Eles se Acham Santos
Não há mistério no jeito de entender os fatos.
Eles são.
A verdade prepondera no gesto e, principalmente, na falta dele.
"Se dividimos com terceiros a nossa dor e eles não a compreenderam, não devemos esquecer que Deus nunca fecha os ouvidos, nem jamais cruza os braços diante de nós, ainda que não O tenhamos procurado em primeira instância...
Ore, reze, converse com Ele... ".
E ainda há quem se deixe levar pelo o que os outros dizem não é?
Bobos eles, perdem oportunidades de conhecer pessoas tão especiais e que com uma simples conversa pode mudar o seu dia ou sua noite.
Pessoas que com seu carinho, respeito e amizade se tornam especiais. Aquelas que vamos querer sempre por perto. Aquelas pessoas raras de se encontrar.
A VIDA COMO ELA É
Não celebramos os clássicos por acaso. Eles nos ensinam métodos de composição literária, refletem um momento dentro do tempo, mostram a cultura, costumes, movimentos sociais, estética dominante. Foi assim com o Romantismo, por exemplo, uma das mais fortes e produtivas correntes literárias. E foi assim também com o Realismo, que veio em seguida para trazer a obra literária para mais perto da realidade. Exagerou na crueza das situações e na nudez das descrições. Mas, em literatura, como na vida, parece certo que o meio-termo é que é o termo certo. E surgiu, nos dias de hoje, uma nova maneira de contar histórias, mesclando o descritivo e o analítico com o subjetivo e o emocional. É uma literatura mais cotidiana, mais a vida como ela é, como queria Nelson Rodrigues. A vida não é novela, mas um mestre da televisão pode tornar uma novela tão expressiva quanto a própria vida. Esse mestre é Walcyr Carrasco, que nos dá a surpresa de trazer à luz "A palavra não dita".
O livro de Walcyr é uma história sincera. Com toda a honestidade, o autor faz com que os personagens interajam, e não lhes esconde os sentimentos. Essa franqueza perpassa o relato inteiro, e as pessoas retratadas revelam suas almas, com as purezas, mesquinharias, temores e anseios que habitam todas as almas. Gente, sem os disfarces românticos ou os exageros realistas. São pessoas, encontrando-se e desencontrando-se. E, por isso mesmo, é a boa literatura, moderna e forte.
Moderna porque trata, do ponto de vista do conteúdo, de temas atuais, observados pelo olhar do jornalista que se acostumou a observar a vida social, a participar e até a alterar o seu rumo. Do ponto de vista da linguagem, é simples e direta, com traços de coloquialidade que trazem à tona os aspectos tribais presentes nos diferentes grupamentos. A naturalidade com que o paulista Walcyr Carrasco trata do linguajar do povo gaúcho, em especial dos jovens de Porto Alegre, revela uma boa pesquisa e um excelente espírito de observação.
Forte porque aborda corajosamente um tema relegado ao noticiário do chamado "mundo cão", e o faz com naturalidade, respeito, e principalmente honestidade.
Lá dentro, na trama narrativa, Walcyr Carrasco vai usando alguns artifícios. Um deles é o de explicar, como se fosse casualmente, termos, vocábulos e situações, com um propósito didático, mas que não soa como aula. E vai buscar apoio na própria linguagem dos jovens, para que tudo seja explicado para o jovem leitor na sua própria forma de comunicação. Coisa de escritor sensível ao mundo que o rodeia.
Mas é o conjunto de valores expressos na narrativa o que dá ao livro o peso pedagógico e que lhe dá motivo para ser comentado neste espaço.
A história de Walcyr Carrasco fala de sinceridade. De honestidade. De lealdade. As más ações contadas no livro não resultam em geral de má índole dos personagens, mas de contingências e circunstâncias. Porque o mundo é assim mesmo. As pessoas não fazem o mal, normalmente, para prejudicar, mas porque escolheram motivos e atitudes erradas diante da vida. O livro fala também que não se deve julgar as pessoas com base em idéias pré-concebidas. Cibele, a personagem principal, narradora, vai aprender isto a todo momento.
Por essas razões é que venho recomendar aos professores que trabalhem em sala o livro "A palavra não dita", de Walcyr Carrasco. Evidentemente os professores terão que destacar e corrigir dois ou três erros de revisão - coisa rara numa editora séria como a Moderna, mas que não comprometem a qualidade geral do livro. É claro também que os professores não deverão abandonar os clássicos, mas uma leitura como esta, complementarmente, ajuda a entender o mundo. O mundo como ele é.
Revista Profissão Mestre, outubro/2007
Motivos são sempre motivos, sejam eles para sorrir, sejam eles para chorar... E viva o equilíbrio emocional para organizar os fatos.
É, os sentimentos são complexos, de formas diferentes, em um relacionamento todos eles estão juntos como um turbilhão de corações apaixonados. Um exemplo é o amor, o ódio, o bobo do ciúme, a dúvida, a confiança, alegria, tristeza... e é quando temos que ter a sabedoria de contê-los em determinadas ocasiões, são os impulsos que nos levam a fazermos coisas que no final sempre acaba magoando a pessoa que amamos. Uma coisa é certa, todos somos seres humanos, temos o direito de errar e ter uma segunda chance. Ignorante daquele que não sabe aprender com os próprios erros. A coisa mais chata de se fazer é sempre apontar onde a pessoa errou, para ela mesma poder ter consciência do que fez. Acredito que muitas delas sabem, gostam e fazê-se de tolas para poder continuar no erro.
É preciso desatar os nós...antes que eles nos sufoquem.
desatar...é
deixar de lado as mesquinharias
as farpas trocadas
o orgulho
e principalmente
a arrogância.
E os dias continuam passando...
ou é a gente que está passando por eles?
Sei lá...
Dias bons, dias maus...
Se não existissem os dias maus será que perceberíamos os dias bons?
Sei lá...
Às vezes eu queria que no mundo, pra todo mundo, só existissem dias bons - juro que eu iria aproveitá-los 110% -
Mas não sou eu quem mando nos dias né?
Mas o que eu queria mesmo é que a alegria de meu coração só tivesse dias bons.
Mas eu tenho visto uma tristeza tão triste nos olhos da alegria de meu coração...
Mas não sou eu quem mando nos dias da alegria de meu coração,né?
Será que meus dias maus são por causa da tristeza da alegria de meu coração?
Sei lá...
e os dias continuam passando
ou a gente passando por eles?
Sei lá...
A diferença entre um relacionamento amoroso e a prisão, é que na prisão eles deixam você jogar futebol durante os finais de semana.
E alguns casais existem pra mostrar que certas teorias não são absolutas. Aos poucos eles percebem que se parecem. Certos amores são exatamente iguais, mas diferentes de todos os outros. Os semelhantes se permitem, e não se repelem.
Sentimentos/ Sentidos
Eles nos traem, confunde, Assustam, saciam, influenciam
minha mente despertando meu corpo.
Apesar de bons, jamais satisfazem por completo
quanto mais sensações descubro, mais quero explorá-las.
Todas as formas de amar, fugir da realidade
as diferentes maneiras de viver.
Não sei o que mais sentir diante de tantos os sentimentos que senti e os que tem por vir, todos eles vem e vão, mas é tão bom quando ficam.
Os animais não são nossa comida nem nossos brinquedos. Eles são nossos companheiros na jornada da Vida.
Não deixe que seus problemas o abata, encare-os como desafios a serem superados, desta forma eles deixarão de ser problemas, para serem um grande aprendizado, o que te deixara mais forte
a cada dia.
Amigos verdadeiros nunca te abandona, mesmo estando tão longe eles permanecem contigo em memorias e nos sentimentos.
E foi preciso machucar uma pessoa que eu amo pra descobrir que os homens realmente amam mais. Eles não amam mais vezes como nós, que costumamos nos apaixonar para sempre e esquecer logo depois, todos os anos – sim, nós fazemos isso. Homens amam com mais intensidade. Podem não se entregar e muito menos assumir isso, pegar outras garotas e fingir que já não sentem nada, mas o fato é que com certas pessoas que julgam especiais eles vão muito além do que as mulheres. E quando isso acontece não existe distância, porque ele se mudaria pra cidade dela só pra não morrer de saudade. Faria o impossível pra não a deixar triste, por confessar não suportar seu choro. E nunca haverá uma melhor, porque ele nunca vai esquecê-la. Os homens realmente amam e infelizmente sofrem mais, mas eu daria meu sorriso hoje, pra voltar ao instante em que te fiz mal. Eu sinto muito. E ainda sim, menos do que você.
