Excesso
Atentai vos para os sinais em que os excessos ultrapassam a sanidade e invadem a alma, envenenando de dentro para fora as raízes, o caule, as folhas e o fruto.
A luxuria é uma extensão do que ainda não pode viver no seu merecer, é excesso de negação imposta, não pela decadência das supostas repressões.
As vezes, o excesso de autoestima por ter se recuperado de uma fase ruim, nos faz parecer arrogantes. Mas percebo que faz parte do processo de afirmar essa nova fase de confiança em si próprio. Baixa autoestima são dúvidas incontroláveis e o excesso, são certezas que precisam de controle.
Definitivamente, a Nutella é um antidepressivo natural! Mas não exagere... o excesso engorda e pode deprimir ainda mais.
Se você não tem alergia a leite/chocolate/avelã, coma - pausadamente e de olhos fechados - duas colheres de chá no momento da crise... abra os olhos, sorria levemente e sinta a felicidade. (por Renata Fraia - farmacêutica)
Ando amando exageradamente. Meu coração fala em excesso. Sou água que transborda em lugares secos e olhos que incendeiam a escuridão. Todos os muros que derrubei viraram ponte. Todas as pontes que atravessei me deixaram mais forte. No túnel, quando não encontrei a luz, fui espelho. No fundo do poço minha bagagem é uma mola que me lança pra cima novamente. Por isso, quando acham que perdi, eu me encontro. Se um dia o amor acabar dentro de mim, não sei se sobreviveria a um dia. O olhar de quem não sabe amar não responde nada, mas também não questiona. Não provoca. E a minha vida são dentes mordendo os lábios de tanta vontade.
O excesso de cobrança por virtudes alheias
é a forma como alguns tentam parecer virtuosos.
Cika Parolin
Excessos é o que passa da medida, dos padrões da normalidade, do que é legal, um exagero, onde acaba sendo redundante numa ação descontrolada sem moderação, chegando a um limite extremo. Digo sempre que nem tudo pode ser 08 ou 80, o equilíbrio é sempre o melhor meio termo, aquilo que é demais pode sobrecarregar e acarretar situações desagradáveis que com o tempo se perdem o controle. Algumas pessoas reclamam que faltam tudo, mas há seremos humanos que perdem a noção das coisas e nunca estão satisfeitos com o que tem, esse é um sintoma do processo de mania da bipolaridade, já passei muito por isso. Os excessos costumam ser mais prejudiciais que as faltas, mas demoram mais para serem percebidos. As faltas nós notamos imediatamente, os excessos só quando despertam a nossa consciência. Já vi gavetas entulhadas, porque não fazer uma boa limpeza, trabalhos em excesso e por muitas vezes não estamos lucrando por faltar raciocínio lógico de que se estamos deveras cansados e a falta de produção adequada se faz presente, comemos muito mais que precisamos. Lembra do que velho ditado: “ Como para viver e não vivo para comer. ” E deixa a opinião e as críticas destrutivas dos outros com eles, na maioria das vezes não nos agregam nada. Tudo que é em exagero nos demanda tempo para ser administrado, e tempo vale ouro.
O excesso de passado quase me sufocou
Mas eu transformei em poesia essa dor
Dos erros, extraí aprendizado
Ainda não está tudo cicatrizado...
Porém, não me atormenta mais
O que vivi em algum tempo atrás
Se hoje não sou como antes
É que estou sendo reformulada
Não apenas os fracassos
Também os sucessos
Fazem parte da jornada
Ambos passam, e continua a vida
Clamando pra ser vivida
E é no dia chamado "hoje"
Com muito amor e verdade
Que eu abraço essa oportunidade!
O excesso de algumas coisas lhe cegarão os olhos e ausência não deixará que você consiga compreender.
Sobre os excessos que cometemos, podemos dizer que, a alma, esquecida da sabedoria que trouxe consigo deixou-se levar pelas coisas mundanas. Largou o discernimento jogado a um canto e saiu tentando compensar alguma falta que pensava ter... Daí os excessos!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
