnologicamente conforme a internet.
Os políticos apareciam de quatro em quatro anos, dizendo o que
haviam feito e muitos acreditavam em suas palavras. Hoje, as coisas mudaram. Basta um olhar virtual para que tomemos conhecimento dos fatos. Contudo, devemos observar muito bem as redes sociais e fazer uma análise profunda sobre determinadas postagens para sabermos se os futuros candidatos a cargos eletivos são dignos de confiança; Se vale a pena concedermos nossos votos a eles, posto que, às vezes já estudaram os anseios da comunidade e, em torno desses, tentam se promover com vastas postagens sensacionalistas, emitindo comentários desairosos em torno de determinadas situações.
Antes de dar nossos votos a esses futuros candidatos, vamos verificar o passado deles. Será que são dignos dos nossos votos? É bom lembrarmos da tríade: Pensamentos, Palavras e Ações. Baseados nela, dá para termos uma noção do que nossos candidatos aos cargos eletivos têm em mente.
Nos dias atuais a livre expressão do pensamento foi banalizada, um simples comentário acerca de um assunto viraliza como crime de naturezas diversas. Um mi-mi-mi sem igual. Me preocupa o rumo que estamos seguindo. Onde vamos parar?
e se eu te falar que não existe mundos, porque mundos são a expressão do seu ser?
onde estiver sua consciência la tambem estará o teu mundo, porque o céu ou inferno estão dentro de voce!
a vida real é a que voce vivencia no momento! Quando acordado só existe essa, quando em sonhos só existe aquela ! Quando sonha é la que esta o seu sentido, quando acordado esta aqui!
No entanto cada ser vive a sua vida experimentando uma consciência unica!
Poema
Poema são a base da expressão
Expressão que sentimos pelo tudo
Poemas nos ajudam a enxergar
Enxerga mais além do que os olhos
Os olhos encontram o mundo
Mas os poemas encontram a alma
A alma é feita de poemas
Poemas lindos e indecifráveis
Indecifráveis no sentido de amor
Amor que nos fazem querer poemas
E esse poema não é um poema
É apenas uma salvação
Salvação para o meu coração.
"A eternidade vive no presente. Somos espíritos eternos embarcados em um veículo de expressão tendo como condutor o "Amor", e o "Livre Arbítrio" como passageiro."
Fizeram tanta confusão pela falta de sua expressão, estavas refazendo o plano, pra não recriar desnecessários intrusões.
Encantamento
Eu sou encantada pelo seu sorriso e pela expressão do seu rosto quando você sorri. Eu amo suas costas, que tem forma de segurança. Amo o seu nariz, o seu cabelo, a mão, o pescoço, a boca. Sou louca pelo cheiro, pela voz, pelo seu andar e o jeito como para. Me encantei por você, desde a coisa mais obvia ao mínimo detalhe. Eu pensei que já tinha sentido tudo que era possível sentie numa vida, explorando cada sentimento ao limite, mas tava enganada. Nunca senti nada parecido com isso, nada que chegasse perto da paz por mais de alguns minutos. E agora todo o resto parece pequeno. E essa necessidade de ficar, ficar, ficar e a dificuldade de ir embora, mesmo que eu te ver no dia seguinte ou talvez demore muito. Eu nunca fiquei, nem satisfeita, nem no sentido de permanência- nunca mesmo. Não assim, não inteira, sem hesitar. É como se minha permanência nessa terra fosse exatamente pra isso, pra te encontrar, pra seguir com você ou ser apenas uma passagem. Uma vez me disseram "Deus não tem interesse que você se torne uma pessoa infeliz" e antes de você eu er. Você me trouxe a felicidade, o companheirismo, a melhor amizade e a plenitude de estar em paz. As vezes parece que tá tudo de cabeça pra baixo e parece loucura, mas a sensação que eu tenho é que esse é o lado certo, sempre foi. Eu que vivi fora do lugar esse tempo todo, tentei me encaixar em vários cantos, muitos abraços de todos os jeitos e só agora eu entendo por que as minhas tentativas sempre foram fracassadas.
Eu quis dizer com o silêncio de um olhar, mas o meu coração interagiu pela atitude da expressão corporal;
O sorriso é uma expressão tão forte que se você ficar segurando, ele explode e contamina todos com alegria.
- Relacionados
- Frases de comunicação
- 57 frases de trabalho com amor que vão transformar o seu dia
- Frases de homem trabalhador que valorizam quem batalha todos os dias
- Expressar
- Frases de Expressão Ativa
- Monólogos impactantes para treinar expressão e sentimento
- Frases sobre liberdade de expressão que celebram a pluralidade
