Estamos Felizes
Como estamos entrando na Primavera,
que tal deixar de maltratar a Natureza, e preservá-la?
Pense que ela te ajuda a viver...Pelo menos podemos pensar em cuidar dela melhor...
Osculos e amplexos,
Marcial
PENSANDO EM CUIDAR DA NATUREZA
Marcial Salaverry
Realmente é preciso pensar em cuidar da Natureza, e para tanto, temos apenas de entender que a Natureza é a real natureza de nossa vida, e por isso, devemos saber entende-la e preserva-la, e ela realmente exige nossos cuidados, e aproveitando que a Preimavera está chegando, vamos agradecer e cuidá-la com mais carinho...
Na verdade, é fácil falar sobre a Natureza, tantas são as facetas que apresenta, pois ela, em todas suas manifestações sempre tem o condão de nos surpreender, por sua perfeição. Se a deixarmos subsistir naturalmente, não tratando de modificar sua natureza, a Natureza jamais apresentaria transtornos. Mas, a ação do homem, sempre a devastando e a alterando, é a real origem de muitos dos problemas que acontecem.
Acontece que tudo na Natureza tem seu equilíbrio perfeito. Até mesmo a cadeia alimentar é bem dosada, colocando presas e predadores em estado de equilíbrio. A prova, é que os animais caçam apenas para comer. Em seu habitat natural os animais vivem em perfeito equilíbrio. A Natureza faz as coisas à perfeição. Os animais de menor porte, que servem de alimentação para os maiores, sempre se reproduzem em quantidade muito superior que seus predadores, e assim a cadeia alimentar nunca será quebrada.
O único bicho que caça e mata por prazer, pelo sádico prazer de matar, é o bicho homem, que sempre está iniciando algum desequilíbrio ecológico, sendo responsável pela extinção de diversos espécimes de nossa fauna.
Contudo, apesar do natural espírito destrutivo, sempre mantemos estreitas ligações com a Mãe Natureza, principalmente quando precisamos aliviar nossa mente urbana.
A Natureza é cantada em prosa e verso por poetas e prosadores, que a apreciam e a defendem em seus escritos. Alguns, nascidos no barulho ensurdecedor de alguma rua movimentada da cidade grande, são como que produtos do asfalto puro. Assim, claro, amam tudo que tem no asfalto, mas não dispensam as benesses de uma praia ou de um passeio no campo. Sabem apreciar tudo que se refere à vida, e embora não vivam em estreito contato com a Natureza, sabem defende-la em seus escritos.
Embora vivendo na cidade grande, aproveitam os momentos de lazer para vivenciar as maravilhas que a Natureza nos oferece. O mar, com suas ondas, seus perigos e belezas, um bosque verdejante, com seus animais em liberdade, ouvindo o cricrilar das avezinhas, sentindo o suave aroma da flora natural. A montanha com a vista majestosa que nos oferece. Os rios em seu caminho em busca do mar... Enfim, a Natureza em sua natureza natural...
Para defini-la, basta dizer que a Natureza em sua natureza pura, é o símbolo de Deus ou Ele próprio, pois lá se encontra a energia, que é a fonte de vida e de vigor que Ele sempre nos transmite.
O testemunho de todos que a defendem, vem confirmar a tese de que, mesmo para as mais urbanas pessoas, a fuga para a Natureza é fundamental. Faz reviver o organismo. É imprescindível um contato com a Natureza, e assim, podemos experimentar abraçar uma árvore, mas abraçá-la com vontade, como se fosse o amor de sua vida (não deixa de sê-lo). Vão sentir uma estranha energia entrando em seu organismo.
É o agradecimento da árvore, pela demonstração de carinho.
Seja na praia, no campo, nas montanhas, ou mesmo no fundo do mar, um período de férias após um ano de labuta é fundamental. É vivificante. Restaura o organismo, dando-lhe condições de suportar mais um ano de trabalho, por vezes estressante.
Alguns poderão argumentar que a Natureza tem suas falhas, pois existem alguns fenômenos naturais que provocam grande destruição. Se analisarmos bem, uma grande parte desses cataclismos é provocado pelo homem. Quando represa um rio, quando explode suas bombas, e até mesmo quando constrói suas cidades, eis que tudo isso quebra o equilíbrio ecológico imaginado por nossa querida Natureza.
São coisas necessárias para a nossa sobrevivência? Nem todas o são, mas concordo com elas, pois delas precisamos. Mas, de qualquer maneira, nós somos os estranhos no Reino da Natureza. Somos nós que provocamos as grandes modificações que causam alguns desses problemas.
Não desejo levantar nenhuma bandeira ecologista querendo dizer que devemos voltar a habitar as cavernas (até que não seria má idéia, embora possa ser um tanto desconfortável, talvez...Será que tem wifi nas cavernas? ) Pensando nisso, é melhor esquecer essa história de voltar para as cavernas, e apenas poderíamos cuidar um pouco melhor da coitadinha da Natureza, não a maltratando tanto.
Lembrando de que não devem esquecer de abraçar também uma árvore, desejo-lhes UM LINDO DIA, a ser repetido a cada dia de nossa vida...
Estamos sempre nos indignando com as opiniões e as atitudes alheias, porém, após muito tempo de reflexão sobre este assunto, cheguei a conclusão que se estas diferenças dependerem apenas dos outros, serão sempre imutáveis.
Então, diante disto, resolvi enxergar tais situações por um ângulo diferente, e surpreendi-me observando também resultados diferentes e atraentes. Desta forma acabei por ver em mim a mudança que esperava do mundo. Não permita que as dores, agora sentidas, tenham espaço em seu futuro, pois deveremos deixar estes espaços abertos, apenas às esperanças. Uma simples recusa de seguir em frente acompanhado daquilo que te retarda, só irá te fazer adiantar-se na realização de suas inspirações. A primeira coisa a ser feita para realizar seus sonhos é acordar, pois só de sonhos ninguém vive. Se o plano tido como primeira opção fora descartado, você ainda tem infinitas possibilidades a partir da segunda ou terceira opção. Atenção, pois a vida pode nos proporcionar grandes e belas inspirações, porém sem ação e determinação ela pode expirar.
"Estamos prontos para ter um lindo jardim quando aprendemos apreciar as flores, e às vezes, até seus espinhos."
Kate Salomão
"Nem sempre estamos tão leves como gostaríamos, mas certamente podemos ser gratos, afinal a culpa é um peso ainda maior."
Kate Salomão
Seremos sempre uma obra inacabada.
Estamos em evolução e aperfeiçoamento diário.
Ainda muito longe da perfeição.
Estamos sempre procurando a beleza, e ela esta sempre a sua frente, basta adimirar.
Quer mais belo que o inverno e folhas secas pelo chão. O feio é o belo mal admirado.
O QUE ESTAMOS FAZENDO COM O NOSSO TEMPO, SE NÃO SABEMOS SEPARAR O IMPORTANTE DO QUE É URGENTE E CIRCUNSTANCIAL?
Às vezes buscamos aquilo que já temos, mas nem nos deparamos com o que estamos deixando de lado nessa busca.
A vida é feita de altos e baixos, um dia estamos nas alturas, voando por cima das nuvens como a Águia, mas talvez no entardecer do mesmo dia, nos sentimos como um lagarto rastejando pelo chão.
Tudo é imprevisível, tudo inexplicável, mas essa é a vida.
Querer que todos os dias são perfeitos é egoísmo e mesquinho, porque um erro só se corrige com a queda, uma porta só tem valor aberta, se um dia ela foi fechada.
Os chineses chamam de Yin Yang, nós o conhecemos como equilíbrio, para tudo ser perfeito é necessário haver alegria, mas também tristeza, sorriso, mas também lágrima, sentir-se forte, mas também sentir-se fraco, essa é a vida, essa é a nossa realidade.
Deus é perfeito, nada deve se misturar, devemos respeitar o momento, aprendermos a nós adaptar, tanto nos momentos de alegria como de tristeza, tudo vem de Deus, queira nós ou não queria.
Respeite o seu momento e você começará a entender o significado da palavra viver.
Recomeçar sempre é mais difícil que começar porque quando começamos estamos no auge da motivação, por algo que apostávamos que ia dar certo e o recomeçar exige de nós maior cautela para levar uma bagagem que já foi extraviada.
Estamos vivendo tempos sombrios em que os valores estão se invertendo. Onde o sensacionalismo da mídia é a ignorância de muitos acabam tornando o mundo um lugar chato. É muito "mimimi" , é muita gente hipócrita e vazia julgando pessoas como se fossem exemplos , é um orgulho sem nexo misturado com a ignorância de achar que é melhor que todo mundo. As opiniões sempre vem carregadas de egocentrismo , de impor ao outro as suas próprias visões de mundo se esquecendo que vivemos em um mundo livre onde o meu direito termina onde começa o seu. A liberdade existe , só não existe a liberdade de impor ao outro aquilo que você acha que é certo ou não.
E aqui estamos nós...
os que amam e os que não sabem amar,
os que cantam e os que choram
e ainda os que soluçam.
Cada qual envolvido com as próprias alegrias e dores,
olhando para dentro de si...
Uns lamentando os espinhos
e outros encantados com as flores.
Cika Parolin
Nem todos os caminhos são visíveis aos olhos, mas perceptíveis quando estamos submersos nas águas da humildade.
E você vai viajar,
Já estou morrendo de saudades.
A muito tempo estamos diferentes
Nossa essência continua a mesma
Nossos pensamentos permanecem
Porém, não estamos mais na mesma sintonia.
Somos inteligentes, soubemos administrar,
Estudamos e planejamos
Até prevemos alguns riscos
A gente sabia que iria acontecer.
Deixamos acontecer!
Forjamos um contrato, rimos disso.
Mas estamos ocupados de mais pra sofrer
Estamos voltando a ser independentes
Você vai, tem sua missão a cumprir com a pátria
Voltará com resultados e eu talvez tome uma decisão
Ou talvez você tome uma decisão
Depois que eu te mostrar os resultados.
Sei que é por pouco tempo
Eu já fiquei mais tempo longe
Mas naquele momento que eu estava distante,
Estávamos bem próximos.
Ganhamos hoje um lindo presente...
Estamos vivos, e poderemos ter nosso "hoje",
aproveitando o momento presente, que é o presente do momento...
Osculos e amplexos,
Marcial
RECEBEMOS UM PRESENTE: NOSSO PRESENTE
Marcial Salaverry
Com certeza é essa a melhor maneira de começar o dia, entendendo que hoje é o nosso presente, que ganhamos de presente, e que não resta a menor dúvida de que sempre nosso melhor dia deverá ser o de hoje, até que o amanhã seja “hoje”, e o estivermos vivendo.
Pode parecer esquisito, mas é a realidade dos fatos, pois é para frente que se anda, mas para que o dia de hoje seja bem aproveitado, devemos curti-lo como se fosse o último, como se não houvesse o amanhã, e assim, vamos imaginar que o amanhã não existe, vivendo bem este dia, dessa maneira, fazendo deste pensamento, algo como o dogma de todos os dias. O dia de ontem já é passado, e o que aconteceu, deve apenas ser objeto de aprendizado, para podermos corrigir eventuais erros, e aproveitar acertos.
Assim, poderemos manter sempre nosso pensamento atualizado, no sentido de esquecer todas as mágoas, as dores vividas e sofridas no dia anterior. E até mesmo as alegrias, pois o dia de hoje será diferente do que foi o dia de ontem, já que em cada novo dia que nasce, é importante ter sempre a disposição de um novo dia que deverá ser vivido plenamente, pois é nosso presente, que ganhamos de presente do Amigão, para que seja vivido em sua plenitude, já que vivos estamos, e nos amamos.
E se temos a capacidade de nos amarmos, e de amarmos a nossos semelhantes, poderemos espargir como se perfume fosse, essa nossa capacidade de amar, sempre procurando esquecer eventuais ressentimentos passados, que não vale a pena serem lembrados, preparando-nos assim para uma nova e linda jornada.
Assim, segundo dizia uma pessoa muito conhecida:
"Cada dia deve ser vivido intensamente, e sempre responsavelmente, vamos sempre procurar fazer o bem, sempre esquecendo quaisquer sentimentos menores."
Isto me foi soprado por meu querido amigo L'Inconnu.
Portanto, o dia "hoje", que hoje estamos vivendo, sempre deverá ser considerado como o melhor de nossos dias, devendo sempre ser renovado e melhorado a cada "hoje" que tivermos.
Para que curtir mágoas ou dores? Vamos procurar transformá-las em lembranças amenas, ou mesmo em alegrias, para que nosso "hoje" seja sempre melhor do que o "hoje" anterior, e mesmo nossas vitórias, nossas grandes alegrias, deverão ser transformadas em “lembranças agradáveis”, para que nosso espírito de luta não seja abalado por uma situação muito confortável, que poderá não ser eterna.
Sempre devemos estar preparados para um “amanhã” não tão bom quanto o “hoje” que estamos vivendo, para que nossa flama interior não se veja diminuída, e sempre estejamos imbuídos do firme propósito de vivermos amanhã, um “hoje” melhor do que o “hoje” de hoje, por melhor que ele seja.
Pode parecer mera utopia, pois nossas dores sempre serão difíceis de ser esquecidas, e nossas alegrias continuarão a nos causar o sentimento de orgulho. Felizmente somos seres humanos, sujeitos a todo tipo de pensamentos, sejam eles de tristeza ou de euforia, de raiva ou de perdão, de ciúme ou de confiança. O que conta realmente, é ter sempre em mente que a vida deve ser vivida enquanto vivos estivermos, e da melhor maneira possível, e que devemos sempre ter em mente que não deveremos nos preocupar com sentimentos menores, pois de nada nos servirá curtir mágoas, transformando-as em obsessão, ou mesmo perder algum amor ou uma amizade apenas por pequenos ressentimentos.
E como a vida é bela, e hoje deverá ser um “hoje’ muito especial, vamos ter UM LINDO DIA, não somente no "hoje" de hoje, mas em todos nossos "hoje" que virão.
A vida se encarrega de sinalizar quando estamos, ou não, no caminho certo. Por vezes tentamos entender o que acontece, mas não observamos os avisos claros que se apresentam das mais variadas formas. Quando fazemos o que é correto e não atropelamos as pessoas para alcançarmos nossos objetivos, tudo converge para nosso bem e somos surpreendidos.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp