É o Tempo da Travessia
As boas relações não acontecem por acaso. Eles tomam tempo, paciência e duas pessoas que atravessam todos os tempos difíceis juntos.
A noite atravessa as cortinas do meu tempo, e me faz lembrar as passagens da nossa paixão na explosão nuclear do amor.
O tempo passa e atravessa as avenidas
E o fruto cresce, pesa e enverga o velho pé
E o vento forte quebra as telhas e vidraças
E o livro sábio deixa em branco o que não é
Pode não ser essa mulher o que te falta
Pode não ser esse calor o que faz mal
Pode não ser essa gravata o que sufoca
Ou essa falta de dinheiro que é fatal
Vê como um fogo brando funde um ferro duro
Vê como o asfalto é teu jardim se você crê
Que há sol nascente avermelhando o céu escuro
Chamando os homens pro seu tempo de viver
E que as crianças cantem livres sobre os muros
E ensinem sonho ao que não pode amar sem dor
E que o passado abra o presente pro futuro
Que não dormiu e preparou o amanhecer...
O tempo é uma ponte positiva apenas para aqueles que lucidamente fazem a travessia entre seus acertos e fracassos!
Sentimento que atravessa o tempo
Se você reflete verdadeiramente, viaja nos seus pensamentos e momentos vividos, provavelmente já deve ter se perguntado o que está a fazer aqui neste mundo, qual o real motivo da sua existência. Conversar consigo mesmo pode trazer-te resultados fantásticos, quando se pensa com fé e determinação para obter respostas que precisa. A complexidade da existência do homem é algo que dificilmente um mero ser humano responderá.
O fato de ver alguém que nunca tivera visto antes e ter a sensação que já teve um contato, ou que o conhece de algum lugar, pode causar espanto em determinadas situações. A reencarnação é uma das hipóteses que responderia a esse espanto. O que ocorre em muitos casos é a incapacidade de crítica e de pensamento de algumas pessoas, suas mentes fechadas não os deixam entender assuntos como estes. Levando em conta, que isso é uma probabilidade, não existem afirmações verídicas sobre a reencarnação, é só uma das respostas, nesse contexto, para entender o profundo encantamento precipitado entre dois seres.
A forte ligação entre duas pessoas distintas não é algo singular, de simples compreensão. Quando o sentimento é verdadeiro, intenso (aquele perceptível aos olhos dos demais) acredito que ele atravessa o tempo, que vem de outra vida. É justamente esse sentimento, com todas as características aqui descritas, que tenho para com sua pessoa.
Só existe um lugar que posso ir até a esquina e, ao mesmo tempo, até a China. Atravessar os sete mares em um segundo e refletir sobre mim e o mundo.
Procurei o Tempo para que curasse minha ansiedade, ou me desse a mão para atravessar meus diversos momentos difíceis. Pedi ao Tempo apoio nas horas de pouca fé e desilusão. Gritava por socorro diante da perda da esperança, suplicava para que me fizesse esquecer, implorava bom amor, e o Tempo o tempo todo ali, atento, olhando nos meus olhos. O Tempo me esperou secar as lágrimas e, com um leve sorriso, colocou suavemente a mão direita no meu ombro e disse: - Deixe-me passar...
Esse tal de tempo. Ai...ai!
O tempo atravessa a janela. Debanda atarantado pelos dias, pelos corpos, pelas ruas. Marca horas Desenha rugas. Pinta pintas pelos corpos. Corre nos pés que vão e voltam. Marca passos. Marca caminhos. Vira esquinas. Vira páginas E não olha para trás, jamais. Vai que nem enxurrada jogando tudo pra frente. Não quer nem saber se dá alegria, tristeza, saudade, beleza. Se você sorriu, tudo bem. Se você chorou também. Se faz silêncio ou barulho problema seu. Congelá-lo ou não na lembrança cabe a mim, a você, a cada um de nós. Para ele, estamos nele. Para nós, nem sempre. Azar o meu, azar o seu, se não o notamos ou damos conta de sua presença. Cavalgamos sobre ele à mercê de sua direção. Sabe aquela coisa de dê tempo ao tempo. Pois ele num tá nem aí. Ele sabe de sua inexistência. Que fomos nós que o inventamos. Porque inventar moda e dar nome as coisas é com a gente mesmo. E vamos nós! Ele num trilho próprio. E nós, dependendo do sacolejo, descarrilando, mas indo em frente empurrados por ele, até o dia de misturarmos a ele e sermos nomes ou números, que nem as palavras escritas em um livro de história. No nosso caso, contando a história de um tempo num outro tempo.
TEMPO DE TRAVESSIA
Ouso mudar o passo
para entrar no compasso
dessa vida cigana.
No coração,
já não há mais súplicas
das dores de velhos amores.
Dançar é a minha rendição.
E danço com a dança
de uma jangada no mar
só para ver no céu
nuvens a rodar
e os pássaros livres
a voar.
Em tempo de travessia
vento é sinfonia
Hora de sonhar.
O tempo que se esvai como areia entre os dedos e passa pelo anseio da razão, que dói ao atravessar a procura pelo fim, é apenas um sorriso.
"É tão bom ver que o sentimento de amizade verdadeira, atravessa o tempo, rompe barreiras e ainda é o mais belo e real valor dentro do coração humano."
Estar sozinho é apenas um espaço temporal, uma ponte, travessia para um tempo acertivo. Nenhuma solidão há de persistir indefinidamente."
Existem amores que
atravessam o tempo
na nossa vida, porque
eles florescem sublimes
lembranças no campo
da nossa memória..
"Incendiei cidades dentro de mim, devastei lugares, atravessei o tempo, rasgando o passado, partes que não me cabem mais, aumentei os passos, deixei para trás um punhado de histórias que se tornaram como roupas que não mais serviam ao meu corpo".
(Do livro Caos de Mim-Daiana Calixto-2024)
Já faz algum tempo mas, lembro-me como se fosse hoje. Você atravessou a rua quase correndo para me encontrar. Você pensa que eu não percebi. E desde então não consegui mais tirá-lo da minha vida. Aprendi a amá-lo de uma forma muito intensa. Se eu pudesse, naquele momento teria coberto você de beijos e abraços e nunca mais o deixaria ir embora.
É tempo de deixar os caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares.
É tempo de atravessar a rua, virar na outra esquina, percorrer aquela via desconhecida...
Quem não ousa, não descobre, não se dá a chance de viver o novo.