Excesso
Curiosidade sem excessos contribui para o conhecimento e princípio de novas atividades e descobertas. Curiosidade exagerada ultrapassa limites de tolerância, segurança, respeito e atrapalha o bem estar particular e coletivo.
CAINDO EM SI
Já fui de reclamar muito da vida, injustamente, pela falta,
e pelo excesso, pelas dores e pelos prazeres, pelas vitórias
e derrotas, pelos tombos e pelos voos, sem satisfazer-me. Nunca percebia as aflições ao lado, daqueles em situação de desespero, mas que, pouco ou quase nada manifestavam algum motivo de revolta. Foram tantas as indiferenças ao próximo, e menos favorecidos, aos humildes e suas tantas deficiências, que passei breve pela vida sem que ela tivesse passado por mim. Foi preciso uma catástrofe vitimar o mundo para que suas consequências me trouxessem à tona. Somente desta forma, pela vitimização da humanidade, foi possível perceber o rumo anterior totalmente errado. Atônito passei a perceber o quanto havia sido insensato com todos aqueles que são meus irmãos, sem me dar conta. Foram tantas as minhas falhas que agora, mesmo à beira do precipício, tentarei reverter, por Ele, de alguma forma. Que Ele, do alto de sua bondade ainda conceda a mim seu perdão, acompanhado de ações para que eu possa reverter tantas barbáries em benefício da minha alma, a procura de paz. Portanto, se premiado por Deus, tiver chance de conseguir mais este despertar, acredito que eu já esteja além do lucro a caminho deste perdão. Se o ano acabar e eu não, então serei eterno, pois meu agradecimento será proporcional à minha perpetuação. Partindo deste princípio, se já tinha me colocado à disposição dEle antes de todas estas certezas, agora Ele me terá por inteiro à sua disposição, pois minha vida já nem me pertence mais, e apenas o espírito me acompanhará, como empréstimo divino a me envolver. E que Ele seja eternamente louvado por suas criaturas.
(teorilang)
As ideias da verdade hoje está mais complexas, torna nos relativistas nos excessos da mente, nas informações que desvalorizam o próprio íntimo dos seres deixando tudo caótico transviado à nos tornarmos burros intelectuais incompetentes na harmônia com o todo. Conhecer de fato à verdade singela é o despojar da vida de coração, é derrubar as contradições dos pensamentos deturpados, mostrando que o simples descomplica a ideias mais sobreas, sem a masturbação metal que perturba à forma de pensar e agir na ignorância de viver. O simples traz a vida o conhecimento e o entendimento que a existência é o caminho de Deus, sem se consumir das ideias relativistas.
Quem preza pelo sigilo e pela discrição deve afastar-se dos excessos, pois eles são verdadeiros expositores e comprometedores de nossa privacidade.
É real dizer que tudo que é demais faz mal.
Então em caso de você estar com excesso de seriedade e lucidez:
LOUCURE-SE!
Não é sobre se intoxicar de gratidão e excesso de felicidade. Viver é sobre cultivar aos pouquinhos bons costumes, ir dia após dia pegando cacos do passado e tornando eles novas obras de arte.
É sobre odiar um dia e se sentir culpado no seguinte por ter pensado em desistir, é sobre buscar culpados pelas dores que você carrega no peito e não sabe como lidar. É sobre fingir que não se importa até não se importar de verdade. É sobre amar mais intensamente uma situação passageira do que a rotina. É sobre abrir mão chorando do passado que não pode ser revivido. É sobre perder pessoas, coisas, lugares e ser obrigado a continuar, mesmo não querendo.
A vida não é uma metáfora, mas ela brilha como estrela. Não é empolgante sempre, mas é sempre requisitada no leito.
A vida é aqui...
A vida é esse segundo...
A vida é... agora.
Viva intensamente..ame loucamente .. não é o excesso que faz mal ... o que faz mal é não fazer o que tem vontade... e deixar passar a vida em branco..e não correr atrás dos sonhos .. quem quer luta , faz acontecer e vence ...
Nem excesso de sensibilidade que nos faça abandonar a razão, nem excesso de razão que nos faça abandonar o romantismo.
Os excessos do sistema de competição e de especialização prematura, sob o falacioso pretexto de eficácia, assassinam o espírito, impossibilitam qualquer vida cultural e chegam a suprimir os progressos nas ciências do futuro. É preciso, enfim, tendo em vista a realização de uma educação perfeita, desenvolver o espírito crítico na inteligência do jovem. Ora, a sobrecarga do espírito pelo sistema de notas entrava e necessariamente transforma a pesquisa em superficialidade e falta de cultura. O ensino deveria ser assim: quem o receba o recolha como um dom inestimável, mas nunca como uma obrigação penosa.
Nossos excessos nos acometem silenciosamente, quando nos damos conta, estamos sem forças para reagir às investidas do mal.
Você não pode gostar apenas da Luz de alguém. Toda pessoa que tem excesso de luz também terá sombras. Toda qualidade em excesso gera um defeito. Então não ame apenas a luz de alguém.
Quando abdicamos do excesso de controle, criamos uma ecosfera mais saudável ao nosso redor, nos sintonizamos em faixas mais salutares, e recebemos influências mais dignificantes. Claro que o “soltar” não deve ser desculpa para o desleixo e a imprevidência, mas há um doce aroma de paz quando confiamos e deixamos que Ele - ou a inteligência infinita universal - assuma o controle por nós, enquanto fazemos nossa parte no processo.
