Espelho poemas
Vamos
Interpretando,
Papéis que não são nossos,
Vivendo,
Vidas que não nos pertence,
Sonhando,
Os sonhos que já foram gastos.
Sorrindo,
O riso que ensaiamos em frente ao espelho,
O melhor ângulo, nossa melhor máscara,
A única originalidade,
São nossas loucuras,
E loucos vamos seguindo,
E loucos vamos sendo,
Porque apenas na nossa insanidade,
Podemos ser um pouco nós mesmos.
Às vezes parece que morri dentro de mim, pois eu já não me sinto mais eu, já não me reconheço mais. Quando olho o reflexo no espelho já não sou mais eu ali, não sei como pode alguém ainda vivo morrer em si e dentro de si, e torna-se prisioneiro nessa capa que se chama corpo.
O que será que se passa comigo, afinal não sou eu mesmo aquele iceberg todo de certezas e razoes, razoes essas que desconhece impugnações, que se mantém a salvo das muitas criticas e de repente (boom) mais uma bomba explodiu no meu inóspito e esmo campo minado que tem sido a minha vida.
Parece que bebi do cálice perdido, sim aquele mesmo que escorria nos maliciosos e misteriosos lábios da morte. Não posso aceitar que de uma hora pra eu já não consiga reconhecer esse sujeito que habita o meu ser, e ser mais é o que sempre quis.
WILLIAM SHAKESPEARE - I
“A mágoa profunda tem menos poder para atingir o homem que dela faz troça,
e não a carrega como um fardo”.
“A suspeita sempre persegue a consciência culpada;
o ladrão vê em cada sombra um policial".
“Aceita o conselho dos outros,
mas nunca desistas da tua própria opinião".
“O amor conforta como o sol depois da chuva".
“A arte é o espelho e a crônica da sua época".
“A coragem cresce com a ocasião".
“Aprendi que são os pequenos acontecimentos diários
que tornam a vida espetacular".
“Assim que nascemos, choramos
por nos vermos neste imenso palco de loucos".
“Mesmo sendo casto como gelo e puro como a neve,
ninguém está livre da calúnia".
“Muito embora seja honesto, não é aconselhável trazer más notícias".
“O amor não prospera em corações que se amedrontam com as sombras".
“O amor é cego, por isso os namorados nunca vêem as tolices que praticam".
“O louco, o amoroso e o poeta estão recheados de imaginação".
“Se fazer fosse tão fácil quanto saber o que seria bom fazer, as capelas seriam
igrejas, e as choupanas dos pobres, palácios de príncipes".
“Seja como for que penses, creio que é melhor dizê-lo com boas palavras".
“Temo a tua natureza; ela está demasiado cheia do leite da ternura humana
para que seja capaz de seguir o caminho mais curto".
“Vê como é rápida a língua da suspeita".
“Nada encoraja tanto ao pecador como o perdão".
O diabo pode citar as Escrituras quando isso lhe convém".
“Poucos gostam de ouvir falar das faltas / Que com prazer praticam".
“A verdade nunca perde em ser confirmada".
Reflexo de minh' alma!
Olhei para a menina dos meus olhos e tive a nítida certeza que vi a "menina mulher" da minha vida...
O reflexo do espelho de minh' alma, só encontrou a calma desejada, depois que meus olhos se fecharam e eu senti o aconchego dos teus braços...
É você menina mulher, que mexeu com a minha visão, deixando-me sem reação, fazendo-me esquecer até a razão, pra no final... Ficar com o meu coração!
http://www.facebook.com/rascunhosescondidos
Apenas pedaços de mim
Eu já não vejo
Não me encontro
Confundo as coisas
Rasgo as lembranças
A tristeza já não é minha
Apenas vivo
Sou agora o que não fui
O que não quis ser
O meu mundo destruído
Já não faz mais sentido
Onde mora a felicidade
Que já não a encontro
Por que está tudo escuro
Espelhos quebrados
Não refletem por completo
Apenas pedaços
Pedaços de mim.
No pé da página...
(Nilo Ribeiro)
Estas palavras não busquei,
mas elas me soaram emblemáticas,
em um pé de página as encontrei,
elas se tornaram mágicas
espelho - qual o significado...???
não apenas reflete a imagem,
ele pode significar o outro lado,
depende da sua abordagem
amor - não é só um sentimento,
ele está dentro da gente,
confunde nosso pensamento,
funde o corpo e a mente
poesia - não é somente um texto,
ela tem muito mais valor,
é usada como pretexto,
com ela se fala de amor
silêncio - não é só calar,
é também muito refletir,
é a palavra não falar,
mas fazer a vontade existir
nada - será o contrário de tudo...???
o nada pode não ser apenas uma lacuna,
o nada pode servir de escudo
para quem o importuna
Deus - uma entidade,
um ser magnífico,
Ele é a oportunidade,
Ele alivia seu sacrifício
são palavras simples,
com outros significados,
elas não são as mesmices,
para um poeta apaixonado
o espelho é o meu amor,
e dele faço poesia,
o silêncio é a minha dor,
se eu não me declaro todo dia
nada deixarei para depois,
peço a Deus que abençoe nós dois...
Só sinto falta de quem sente a minha.
Só sinto saudade de quem sente de mim.
Sou somente um espelho dos seus 'reflexos'.
Olhar Dinâmico
Tenho olhos que enxergam o mundo,
Que conhecem cores,
Lacrimejam amores,
Que me veem no espelho...
Dois olhos, que se fazem risos,
Também choram dores,
E debocham do escuro...
Tenho um olhar dinâmico,
Mais que magnânimo,
Mais que a luz do dia....
Dois olhos profundos
Que descobrem a alma,
Que avistam ao longe
Um novo horizonte,
Um olhar insinuante,
Que me mostra a vida...
Quem sou eu?
TRÊS PALAVRAS PROFUNDAS
QUE PROVAVELMENTE IRÃO
RESOLVER OS PROBLEMAS
HUMANIDADE.
Se olhe no espelho e se pergunte,
será que sou algo bom nesse mundo?
Será que minhas atitudes e pensamentos
contribuem para um mundo melhor?
Isso é algo a se pensar
mude o seu interior
e tudo a sua volta irá mudar.
Eu Sou
Eu sou tudo aquilo que você renega,
Sou efeito efémero de uma causa ...
Sou o que se traduz e se reflete no espelho, sou o brilho apagado de seus olhos e quão belos olhos...
Eu sou aquilo que enxergo sou a causa de sua dor e de seu amor...
Sou o que lateja e grita, contido em seu sorriso de aparências...
Sou do tamanho de sua mente, o suspiro latente...
Sou única.
A sanidade vinda de uma insanidade mais que presente, de um silêncio esmagador caracterizado em alma.
Se você tivesse direito a ter um desejo respondido, que pedirias?
Se só por um minuto o mundo estivesse sobre o seus pés, que farias?
A respostas certa seria...
Há sim, Não tem respostas certa
Nesse momento você saberia quem realmente você é!
Pois todo mundo vive entre trocas de máscaras e personalidade, para mostrar- lá a cada situação que se apresente.
Pena, que isso não subsiste no momento do aperto, no momento que a vida lhe aperta e sufoca suas decisões e você fica sozinho consigo mesmo.
Pois eu lhe tenho um conselho, entre no seu quarto, e olhe no espelho, quem você ver? essa pessoa é especial? Ela é doce ou arrogante? Entusiasmada ou Deprimida?
Converse com ele e diga a ele tudo que ele precisa ouvir e não o que ele quer ouvir.
Pois só assim poderá encontrar a essência entre o que ver e o que es.
Não é o tamanho que
determina a capacidade.
É a grandeza de nunca
se achar superior ao outro.
Somos Espelho...
Espelho do mesmo Deus.
Quarto de espelhos
As vezes o silêncio toma conta
Até posso ouvir meu respirar
Ouço um som, o som do vento
Parece ser um outro lugar
Fecho os meus olhos
Na escuridão enxergo a luz
Os pensamentos surgem
Já não estou mais sozinho
Sou rodeado por lembranças
Momentos, e mais momentos
É estranho esse lugar
É calmo, vazio, mas é cheio
Sou leve como uma poeira
Tudo parece flutuar, lentamente
Calmaria constante
Mas meu coração bate forte
Sou visitante nesse lugar
Tenho motivos pra gostar, ficar
Mas não posso permanecer
Não precisa compreender
É um lugar, um reflexo
Mesmos móveis, cheiros
Onde me deito, e levanto
Meu quarto de espelhos
Eis que reflete, agora o presente
Mas diferente és o momento
Agora, e nesse instante
Sou habitante em um espelho
Há um muro de concreto.
Um dilúvio no deserto.
... Um delírio, um delito!
Um furo profundo no muro
– Que a chuva traga, que a noite caia
Que a vida leve, que os ditos não ditos nos digam!
Há um vácuo vago no espaço
Um vazio opaco nesses traços...
Um passado pairado em pedaços
O pudor, o poder, o pisar dos passos.
Há uma figura, um figurante
Um sentido, um figurado...
Um dia sortido, efeito surtido!
– Álibi mediato. Alívio imediato.
Há quem diga que não entende
Quem não entende o ditado
– Há um rio, um riso, um raio!
O escuro, o escudo... Um espelho quebrado.
Me desculpe!
Foi apenas um intervalo.
Um intervalo entre o real
e a minha vontade de dizer coisas.
Um arroubo de coragem
no meio dos meus medos declarados.
Passou.
Não sei mais.
Não mais sou eu.
Voltei o outro.
O outro que dorme.
Me desculpe o susto!
Já deixei o desejo
me adormecer os meus olhos.
Noutra noite desperto os seus risos,
noutra noite te chamo,
meu espelho vermelho.
O amor pode ser esquecido e a vida sempre pode recomeçar.
Depois de alguns desamores, ela começou a olhar de lado para a lua.
Em multidões, era só uma perdida congelada em um vazio estrelado.
Ela sofria, mas ninguém sabia e percebia.
Ela vivia em um galpão de areias movediças, onde em seu universo, achava impossível emergir.
No seu céu, as nuvens eram carregadas de tristezas e cegavam os sorrisos que tentavam circular.
Continuamente, ela entrava em jardins pálidos, cinzentos e tão frios(outros corações) que a faziam sentir calafrios violentos até a sola do pé e, isto a causava um terrível medo.
Mas em um belo dia, ela entrou em seu quarto e pediu sinais para retornar à vida.
Retornar para o jeito que era antes, muito antes de todos os ruídos.
Aos poucos foi se encontrando e criando conforto em si. Conforto nos mantém calmos.
Em calmaria, ela entendeu "que não precisava andar tão pesada. Necessitava viver sem o peso do passado".
Então...ela foi em seu closet e colocou o vestido mais belo que tinha, passou seu batom preferido e calçou o sapatinho que ela tanto adorava.
Parou na frente do espelho, criou uma constelação de cenário e foi dançar consigo.
Deu as mãos(chance) para a vida e dançou até o coração explodir de amor por si mesma.
Deixou as tristezas para trás, permitiu um sorriso dançar em seus lábios e foi viver.
E na frente de um espelho, com seu elegantíssimo vestido e todas aquelas estrelas, ela aprendeu que:
O amor pode ser esquecido e a vida sempre pode recomeçar.
SEMENTE DE PAIXÃO
Saber quem o desafiou
Apenas quer pagar o cantor
Pela música da sua vida
Quis sair apressado
Daquele lugar marcado
Cheio de possibilidades
Que o assustou
Seu coração pandeiro
Seu olho nebuloso
Quando se viu no espelho
De uma melodia
O perfume de mulher
Pele no tom de mulher
Que lhe embriagou um dia
Mais uma vez
Sufocar assim com a mão
A semente de paixão
Que queria florescer
Deixe de ser hipócrita e pare de apontar o dedo para os defeitos dos outros, é bom saber antes que eu posso lhe apontar o espelho e te fazer lembrar dos teus.
Faz um favor? Mais respeito ao próximo! Sugiro que antes de apontar o dedo estenda sua mão, garanto que trocar a janela pelo espelho é melhor que brincar de ser juiz.
LÁPIDES DE THEMIS
"Módicas satisfações no entremeio aberto do meu trago
Co-tabulam vencimentos gastados no espécime vulgar
De rendimentos portados no espelho.
Encandeiam júpiteres alucinados por renegar
O vício libidinoso que regula lápides de Themis
Encarregadas de vencer rosários delineados e incinerados
Por partilhas e instintivos pareceres de ovação."
CAROLINE PINHEIRO DE MORAES GUTERRES
O dia vai
E a noite vem de mãos dadas com a lua
Todos os sonhos passeiam na rua
Aos olhos de quem deseja alcançar
Vou buscar e caminho sem direção
Tenho medo da escuridão
Mas confio na minha fé
Nesse mar, no balanço da ilusão
Eu carrego a proteção
Vejo a luz acender
Passear nos caminhos da solidão
É olhar para o espelho da alma
É abrir o coração
Caminho com fé sou criança
Brincando na estrada da vida
Não morre a minha esperança
Eu sempre encontro a saída
Sou filho do pai
E o mundo é meu... o mundo é meu
