Existência - frases e Textos
Os argumentos relativos ao problema da existência de Deus têm sido viciados, quando positivos, pela circunstância de frequentemente se querer demonstrar, não a simples existência de Deus, senão a existência de determinado Deus, isto é, de um Deus com determinados atributos.
O conceito de Deus, reduzido à sua abstração definidora, é o conceito de um criador inteligente do mundo. O ser interior ou exterior a esse mundo, o ser infinitamente inteligente ou não — são conceitos atributários. Com maior força o são os conceitos de bondade e outros assim, que, como já notamos, têm andado misturados com os fundamentais na discussão deste problema. Demonstrar a existência de Deus é, pois, demonstrar: (1) que o universo aparente tem uma causa que é externa a ele; e (2) que essa causa é inteligente, isto é, conscientemente ativa. Nada mais está substancialmente incluído na demonstração da existência de Deus, propriamente dita. Reduzido assim o conteúdo do problema às suas proporções racionais, resta saber se existe no raciocínio humano o poder de chegar até ali, e, chegando até ali, de ir mais além, ainda que esse além não seja já parte do problema em si, tal como o devemos pôr.
Devemos dar um bom testemunho de vida durante a nossa existência; pois as gerações que virão após a nossa saberão o que fizemos ou deixamos de fazer, por um mundo melhor. Assim, se fizermos o bem agora não envergonharemos nosso sangue e dormiremos o sono eterno, sem nenhum pesar na consciência.
21.11.16
Terrenos irregulares e pedregosos, elevações, abismos são empecilhos da existência. Pior dos obstáculos são as muralhas construídas dentro de si.
"A ALMA não ama; ela é o Amor em si.
Ela não existe; ela é a Existência em si.
Ela não sabe; ela é a Sabedoria em si."
A prova lógica pela contingência nos dá a certeza suficiente da existência de "um" Deus criador, mas não prova que esse Deus seja o Deus do cristianismo, o Deus da Santíssima Trindade. O que nos assegura que Ele o seja é a Revelação, a fé. Mas, depois de dois milênios de cristianismo, não temos indícios suficientes da ação de Deus no mundo que nos permitam reforçar a fé com novos argumentos racionais? Quando digo que a prova pela contingência só nos oferece uma "certeza razoável" em vez de absoluta, estou me referindo ao Deus da cristandade, não ao Deus genérico; é claro que da existência deste a prova lógica dá certeza absoluta, mas isso, evidentemente não basta.
A vida pra ser vivida precisa de alegria, mas não levar a vida a sério é perder uma existência, pois a vida não é brincadeira.
7 - Incompreensível?
Escrevo para mim
Pois ninguém mais o faz
E mereço nessa existência
Um verso dedicado
A mim
O poema para o próprio autor
Obras primas todos eles
A diferença entre eu e Drummond
É que todos tem em si um pouco de Carlos
E só em mim cabe o Barbosa
“Os cientistas se preocupam em achar evidências da existência de água em outros planetas para tratar da possibilidade de vida, mas quem disse que a vida precisa de corpos físicos para serem vividas...”
A existência de nossos inimigos é devido ao facto de um desenvolvimento indispensável de amor na vida, e amando eles chegamos em níveis que O Senhor predestinou para nós.
Para determinadas passagens de nossa existência, apenas o tempo consegue trazer as respostas que o imediatismo teima em esconder.
O mundo é tudo que acontece.
O que é fato, é a existência de fatos atômicos.
Um quadro lógico de fatos é um pensamento.
Todos os dias belos e extraordinários que tivemos possuíram raios de sol dourados e pálidos levemente amanteigados.
O pensamento é a proposição significativa. Um pensamento lógico é uma proposição com sentido.
As proposições são funções de verdade de proposições elementares.
Uma proposição elementar é uma função de verdade de si mesma.
As propriedades internas de um objeto determinam as possibilidades de sua combinação com outros objetos e outros fatos. O estado das coisas é afetado pela sua forma intrínseca e lógica, não necessariamente (e realmente não necessariamente) complexa. O estado de sobreposição de uma coisa que é poderia perfeitamente existir de outra maneira ao assumir outra forma.
A totalidade de todas as coisas que não são fervilham em uma condição de probabilidade infinita. Não ser é poder ser tudo.
Cizerá
As árvores são a razão pela existência humana, tais foram também a razão pela vida. O símbolo da humanidade está em pro desse bem natural comunitário pertencente a tudo e todos que o habitam.
Nos bosques os animais vagam pela existência em busca unicamente da sobrevivência, já as árvores não. Sempre imobilizadas e silenciosas, ao conforto do vento que colide com suas folhas e as convidam para uma dança elegante. Mas as árvores estão em busca de quê? Em busca de gás carbônico? A única ambição desse ser vivo seria também fadada à sobrevivência?
As guardiãs do exército neblinoso, as mães incubadores de seus filhos e filhas, vingadoras de suas transgressões e promovedoras de suas conquistas. O mundo sofre constante ameaça do subconsciente vassalo parasita, e suas mães vão ao combate, concebendo sabedoria através de seus sonhos. Em sua cólera triunfante, as árvores repelem suas máscaras e revelam seus esqueletos, suas armas mais poderosas capazes de por sua vítima rente ao chão de joelhos.
O cinza trazido pela neblina, o cinza em seus olhos, em sua pele e em sua mente é a existência pura clamando pelos sentimentos. Cizerá: a junção das árvores, do universo planando em conflito pela raça humana, aos devaneios do ser humano em busca da fuga real, do rompimento da mimese, o mais profundo que se deve alcançar no neutrismo humano, os corvos planando são parte de si, a poesia revela o que acontece no outro lado do leito materno, enquanto uma vida perde seu valor, você recebe o tilintar das lâminas cinza que proliferam o esquecimento.
À minha existência se tornou tão logo algo superficial, que existo em certos aspectos e, vivo em outros.
Existo de forma tão singela que passo despercebido.
Me recrio, porém me manter em construção é tão difícil, diria até impossível.
Minha atmosfera é catastrófica, depressiva, me preenchendo de forma quase que diariamente de dor.
A alegria e, a felicidade se tornaram pessoas que me encontro em situação irregulares, mas me tornam felizes em seus pequenos detalhes.
O amor é, encontra-me em pequenas traços na natureza, me olhar no espelho e, me ver livre de toda a "perfeição" que a sociedade tanto impõe.
Quero o mundo sem o mundo fétido da humanidade que mata sua própria existência ao condenar o planeta a destruição de toda vida.
