Epigrafe Psicologia
O ser homem, diferentemente de todos os outros seres, pode alcançar o seu alvo, realizar-se de fato enquanto homem (ser racional), tanto quanto pode ser qualquer outra coisa; tanto quanto pode ter em si qualquer outra condição inautêntica, desumanizada, animalizada, alienada etc.
"Tenha o hábito de perdoar a todos por tudo. Deixe o tempo ensiná-lo, pois ele cura as cicatrizes do passado e o ajuda a encarar a vida com responsabilidade e esperança".
"Não se culpe por ter feito coisas erradas no passado. Faça um exame de consciência e perdoe-se. Não deixe que pensamentos negativos venham a prejudicá-lo. Peça a Deus forças para desenvolver a habilidade de perdoar a si mesmo e àqueles que o magoam".
"Não deixe que os maus momentos de sua vida bloqueiem sua paz, alegria, felicidade e esperança. Tente superar as coisas ruins e siga em frente, pois o tempo não para e a vida continua".
Você não precisa dizer "sim" para tudo e para todas/os, a fim de ser aceita/o, querida/o, "bem-vinda/o". As melhores relações são aquelas em que são estabelecidos limites saudáveis - o que beneficia você e as outras pessoas.
"Não é fácil colocar em prática as boas atitudes. Porém, é através delas que conseguiremos superar as barreiras e encontrar o melhor caminho para sermos felizes".
"Felicidade é você gostar de tudo que faz. É ficar em harmonia com seu interior. É sorrir. É sentir a sensação de liberdade, de saber que você tem uma família que o ama. É saber transmitir ao próximo também o seu contentamento, sua felicidade e sua alegria".
"Reconhecer suas falhas é um passo importante para o seu crescimento tanto profissional como espiritual. Elas podem ser usadas em seu benefício".
"Em cada experiência vivida, existe "um tesouro perdido". Cada nova descoberta poderá levá-lo a superar as adversidades. Aprenda a encontrar nas crises os benefícios que o levarão a ser uma pessoa entusiasmada, empolgada e encantada pela vida".
É fácil amar quem, a todo tempo, nos acolhe...
O desafio é amar quem nos acolhe quando precisamos de acolhimento, mas também nos chacoalha, quando precisamos de amadurecimento...
Descobri que o medo não é meu inimigo.
Ele só se torna uma questão quando ignoro que ele existe, quando deixo que ele me domine e que me impeça de seguir em frente.
Mas isso já não é mais medo...
É falta de psicoterapia.
Dedique-se menos à televisão e entretenimentos que causam estados psicológicos negativos. Dedique-se mais às saídas ao campo, às caminhadas, à natação, a plantio de jardins e hortas caseiras...
Assim como a ciência e a arte da agricultura dependem da química e da botânica, a arte da educação depende da fisiologia e da psicologia.
Talvez seja, o meu modo desconexo de VER, o atalho que me leva à conexão com o que há de mais profundo em mim. Em meio às contradições, as curvas me levam ao paraíso do SENTIR. Então, vou remando nos redemoinhos dos nós. Então, finalmente, posso SER, sem fingir...
