Emmanuel Marinho Pao Velho
Aquilo que nos incomoda em nossos pais, poderá um dia incomodar nossos filhos. Quando criticamos as atitudes de pessoas velhas, esquecemos algumas vezes de forma conveniente que um dia estaremos na mesma situação, velhos, com alguém novo a se incomodar com o que somos.
Fio de cabelo branco
Uma noite dessas, já quase passando das tantas... e meio borracho, arranhei a garganta tentando pigarrear uma palavra qualquer. Num relance, enquanto olhava no espelho do banheiro, vi meu semblante roto refletido feito vidro partido, meio distorcido, talvez pelo sono que me acometia àquela hora.
E mesmo que tentasse fixar o olhar na imagem não via surpresas, só conseguia enxergar minha insuportável silhueta de sempre, igual a sempre.
Lá fora, um frio insuportável! Aqui dentro, um friozinho gostoso... Se esquivando pelas frestas da janela, tentando incomodar.
Ainda de front ao espelho vi meu rosto, meio choco, parecendo querer desandar. As muitas linhas emprestadas pelo tempo emolduravam-no, formando uma expressão esteticamente impressionante, quase arte. Se fosse uma vanguarda, seria Expressionista.
Aquelas formas singulares, aqueles traços ousados, aquele fio de cabelo branco... Aquele fio de cabelo, branco? Em minha opinião, quase uma instalação contemporânea, tamanho meu espanto. Era tudo que tinha de diferente na minha face naquele dia, naquela noite, há anos.
Já se passava em muito da meia noite quando me deitei. Ainda pensava naquele fio de cabelo branco que trazia na face, talvez um disfarce do tempo para encobrir os meus tantos lamentos durante toda a vida. Talvez uma lágrima solitária derramada e petrificada ali, no canto esquerdo do rosto transformada em monumento, um totem erguido à minha maturidade.
Talvez fosse isso mesmo, talvez não!
Nunca soube o porque daquele fio de cabelo branco. Nunca tive um ciso se quer, nunca me casei, nunca tive filhos, nunca plantei uma árvore, moro com a minha mãe até hoje, deixo a cama desarrumada pra hora de deitar e provoco o cachorro só pra ver ele se zangar. Sem falar que até ontem soltava pipa e papagaio na rua feito moleque, um crianção. E agora com esse fio de cabelo branco, muda tudo! Será o fim? Será que será bom ou será que será ruim?
Um velho não pode exigir que um jovem tenha o mesmo conhecimento que ele, mas pode orientá-lo para que ele se torne o grande velho que é!
Sapato velho!
Encostado em um canto,
Sozinho e abandonado,
O sapato por enquanto,
Só vivia aprisionado.
Ele não era mais um par,
Por que o outro um dia,
Decidiu se mandar.
Lamentava noite e dia,
A ausência de uma companhia,
Chorava pelo cadarço fino,
Esperando tristemente o seu destino.
Até que para sua surpresa,
Sua caixa foi colocada sobre a mesa,
Então calou seu choro em uma toalha;
Depois que avistou uma linda sandália.
Tão linda e tão diferente,
Tão perdida e tão inocente,
Que decidiu se aproximar,
"Olá, tudo bem? Poderia me amarrar?"
O tempo passou;
O sapato se apaixonou;
E amarrado ele ficou.
Improvável? Sim,
Impossível? Não,
Pois, importante mesmo,
É o que sente o coração.
http://www.facebook.com/rascunhosescondidos
VAGA IDOSO, FILA PREFERENCIAL
Quando é que se sente velho?
Quando se pára de sonhar
A noite passa a ser dia
No dia as horas são vazias
Os remédios já são tantos
Comparações te entristecem
A memória desobedece
O humor já será um espanto
Os amigos serão mais raros
Os interesses mais estranhos
Então é hora de mudar !!
Virar o jogo de repente
Viver a vida plenamente
Conquistar nova jovelhitude
Olha para frente, que tem gente
Abraçar suas conquistas
Ser velho, mas feliz e contente.
Viajei muitos lugares,percorri varias ruas,chorei,cantei,brinquei,beijei,amei eu ri há como eu ri,chorei novamente,eu vi vidas começarem,terminarem,crianças nascendo,velhos morrendo.tive esposa filhos,amigos,Eu Fui feliz.Hoje ainda choro,canto e dou risada,ao lembrar dos meu amados que um dia me deixaram aqui nesse asilo.
..."O tempo nos tira a beleza, mas, a natureza gentilmente através da experiência, nos dá em troca a sabedoria."... Ricardo Fischer
Quem sabe toda essa insegurança e ansiedade que caminham de mãos dadas com o futuro façam com que o velho "o que eu espero do amanhã?" se torne "o que o amanhã espera de mim?".
Planejar é necessário para não mergulhar em ilusões, mas a vida é inconstante, então, seja flexível.
"Uma lagarta vira borboleta, um velho transforma-se em criança... O tempo completa o seu ciclo, volta aos começos. Assim é o tempo da alma, um carrossel, girando, voltando sempre ao início, o “eterno retorno”. T. S. Eliot estava certo quando disse que “o fim de todas as nossas explorações será chegar ao lugar de onde partimos e o conhecer, então, pela primeira vez”.
(em “O retorno e terno”. 8ª ed., Campinas/SP: Papirus-Speculum, 1996, p. 158.)
VOCÊ DEVE SER UM CRIADOR E NÃO UM PRISIONEIRO DA
SOCIEDADE
“É estúpido e ridículo dizer a um homem que não
pode ser contratado porque tem mais de 40 anos de
idade. É como dizer que ele está pronto para o
depósito de lixo ou para o monte de ferro velho”.
(do livro em PDF: O PODER DO SUBCONSCIENTE Dr. Joseph Murphy
Título do original norte-americano:
THE POWER OF YOUR SUBCONSCIOUS MIND
Ano de lançamento: 1963)
“A adiada enchente
Velho, não.
Entardecido, talvez.
Antigo, sim”.
(em "Idades cidades divindades". Lisboa: Editorial Caminho, 2007.)
Te amo por inteiro, de dentro pra fora.
Mesmo quando o tempo chegar para nossos corpos, quando a velhice atingir a nossa beleza. Te amarei muito mais, pois eu amo a beleza da tua alma e essa beleza nunca passará, a alma nunca envelhecerá!
Meu caro amigo, gostaria de lhe comunicar que irei morrer !!! com 120 anos !!!!
E gostaria de convidar você a tocar os últimos acordes do nosso velho violão, juntos.
O que me preocupa é que você é 20 anos mais velho que eu, no entanto, sempre o admirei por nunca recusares um convite meu e por seres um exemplo de perseverança para a nossa turma. Fico a sua espera ! Abraços!
Não sei dizer se um novo amor é o certo pra esquecer um velho em seu coração...são muitas composições, cada um com o seu refrão.
