Erasmo de Rotterdam Elogio a Loucura

Cerca de 125029 frases e pensamentos: Erasmo de Rotterdam Elogio a Loucura

O segredo da genialidade pode estar escondida nas sombras da loucura.

Que loucura é essa que a minha cabeça cria expectativas onde nunca me deram?
Que loucura é essa que a minha cabeça cria um laço de amor onde não existe?
Que loucura é essa, que loucura é essa?

​"A loucura é um estado temporário que o tempo e a sabedoria podem curar. Já a estupidez convicta é uma escolha permanente. Afinal, os loucos às vezes se recuperam, mas os tolos e ignorantes morrem abraçados à própria ilusão."
— Ginho Peralta

Não existo sem minha loucura.
O hospício se torna a base do reino, mesmo assim, me questiono se esse é o meu lugar.
Melhor viver mais um dia e sonhar em fugir, mas sei que o dono da caneta não me permite.

Mundo Absurdo

⁠Nesse mundo absurdo
De loucura e submundo
Nas falsas felicidades
E egocêntricas satisfações
O ser humano se afoga
Nas águas do abismo
Com ventos sombrios
Na liquidez das relações
Como produtos em promoções
Se entrega ao absurdo
Que cobre este mundo
De dores talvez
De alegrias as vezes
De ilusões permanentes
De vazios existentes
Finito se vai o ser humano
Nesse mundo absurdo
De loucura e submundo
Sem sentido, ser cor
Sem vida, sem amor
Onde o desejo impera
E a sinceridade se desespera
Pois o medo se sentir
É o que rasga
O peito do que ama
Mas usa os outros com fama
De não se apegar
Nesse mundo absurdo
De loucura e sem futuro.

“A lógica que esquece a vida pode tornar-se uma das formas mais refinadas de loucura.”
Do livro Entre a Razão e o Delírio, de Nina Lee Magalhães de Sá.

“A verdadeira loucura talvez esteja em fingir sensatez quando a alma pede leveza.”
Do livro Entre a Razão e o Delírio, de Nina Lee Magalhães de Sá.

“Nem toda fantasia é loucura; algumas fantasias são pontes frágeis que a alma constrói para atravessar o luto.”
Do livro Bonecos Reborn — Quando a Fantasia Assume o Lugar da Realidade, da autora Nina Lee Magalhães de Sá.

“A loucura foi muitas vezes tratada como ameaça porque a sociedade preferiu conter a dor antes de aprender a ouvi-la.”
Do livro Por Trás dos Muros — A História dos Manicômios no Brasil, da autora Nina Lee Magalhães de Sá.

Um teor de requinte altamente refinado e psicodélico, com uma certa nuance de loucura pairando sobre um lençol dançante, onde cores líquidas escorrem pelas bordas da realidade e os pensamentos flutuam como fumaça em um quarto iluminado por néons impossíveis. A atmosfera pulsa em frequências abstratas, misturando elegância decadente e delírio artístico, como se o próprio tempo estivesse embriagado pela beleza caótica do instante.

O mundo é uma loucura assintomática; o problema é que eu estou doente e sinto tudo.

Um dia fomos loucura
Diante de todos
No caminho da devoção
A sanidade era só um lampejo
Suficiente para desviar nossa vontade


​Um dia já fui desejo
Te ouriçava o corpo
Eriçava teus pelos
Borbulhava tuas fontes
Extraía teu perfume


​Hoje sou distância
A negação de um momento
O sonho esquecido
Uma página dobrada,
Que um dia não sabes se vais ler


​Hoje te vejo à distância
Ainda estou ao teu alcance?
Tu permaneces vontade
Eu permaneço desejo

"Às vezes eu paro e penso: é meio loucura alguém confiar um bebê em mim e simplesmente sumir. Mas é aquilo que eu sempre falei: por fora, ninguém imagina. Você não olha pra mim e pensa: 'essa pessoa é absurdamente solitária'."

Eu gosto de ser assim... Livre, leve e pra muitos louca. Tenho uma loucura de ser eu mesma, sou bem particular, sou dona de mim. Grito e choro a minha essência. Sou o meu início, meio e fim. Sou a liberdade de minhas palavras e nem sempre a lucidez de meus sentimentos. Sou pra muitos e que poucos sabem. Mas quase sempre escancaro meu brio e não importa o espectador. Eu soul!

O que alguns chamam de loucura, eu chamo de coragem. É preciso pulsar,e muito, para viver na linha tênue que separa o existir do viver. Vivo com o coração. #éoquetem

"Reflexão de vida:


"Mantenha sua serenidade e não entre na loucura de ninguém.Se alguém deseja palco, não seja plateia."


@Suédnaa_santos

"Comportamento"


"Não dê palco pra louco.
Não entre na loucura de ninguém.
Se alguém deseja palco,
não seja você plateia pra ninguém."


@Suédnaa_Santos

Aqui é a loucura sobre a doideira.

⁠Talvez o mundo esteja dividido em
pessoas que souberam lidar com a loucura,
as que tem medo de se tornarem loucas
e das que nem sabem que precisam
enlouquecer um pouco as vezes.

Te chamam de louco por fazer diferente, mas a verdadeira loucura é viver igual a todo mundo só para ser aceito. 21/05/2026