Esmola
O professor humilhado dentro da sala de aula por um salário de esmola; enquanto o mundo enriquece, idolatra influencer que faz vídeo no Instagram pra ficar te indicando loja.
Você pode dar uma esmola a um mendigo, mas falta dar o trabalho para que ele se possa sustentar. Sê coerente e firme.
Um menino e sua pipa
O cão e sua bola
Um pastor com sua bíblia
O mendigo e sua esmola
Felicidade um dia vem
mas como vem pode ir embora
nada é para sempre
sempre chegara a hora
A pipa voou praz longe
o meninos esta sozinho
o cão perdeu a bola
mas encontrou o tal menino
Felicidade um dia vem
mas como vem pode ir embora
o importante e estar pronto
porque sempre chega a hora
ANSEIO PELO ANONIMATO
Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita; para que a tua esmola fique em secreto. —Mateus 6:3-4
O impulso de me comportar mal e o desejo de ser anônimo sempre aparecem juntos. Como parceiros fazendo uma oferta de vendas por telefone, fazem o melhor possível para me convencer, de que posso me dispor a fazer algo errado, pois não terei que pagá-lo.
A natureza humana nos diz para nos aproveitarmos do anonimato para evitar assumir a culpa por atitudes erradas que tomamos. Entretanto, Deus nos diz algo diferente. Ele quer que usemos o anonimato para que evitemos receber o crédito pelo bem que praticamos (Mateus 6:4). Por que será que o anseio de permanecer anônimo raramente acompanha o meu desejo de fazer o bem?
A Bíblia diz que não devemos permitir que uma mão saiba o bem que a outra está fazendo (Mateus 6:3-4). Em outras palavras, dentro do corpo de Cristo, nossas obras de caridade devem ser feitas sem chamar a atenção para nós mesmos. Todavia, isto não significa que Deus quer que as nossas boas obras permaneçam escondidas; apenas significa que elas devem trazer o louvor para Deus, não para nós (Mateus 5:16).
Ao oferecermos nossos serviços como voluntários ou ao doarmos para igrejas ou organizações que trabalham em nome de Jesus, recebemos algo muito melhor do a que honra de nossos colegas. Recebemos recompensas de Deus e Ele recebe a glória dos outros! (1 Pedro 2:12). —JAL
Quando servimos em nome de Jesus, Ele recebe a glória. Julie Ackerman Link
“Em tempo de eleições, se a esmola for muita, faça como o santo, desconfie, ou melhor, não vote no benfeitor”
"A caridade não consiste apenas na esmola. Há caridade por pensamentos, palavras e obras. É caridoso por pensamentos aquele que é indulgente para as faltas do seu próximo; caridoso por palavras o que nada diz que possa prejudicar ao seu próximo; caridoso por obras quem, na medida de suas forças, assiste o seu próximo."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
A esmola não é apenas dar, senão tirar a necessidade de que se padece e livrar dela quando for possível.
"Não quero esmola.
Quero ganhar com o meu suor!
Oh, emprego! Onde estás?
Sem estudo, para onde vou?"
Caridade
Venda o que você tem e dê esmola. - Lucas 12:33
Purim é um dos mais incomuns dos dias de festa judaica. Foi instituído para celebrar a morte de Hamã e a fuga dos judeus. Hoje ele é marcado pela leitura do livro de Ester (interrompido por estridentes noisemakers sempre que o nome de Haman é lido) em meio a uma atmosfera de festa.
Purim é também um tempo para a caridade, um conceito enraizado no Antigo Testamento (Dt 15: 7-8; 26: 12-13). A alegria da libertação de Israel do enredo diabólico de Haman é expressa em generosa caridade para todos os que o solicitam.
Em seu livro Literacia judaica, o rabino Joseph Telushkin conta sobre um rabino que se sentiu tão obrigado a manter o dia de Purim que deu esmolas a duas mulheres judias que pediram, mesmo sabendo que eram fraudes.
Porque fomos libertos do pecado por meio de Jesus Cristo, devemos ser generosos com os necessitados. De corações de compaixão, devemos ser benevolentes e ajudar os pobres. Não seremos caridosos, no entanto, se nossos corações forem endurecidos por um espírito de autoproteção, ou se pensarmos que a caridade é responsabilidade de outra pessoa.
Cristo ordenou que Seus seguidores fossem caridosos (Mateus 6: 1-4; 12:33) e demonstrou caridade pelo dom supremo de si mesmo.
Você nos comprou e não
pode mais reivindicar ser nosso;
Dando livremente, nada retendo,
Nós serviremos a Ti, Senhor, sozinho. —Murray
O tipo mais elevado de dar nasce do fundo do coração. David C. Egner
Depois que a gente entende o nosso valor, deixamos de aceitar toda; e qualquer esmola em forma de amizade, palavras, e sentimentos.
Um País em que parte do eleitorado vota na esperança de obter uma bolsa esmola, por si só, já mostra seu desenvolvimento social.
Quando a esmola é demais o santo desconfia e quando eles não sabem te dão também é serviço, incrementando um camuflado vício, a internet em descamuflagem de tísicos.
Olhar a mudança de alguém é como se estivesse a querer pedir esmola na rua. Não importa como ele muda a sua maneira de ser, portanto se fica plantado na vida dele, jamais preocupará com tua propria mudança.
A esmola é um gesto de partilha, e deve ser o sinal da compaixão que busca a justiça, relativizando o egoísmo da posse. Dar esmola para ser elogiado é servir a si mesmo e, portanto, falsificá-la.
(nota de rodapé)
NOITE DE INVERNO
Noite de inverno, no
Chamamento do frio
O teu corpo pediu
Uma esmola ao meu
Num sopro do tempo
Entre as folhas caídas
Lá fora no chão, tapadas
Com a neve a derreter no chão.
- Relacionados
- Frases sobre Esmola
