Epígrafes sobre Respeito

Cerca de 7383 epígrafes sobre Respeito

⁠A sinceridade nunca pode ser usada como desculpa para ferir outras pessoas.

Inserida por IvenioHermes

⁠⁠"O atraso extingue a gentileza.
Alguém atrasado nunca é gentil."

Inserida por glauberlimadesouza

⁠"Beber um bom vinho, ouvir uma boa música, comer algo saboroso, são coisas boas. Elogiar pessoas, agradecer as pessoas, cumprimentar as pessoas são coisas melhores ainda, experimente."

Inserida por Belcrei

⁠Entenda homem: o que vale para uma mulher não é o que você diz quando está com ela, é o que você diz na ausência dela.

Inserida por ednafrigato

⁠Já fui criança... brinquei muitas vezes com brinquedos usados, bois de manga verde debaixo das arvores e com pés de latas... não tive muitos brinquedos mais brinquei muito... não tive todo ano uma festa de aniversário mas tive uma que nunca me esqueci, da decoração do bolo de morangos... Hoje eu cresci, os brinquedos que não tive não me fizeram falta, as festas também não. O que carrego sempre desde infância são os ensinamentos que me fizeram um adulto melhor e a gratidão aos meus pais que nunca me pouparam a verdade e a realidade da vida.

Inserida por MIRIAMRODRIGUES2021

⁠SERÁ QUE SÓ VC NÃO VÊ?
No livro Ensaio sobre a cegueira, escrito pelo português José Saramago, uma pandemia aflige o mundo. De repente, todos perdem a visão. Sofrem uma cegueira branca. No começo, parecia que as pessoas iriam se ajudar, ser solidárias, melhores. No entanto, os problemas da sociedade logo ressurgem e são potencializados, já que ninguém “enxerga” a mudança necessária para o bem coletivo. Com essa cegueira moral, o instinto de sobrevivência prevalece, sobrepuja a razão, o ódio subjuga sentimentos altruístas. Impera o egoísmo, enfim.
A palavra instinto nunca foi tão presente na contemporaneidade.
Analogamente à obra literária, vivemos também uma pandemia, só que da Covid-19 em franca mutação. Quando ela começou muitos gestos maravilhosos aconteceram. Alguns foram divulgados nas mídias sociais. As pessoas pareciam que aprenderiam alguma lição sobre fraternidade e comunhão. Todo dia, às 18h, um vizinho ancião tocava a Ave Maria em sua flauta doce, da sacada da janela. Ao término, todos os vizinhos aplaudiam de suas janelas.
Até então não havia vacina, nós éramos a cura.
Com o tempo, a cegueira moral se abateu sobre muitos. Indivíduos sem máscara. Outros em aglomerações. Uns tantos negando a pandemia. Outrem oferecendo pseudofármacos. Dois médicos, renomados, minimizavam a gravidade do patógeno e vieram a óbito por causa dele. E tudo isso envolto em informações, contrainformações, falsas informações. Enfim, uma cegueira moral despencou sobre nós. A nossa cegueira branca.
Mas aí chegou a vacina. De vários grupos científicos. A britânica Oxford-AstraZeneca, a estadunidense Moderna, a germano-estadunidense Pfizer BioNTech, a russa Gamaleya Sputnik V, a sino-brasileira CoronaVac. Infelizmente, o imunizador – não importa qual – poderá a longo prazo reduzir os efeitos dessa silenciosa e sufocante enfermidade viral, contudo a corrupção humana ainda levará tempo longínquo para ser publicizada como a mais letal e senecta doença entre os humanos.
Autoridades que deveriam dar o exemplo nesse momento tão triste da história do homo sapiens furam a fila do imunizante para se beneficiarem, como se fossem capitães de um navio a fugir no primeiro bote salva-vidas. No nordeste brasileiro, os prefeitos de Antas(BA), Candiba(BA), Itabi(SE), Guaribas(PI) adotaram a máxima: “Farinha pouca, meu CoronaVac primeiro”. Além deles, há vários... filhos e filhas de sicrano, queridinhos de beltrano, os amores de fulano.
Eis que o norte do Brasil se asfixia e tenta clamar por socorro. Na Bíblia, há o livro de Salmos cujo capítulo 42, no versículo 7, traz a mensagem “Abyssus abyssum invocat”, ou seja, um abismo chama o outro. No norte do país, os estados do Amazonas (Falta de oxigênio em Manaus), Amapá (apagão e colapso dos hospitais) e Rondônia (falta de leitos e médicos) mostram o extremo a que podem chegar as más gestões e desvios de verba em solo pátrio.
Enquanto isso, na fantástica terra do leite condensado, o mandatário da nação vai a uma churrascaria na companhia da matilha política, além de artistas, como Naiara Azevedo, Amado Batista e Sorocaba. De mórbida praxe, ao final, o mascarado presidente sem máscara deleita-se em selfies e aglomerações contagiantes...
No livro Ensaio sobre cegueira, aos poucos, a cegueira branca se foi. Abriu-se uma perspectiva de o mundo ser um lugar melhor, no qual as pessoas agora percebam que quando enxergavam eram cegas de amor. E, como se o universo ou Deus, permitisse uma segunda chance, o homem então mais racional poderia compreender finalmente a relevância das emoções, principalmente aquelas que nos fazem querer abraçar o outro em qualquer sentido benevolente da palavra.
O Brasil anseia por um final tal qual o da ficção. Todavia, na catarata dos sonhos, está tudo branco ainda, ainda está tudo escuro, então.

Inserida por ProfessorLuisAlberto

⁠Se todas as vezes que você desrespeitou a quarentena você matasse uma pessoa. Quantas pessoas você matou? Reflita e seja consciente.

Inserida por IlusieAdler

⁠Construa o mundo que lhe convém!?

Inserida por carlosdelfino

⁠Março chegou!

Vamos celebrar nossas conquistas!

Direitos iguais;
sem distinções sexuais.
Salários iguais;
lideranças femininas, normais!
Significados plurais;
liberdades totais,
nada demais!

Vamos comemorar nossas conquistas!

Em meu corpo ninguém mexe!
E os estupros só crescem;
A polícia não debanda,
mas as leis ainda são brandas.
Relacionamentos arruinados,
culminando com a morte.
Porquê os “garotos mimados”
diante de um NÃO, perdem o norte!
E no campo ou na cidade
mulheres são eliminadas
e cresce a impunidade
com milhares, assassinadas!

Inserida por LuizaCastro22

Papel.


Fiquei olhando o papel amarelo,
Queria escrever alguma coisa da emoção
Singelo.
Sinto forte em meu peito
Mas, o papel, não me responde
Quase sem respeito.
Me dizia que não tinha palavras
Que a ideia não saia de suas entranhas
Presas em suas celas
Estranhas
Queria um gosto de mel
Mas, a vida estava difícil
Era preciso superar
Palavras
Ideias
Sentimentos
Esperar...

Inserida por EduardoChiarini

⁠Animais domésticos são um pedaço da natureza que ela te empresta para que lembres todo o tempo que lhe deves respeito e tens que preserva-la.

Inserida por davidncardoso

⁠A vida é como uma aula de dança, quando começa a dar os passos, você é motivo de comédia.
Porém, quando você insiste, e se esforça, mesmo que ainda não está do jeito que você gostaria, você ganha respeito dos outros.
O principal é a satisfação pessoal, essa não tem preço.
Pode ser que você até irá retribuir, ajudando outras pessoas que precisam!
Cada tentativa e esforço te dá uma recompensa!
Dance!

Inserida por EUCLYDES-ZANON

Cada um paga com o que tem e compra com o que não tem.

Inserida por joaonogueira3b

⁠⁠No meu silêncio tranquei portas e joguei as chaves fora.
Não por orgulho ou egoísmo, ou raiva, mas por respeito a mim mesma.

Edelzia Oliveira

Inserida por EdelziaOliveira

⁠"Sou forte não para enfrentar, mas para defender aqueles que estão comigo."

Inserida por jpcalisto

⁠A princípio um corpo bonito atrai, isso ninguém pode negar, mas só isso é insuficiente para manter uma relação saudávelse a pessoa não tiver uma alma gentil, um coração desarmado, responsabilidade afetiva, respeito e reciprocidade.

Inserida por ednafrigato

⁠A mulher que respeita a si e ao próximo é a mesma que empodera.

Inserida por JULIANABORGES

⁠Antes de provocar e machucar os sentimentos alheios, pense bem, nós não conhecemos o monstro que habita em todos nós.

Inserida por FabioAlvesBorges

⁠Ganhar credibilidade é fácil, difícil é você perder e posteriormente tentar recuperar.

Inserida por tatiane_goes

⁠A mágica começa a acontecer quando você aprende a sentir o verdadeiro significado da palavra empatia e quando aprende a respeitar aos outros como a si mesmo.

Inserida por Jonasclea