Educação e Instrução
O Brasil só terá um bom governo soberano para os próximos anos e com representantes mais comprometidos com a realidade nacional nas próximas eleições com um maior investimento na educação, na cultura e na cidadania. Sem isto os nomes mudarão sim, mas a ciranda da corrupção entre os poderes e o flagelo social de uma nação miserável e ignorante, permanecerá.
A aranha tem patas delicadas e veneno mortal, assim são certas pessoas. Lindas e meigas mas perigosas.
Quando um filho toma consciência da própria existência, seus pais já tiveram muita oportunidade de incutir em sua memória desejos saudáveis e comportamentos admiráveis. Mas, muitos negligenciam a chance de influenciar maravilhosamente a vida dos seus descendentes. Os pais que geram devem ser os mesmos que educam!
Para uma Nação ser desenvolvida é necessário que o Estado proporcione Alimentação, Segurança, Saúde, Educação, Distribuição de Renda e Riquezas. Fora disso, tudo mais não passa de crescimento, que significa concentração de riquezas e poder para uma minoria privilegiada.
"O educandário " Constituem todo o amadurecimento psíquico as experiências afetivas construídas atravéz do tempo. Os andaimes são as lições aprendidas na construção do edifício emocional da nossa personalidade.
Quando olhas pra trás
Notas que fez tudo crescer
Os filhos educam os netos
Os netos entendem o certo
Os filhos mostram que viram
Exemplo dos pais acertivos
Parece até complicado
Erraram para acertar
A bondade só cresce vivendo
Aprendendo a pensar no menor
Humildade não vem quando nasce.
Mas vem de escutar o seu pai
Vem daquilo que sua mãe disse
Dos "nãos" que ouviu ao teimar
Criança que chora sozinha
Aprende a limpar suas lágrimas.
PAIS, O QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO COM AS NOSSAS CRIANÇAS???
Vocês sabiam que a superexposição às tecnologias (celulares, tabletes, notebooks, etc) a crianças (cujo cérebros estão em desenvolvimento) pode influenciar no surgimento de dificuldades de aprendizagem, déficit de atenção, atrasos cognitivos, impulsividade, comportamento infantil problemático, obesidade e entre outros?
Vocês sabiam que o uso excessivo de tecnologias, ou o seu uso em idades inapropriadas podem atrasar o desenvolvimento do(a) seu(sua) filho(a) provocando até mesmo um impacto negativo no rendimento escolar dele(a)?
Vocês sabiam que as crianças são mais sensíveis imunologicamente e que consequentemente elas estão mais propícias a contrair uma doença cancerígena devido ao uso de celulares, já que estes emitem radiação?
Sempre ouvimos dizer que nessa Era tecnológica “as crianças já nascem sabendo” dominar esse ou aquele aparelho. Mas será que essas mesmas crianças, estão acompanhando o desenvolvimento natural esperado para a sua idade? Estão sabendo falar? Ler? Escrever? Se comunicar saudavelmente com as pessoas do seu convívio? Estão sabendo ter respeito por vocês pais e pelos outros a fora? De onde vem o seu orgulho de achar que “as crianças já nascem sabendo”? Em que a “esperteza” tecnológica que ela adquiriu contribui para o desenvolvimento infantil dela? Será que isso não é apenas uma das citações que te alivia para parecer que todas as crianças estão “no mesmo barco” e que a atitude de vocês pais é super “normal”, quando no fundo essa permissividade inadequada a tecnologia não passa de uma negligência para evitar aborrecimentos com seus(suas) filhos(as)?
“Ah, porque fulaninho(a) não tem ninguém pra interagir”; “Ah, porque eu passo o dia todo fora de casa e fulaninho(a) fica sem ter o que fazer”; “Ah, porque fulaninho(a) não tem lazer.” “Ah, porque...porque...porque...” Por favor, parem de arrumar desculpas para investir na qualidade de educação que devem dar aos(as) seus(suas) filhos(as) dentro de casa. Filho(a) é “coisa séria”, assumam essa responsabilidade, antes que criem problemas para eles, vocês, ou para a sociedade. Passem algum tempo dedicando-se a eles(as) (o mínimo que seja), estimulem a comunicação, o afeto, a empatia...desconectem-se um pouco do mundo virtual vocês também, e permitam-se respirar juntos lá fora...Sintam-se conectados pela própria presença humana!
Que futuro vocês esperam das nossas civilizações? As crianças de hoje serão os resultados de amanhã. Não sejam cúmplices da criação de sujeitos cada vez mais individualistas, cheios de vontades, e fechados nos seus mundinhos virtuais. Ensinem os seus filhos a construírem sua independência e onde ao mesmo tempo saibam conviver em sociedade.
Pensem sobre isso hoje...Amanhã pode ser tarde demais...!
(18/01/2018)
Diário dos Campos - Ponta Grossa - 15 de julho de 2017 - EDITORIAL -
Será que os editoriais são curtos porque os jornalistas acreditam que a última coisa que o leitor lê seria o editorial de um jornal?
O editorial do DC de Ponta Grossa reafirma a antiga tese de que a família é a base ou o precipício do caráter. De fato, a família tem grande peso na nossa formação, ou pelo menos teve, como reitera o jornalista Marcos Silva. A questão é que os adultos de hoje, ao contrário do que afirma, já não foram educados de forma tradicional. Os modernos casais cujos filhos estão às soltas não foram criados pelos princípios da família tradicional brasileira (educação rígida, moral e cívica). O editorial ignorou que a sociedade é uma família ampliada e que é, quem, finalmente educa. Nossos filhos são produtos desse grande mercado, da onda de desvalores que correm as sociedades modernas pautadas no individualismo e na tecnologia. Quanto a geração "neném-neném" vale ressaltar que muitos pais são dependentes emocionais dos filhos, colocando sobre seus ombros relacionamento conjugal mal sucedido, viuvez ou vida solitária. Há um pacto silêncio em que a geração "neném-neném" exerce um trabalho de servir afeto e dar sentido ao vazio de pessoas com meia idade enquanto recebem sustento para sua falta de atitude, iniciativa e autonomia.
Gratidão
Ainda que o tempo passe
Todos os ensinamentos permanecem.
Ainda que o curso termine
Todas as aulas continuarão ecoando.
Ainda que a distância
Separe-nos para sempre...
Ainda que nunca mais no vejamos
Estará presente diariamente.
Ainda que os caminhos
Sejam divergentes e incertos...
Ainda assim minha gratidão
Será eterna e para sempre.
Edson Luiz Elo
Em tempos hodiernos temos a oportunidade de trazermos a universidade para dentro de nossa casa, onde professores, livros e pensamentos diversos pairam dentro da sala transformando a mesma em sala de aula.
O que para alguns que não aceitam um Deus Poderoso, chamando as coisas que não existem de "MÁGICA".Eu chamo "MILAGRE."
—By Coelhinha
Sou uma amante profunda das artes,
E existe lá arte maior que o corpo humano?
Feitos imagem e semelhança do próprio Criador?
A arte que se exprime nos sorrisos,
No companheirismo e proximidade que as atividades físicas propiciam,
Sou poeta,
Sou compositora,
Pessoas são minha inspiração,
Existe lá inspiração maior do que o afeto?
A arte de tornar uma vida mais saudável,
Sociável e feliz?
A arte que se expressa através de movimentos,
A arte de motivar,
A arte de poder tornar de cada ser humano sua melhor versão...
Passando pelo conservatório,
Aperfeiçoei a técnica em tocar um instrumento,
Pela Educação Física,
Aperfeiçoamos a técnica de poder tocar o instrumento da vida,
Nosso corpo,
A arte nos toca,
Faz-nos crescer,
Nos torna mais sensíveis,
Mais próximos,
Qualquer semelhança, não é mera coincidência,
Educação Física, é sim uma arte,
Para mim e muitos outros,
A arte do afeto.
Por cada vez que a vida me obrigou a pensar em mim eu agradeço, pois depois eu vi que me tornei melhor.
"Cuidado a sorte costuma mudar de idéia repentinamente e sem mandar aviso. Analise se o percurso do REBANHO é o que o pastor ordenou, pois, às vezes o caminho mais sábio é o da OVELHA SOLITÁRIA."
—By Coelhinha
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de Ensinamento
- Frases de Sábio
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação