Eu sou uma Mulher Super Perigosa
Tão longe, tão perto...
Ontem encontrei uma senhora em um café na cidade de Braga. Brasileira do Rio de Janeiro. Logo mais estaria pegando o comboio para Famalicão ia visitar a filha. Olhei para seu rosto marcado e depois para seu corpo e perguntei:
“Há quantos anos esta morando neste país”
- Há trinta anos – disse-me ela
Trinta anos... Pensei atônita
Levei um choque ao retornar lentamente no tempo de trinta anos...
Novamente olhei para seu rosto, suas mãos enquanto pegava a xícara de café e com a outra mão procurava um lanche, pão com queijo, na carteira (bolsa) que trazia no braço... Devo dizer que fiquei chocada. Trinta anos de angústia... É claro que não iria perguntar a ela como se sente hoje como se sentiu dia a dia, ano após ano. Claro que não. Pois já sabia o que iria dizer, iria mentir e dizer o quanto foi feliz e hoje vitoriosa... Sentia a verdade em seus olhos escuros e em seu sorriso triste. Do seu coração ainda se podia ouvir gritos de socorro durante aqueles trinta anos....
Esse fato me levou a outro... Ano passado em frente à igreja de Cedofeita encontrei aqueles dois portugueses que tomavam um lanche e bebiam um vinho em um muro espécie de banco... Ao me verem ali do lado perguntaram se eu estava servida. É claro que sim. Providenciaram um copo e me ofereceram. O mais falante perguntou se eu era brasileira. Disse que sim. Respondeu que seu avô há muitos anos foi para o Brasil, deixando a família, avó, netos, filhos e tudo o mais. Um belo dia com uma desculpa qualquer se foi. Falou sobre o fato com grande mágoa com um olhar que não me desfitava e com cólera. Quando terminou perguntei a ele se alguma vez ele voltou ou se alguém foi visita-lo. Ele disse que não... Que nunca mais voltou... Abandonou tudo. No Brasil viveu, no Brasil morreu...
A angústia e a saudade daquele senhor que se foi e nunca mais voltou se abateu sobre mim, disfarcei olhando a igreja, o chão, o vento balançando as folhas das árvores ele me olhava com o olhar parado esperando uma resposta e tive vontade de dizer ao homem ali parado na minha frente que seu avô se tornou um morto-vivo. Dizer algo seria pedir demais a minha coragem, só porque eu era corajosa. Olhando-o, desanimei: Faltava-me a coragem de desiludi-lo. O que ele queria? Que seu avô voltasse e de joelhos pedisse perdão? Ou que a tortura eterna fosse a sua punição? Furtivamente olhei-o de lado e recuei deixando que o vinho fizesse a sua parte. Era cedo demais para eu ver tanto.
Lai a procura de Agustina Bessa-Luís
Já tinha escrito uma vez como conheci Agustina. Foi no museu da Língua portuguesa. Foi em um sábado, eu e as moscas. Nunca vou em exposição, a única exposição que frequento com prazer, sem tédio, tipo: me tirem daqui! É das flores, das gaivotas, dos patos, das gramas e do mar... Foi um amigo que tive aqui no facebook que um dia me perguntou: Terá uma exposição da Agustina Bessa no museu da língua portuguesa ai em SP, você vai? Sabedor que era do meu fascínio por essa mulher, fez por bem me avisar. É claro que fui. O que me deixou furiosa não foi ter sido eu a única visitante naquele dia e não duvido nada que em todos os outros dias também. O que me incomodou foi não ter nenhum livro dela ali exposto ou alguém contando a sua história. Só havia fotos dela e nada mais. Olha, sei que vocês devem estar desconfiados, mas tempo depois aquilo lá pegou fogo e juro que não tenho nada com isso.
Ai um dia me deu na telha: vou para o Porto. Porque o Porto e não Lisboa? Por causa do vinho. Todo mundo na minha vizinhança fala desse vinho e eu pensava com meus botões: que raios tem esse vinho que os outros não tem? E também queria só de raiva conhecer Agustina Bessa e dizer a ela onde já se viu uma exposição daquelas. Pedi para um amigo bem informado que mora no facebook, um advogado de nome... melhor esquecer o nome, se ele saberia dizer onde morava a Agustina. Respondeu que iria confirmar e depois de me fazer esperar uma semana e alguns dias, passou o endereço e eu anotei. Para quem não sabe o esposo da Agustina é advogado e foi encontrado por ela nos classificados. Sorte grande teve o estudante de direito Alberto Luís ao responder o anúncio. Não sei por que digo isso, talvez pelo mesmo motivo que a malta portuguesa tem de dizer séculos depois que o pobre do Camilo esteve preso na cadeia da relação por adultério.
Um belo dia entrei naquele avião sem medo e sem asas e atravessei o oceano. Somente vim a descobrir a grandiosidade e a delicia que é esse oceano Atlântico na Vila do Conde, quando em uma bela manhã calma e ensolarada eu vi com esses olhos que a terra não há de comer a nau (uma miniatura tamanho gigante) de Cabral e meus olhos se encheram de lágrimas diante de tanta coragem daquele homem teimoso como uma mula.
Hoje quando penso nisso meu coração ainda pula. Por causa de Cabral? Não mais, agora é por causa de mim mesma.
E aqui, fiquei saracoteando por ai. Conheci Camilo Castelo Branco, sua última morada e fiquei estarrecida com seu paradeiro. Os dias passando... Até aquela tarde em que eu caminhava feliz como uma noviça pela Rua Campo Alegre, e então a surpresa. Foi como se alguém tivesse segurado meu pescoço e dito: Olha! E fiquei assim tipo estatua olhando para aquela placa com o nome de uma rua. Sabe quando você vê algo que queria e não esperava, fiquei ali olhando, dando voltas sobre ela, parecendo um altar de adoração. Como fiz para chegar até a casa contei isso no verão passado.
E contei também da moça que estava no andar de baixo e eu olhei... E a chamei e ela veio e me mandou ir ate o portão de entrada e eu fui... A empregada atendeu. Empregadas são treinadas para serem muralhas... Mas eu pedi a ela e ela disse que iria levar meu livro para ser autografado. Não era isso que eu queria. Mas entre isso ou o nada. Preferi isso. Foi e quase não voltava mais. É que o Dr. Alberto Luís deve ter levado longo tempo lendo a crônica da Agustina no livro de vários autores que eu tinha. Ou estava ocupado sei lá, não me disseram... Sei que ela voltou com seu passo apressado, não sei o que deixa essas mulheres assim tão pesadas. Entregou-me o livro que carregava nas mãos como se fosse um empecilho dos seus afazeres e fechou o portão. Ali estava a dedicatória... Não era isso...Não era isso sua mula. Quem era mula? Eu ou ela? Não sei quanto tempo fiquei ali parada na porta de ferro verde. Minha mão batia no nada e eu dizia: Não é isso, não é isso... volta aqui!
Tentei encontrar um buraco de ferrugem onde eu pudesse olhar...
Dei uns passos atrás e sentei em um resto de muro. Ah, foi tão triste. Queria tanto dizer, queria tanto que sentissem o tamanho da minha tristeza naquele dia. Se soubessem viriam aqui e derrubariam todas as portas, abririam todas as trancas... Teria que fazer algo não podia ficar ali parada.
Dei umas voltas pelos restos do que foi um dia uma aldeia e hoje esta cortado por uma rodovia dupla e rodopiei como se estivesse caindo em um labirinto.
Toquei com os olhos e com as mãos cada pedaço daquela quinta. Olhei através das janelas e encontrei as nuvens e o céu azul, tão lindo.
Fechei os olhos e imaginei como era a vida daquela mulher quando ali existia esperança e vida.
Lai em a vida como ela é os poetas da sua vida
É impressionante como o tempo passa, engraçado como as coisas mudam. Ontem uma criança cheia de sonhos, hoje um jovem que luta para que esses sonhos não morram.
Amor Não Correspondido
Um menino se mudou de casa e um tempo depois uma garota se mudou para sua rua e o menino se apaixonou só no olhar .
Virarão muitos amigos mas isso não mudou nada do que ele sentia.
Mas ela ficou diferente com ele parou de falar com ele e quando falava era para briga mas ele não parou de amala mas chegou um dia que ele se cansou de não receber nada de volta
Ela não queria nada com ele.
Mas mesmo querendo parar de amar ela não conseguiu seu amor é tão grande .mas ela não percebe o que esta perdendo .
Obs : texto é real
É difícil construir uma relação de confiança com qualquer um quando você vai na sorveteria e o sorvete de limão é branco e não verde
Acho que estou preso em uma geração onde lealdade é só uma tatuagem, amor é só uma citação bonita e a mentira virtual é o novo espelho.
Rindo pra não chorar......
DEPOIMENTOS DIVERSOS SOBRE BRASILEIROS
1. Um sujeito comprou uma geladeira nova e, prá se livrar da velha, colocou-a em frente à casa com o aviso:
"De graça. Se quiser, podelevar".
A geladeira ficou três dias, sem receber um olhar dospassantes. Ele chegou à conclusão que as pessoas não acreditavam na
oferta. Parecia bom demais prá ser verdade, e ele mudou o aviso:
"Geladeira à venda por R$ 50,00".
No dia seguinte, ela tinha sido roubada!
Cuidado! Esse tipo de gente vota!
2. Olhando uma casa para alugar, meu irmão perguntou à corretora de imóveis de que lado era o Norte, porque não queria que o sol o acordasse todas as manhãs.
A corretora perguntou: "O sol nasce no norte?". Quando meu irmão explicou que o sol nasce no Leste (aliás, há um bom tempo isso acontece), ela disse:
"Eu não me mantenho atualizada a respeito desse tipo de coisa".
Ela também vota!
3. Antigamente, eu trabalhava em suporte técnico num centro de atendimento a clientes em Manaus. Um dia, recebi um telefonema de um sujeito que perguntou em que horário o centro de atendimento estava
aberto.
Eu disse a ele:
"O número que o senhor discou está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana."Ele perguntou: " Pelo horário de
Brasília ou pelo horário de Manaus ?".
Prá acabar logo com o assunto, respondi: "Horário de Manaus".
Ele vota!
4. Meu colega e eu estávamos almoçando no restaurante self-service da empresa, quando ouvimos uma das assistentes administrativas falando a respeito das queimaduras de sol que ela havia tido, ao ir de carro ao litoral. Estava num conversível, por isso "não pensou que ficaria queimada, pois o carro estava em movimento".
Ela também vota!
5. Minha cunhada tem uma ferramenta salva-vidas no carro, projetada para cortar o cinto de segurança, se ela ficar presa nele.
Ela guarda a ferramenta no porta malas!
Minha cunhada também vota!
6. Meus amigos e eu fomos comprar cerveja para uma festa, e notamos que os engradados tinham desconto de 10%. Como era uma festa grande, compramos 2 engradados.
O caixa multiplicou 10% por 2 e nos deu um desconto de 20%.
Ele também vota!
7. Saí com um amigo e vimos uma mulher com um aro no nariz, atrelado a um brinco, por meio de uma corrente.
Meu amigo disse:
"Será que a corrente não dá um puxão a cada vez que ela vira a cabeça?".
Expliquei que o nariz e a orelha de uma pessoa permanecem à mesma distância, independente da pessoa virar a cabeça ou não.
Meu amigo também vota!
8. Eu não conseguia achar minhas malas na área de bagagens do aeroporto. Fui então até o setor de bagagem extraviada e disse à
mulher que minhas malas não tinham aparecido. Ela sorriu e me disse para não me preocupar, porque ela era uma profissional treinada e eu estava em boas mãos...
"Apenas me informe: o seu avião já chegou?".
Ela também vota!
9. Esperando ser atendido numa pizzaria, observei um homem pedindo uma
pizza para viagem. Ele estava sozinho e o pizzaiolo perguntou se ele preferia que a pizza fosse cortada em 4 pedaços ou em 6. Ele pensou algum tempo, antes de responder:
"Corte em 4 pedaços... Acho que não estou com fome suficiente para comer 6 pedaços".
Adivinha?? Isso mesmo, ele também vota!
Pronto!
Agora você já sabe QUEM elege nossos políticos!
Quem se apaixona pela aparência pode se enganado, seja uma pessoa que valoriza a essência para não se machucar com aparência enganosa.
Você esta olhando para o horizonte e ver o por do sol, e você esta sentado sobre uma imensa colina......É assim que me sinto todos os dias!!
É como se você fosse o Sol, e minha vida a colina, e todas as vezes q eu tento chegar a você la em cima, você já esta indo embora no lindo por do sol e a unica coisa q posso fazer e te olhar indo embora, aquela linda e perfeita estrela, depois cai a noite em minhas memorias, o calor se vai e vem a escuridão o frio e a desolação!!
Sangue faz parentes,
consideração faz uma família.
Ataque de sangue são frequentes,
Amizade verdadeira é o que liga.
Fala, fala, me ataca, me ataca.
Nunca foi melhor que ninguém,
Só tem uma língua afiada.
Mas nunca foi melhor,
Isso não adianta nada.
Eu conheço um anjo sem asas,
Que me tira da escuridão e me faz bem.
Eu não entro no teu jogo,
Seu joguin de me atacar é em vão só te faz refém.
Se me magoar ou deixar triste é teu jogo,
Sei que não tem consideração.
fico tranquilo
Acho que tu tem medo
Sei de todos seus vacilos
E todos seus segredos.
Mas sou diferente de você,
Não preciso te atingir
Mesmo não fazendo nada
Consigo te atingir
Deixa pra lá, você não vale muitas palavras
Te deixo de lado e com sua raiva
Pra mim você não é mais ninguém
É pra você sou ameaça
Se um quintal é grande pra nóis
O mundo também mas ele é minha casa.
Pra te atingir é fácil
Só sorrir
Pra você é difícil saber o que é ser feliz
Eu vou viver
Não me interessa você
Só mais uma
Vou ver bem um dia
Bem longe de você..
Ponto final...
Nunca é tarde para estudar, trabalhar , tirar habilitação ou uma viagem , pois enquanto a vida á esperança para cumprir seu sonho.
Do Direito....
Quando dona Maria Rosa uma simplória e inteligente senhora foi despejada de seu apartamento na rua das Condominhas no Porto/Portugal e precisou voltar a casa dos seus pais já falecidos, cujo irmão o mais esperto de todos ja tinha se apropriado, eu Lai com meu restrito e sagaz conhecimento de leis, disse a ela sobre seus direitos como herdeira. Ela me olhava com um brilho feliz nos olhos e depois de pensar sobre o caso disse:
- Vou falar tudo o que me disse ao meu filho mas não diga a ele que estudou direito no
Brasil
Só não gargalhei na sua frente porque tive aula de cinismo. Mas ando eu pelos cantos pelas ruas da Alegria, da Firmeza, Cedofeita, Aliados e até na Diogo Cão, rindo até não mais aguentar e correndo
Rápido, por favor,
Tenho pedido nas confeitarias, padarias e mukifos afins, um banheiro.... ops... uma casa de banho.... please
Lai
Mais do que algo que uma pessoa possa ter feito, bem mais preocupante é o que algumas revelam sobre o que são capazes de fazer.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp