E no meio de Tanta Gente Chata
"Às pessoas são boas para aprender por imitação, mas procure imitar aqueles que tiveram sucesso, porém não esqueça que o sucesso verdadeiro só vem com muito SUOR (trabalho)".
"Às mulheres bonitas, principalmente na juventude, dão muito trabalho e preocupação para os pais, mas depois, quando se encontram, só dão ALEGRIA"
“Em cada aceitação de nossas imperfeições, encontramos a chave para a autenticidade e o verdadeiro sucesso. A verdade começa com a aceitação de quem realmente somos.”
“Na aceitação da nossa verdadeira essência, descobrimos a chave para uma existência autêntica. É no abraço das nossas imperfeições que encontramos a verdadeira liberdade e realização.”
"VIVA SEGUNDO CONFÚCIO:
Quando você nasceu todos riram (que bonitinho), só você chorou (toda criança chora) viva no caminho da lisura e honestidade, de forma que no teu funeral todos chorem (morreu uma grande pessoa), só você ri (fiz o melhor que pude)"
"A PIOR PRAGA É A BURRICE; o mundo não se livra desta doença. É fácil detectar observando qual foi o caminho tomado para resolver um problema. Quando a cabeça não pensa, o corpo paga.
São Tomás de Aquino, um dos mais influentes filósofos e teólogos da Idade Média, deixou muitos pensamentos profundos. Um de seus pensamentos mais bonitos é sobre a busca pela verdade e o conhecimento:
"A verdade é o alimento da alma."Este pensamento reflete a importância que Tomás de Aquino atribuía ao conhecimento e à verdade como essenciais para o desenvolvimento espiritual e intelectual do ser humano. Para ele, a busca pela verdade era uma forma de aproximar-se de Deus, que ele via como a verdade última.
Marcos Bellizia
Autoconhecimento não é apenas luz encontrada no final de um túnel. Onde abriga luz habita a sombra. Por entre os reflexos destila dores. Aprende com a tua própria sombra, pois ela faz parte da obra.
Cidade das sombras, bairro da luz, rua do anjo; foram tantos endereços a me despedir...
Em cada despedida soterrava ali uma enorme vontade de ficar...
Quem dera se reconstruisse dos seus escobros castelos, aranha céu seria...
No jardim florestal folhas de outono escondia túmulo de parentes queridos.
Da infância querida já não lembro das brincadeiras de roda enquanto brincava de cirandar.
Fui arrastado das minhas casas queridas e jogado fora como um móveis velho.
“A liberdade verdadeira não está na ausência de escolhas, mas na profundidade com que escolhemos viver conforme nossa essência.”
“A verdadeira liberdade não está em seguir apenas nossos impulsos momentâneos, mas em escolher viver uma vida que reflete nossa essência mais profunda. A liberdade genuína surge na contínua busca pelo saber.”
Descobri que a Terra faz a rotação em torno de seu próprio eixo para não ficar bronzeada somente pela metade.
O HORIZONTE
Eduardo Galeano respondeu a um estudante:
“A utopia está lá no horizonte.
Se me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos.
Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos.
Por mais que eu caminhe, jamais alcançá-lo-ei.
Para que serve a utopia?
Serve para isso: para eu não deixar de caminhar.”
Semelhante é a felicidade, pois aparenta estar no horizonte da estrada de nosso destino.
Vamos andando em seu leito, ora pavimentado, ora cheio de pedras, de lama, de osbstáculos deixados por quem ali passou.
Parece ter um único rumo, mas é farta de variantes e atalhos.
Placas de propaganda e locutores alegres indicam opções à monotonia do trajeto. Os locais ofertados são convidativos: fama, riqueza, sucesso, beleza, satisfação instantânea.
Muitas vezes, quem busca esses outros caminhos consegue retornar à via principal ileso; outros se perdem em labirintos desconhecidos. Apenas desperdiçam precioso tempo de vida!
Na senda primordial, as paisagens se modificam diariamente. As laterais podem apresentar árvores frondosas, sombreadoras, frutíferas; regatos de água potável, cristalina, sonoramente borbulhante; pássaros canoros, coloridos, graciosos.
A noite, com fresquidão, traz a lua e as estrelas. E a meditação, como um astrolábio, afere o rumo de nossas existências.
Os lixos largados pelas gerações se acumulam e se espalham. Há cadeiras antigas sem pernas, bonecas sem cabeça, fantasias rasgadas, notas de dinheiro desvalorizado, livros de autoajuda, componentes eletrônicos ultrapassados, pneus gastos, flores de plástico, estilhaços de louça.
Também há trechos inóspitos, com cruzes plantadas nas laterais dos acostamentos. São peças novas, antigas, muito antigas, pintadas, descascadas, enfeitadas, sóbrias, soturnas, miseráveis.
À medida de nosso deslocamento, observamos ser a felicidade apenas uma miragem, acenando no horizonte. Continuamos ultrapassando os mais lentos, sendo ultrapassados pelos mais vigorosos e na mesma velocidade de nossos ombreados pela empatia.
Quando as pernas estão cansadas e o tempo afoito por respostas rápidas e cabais, descobrimos que a felicidade sempre emanou das amizades e dos amores, incessantes, intermitentes ou fugazes - nossas companhias dessa jornada.
Sérgio Antunes de Freitas
21 de agosto de 2024
Com os nossos pensamentos modificamos o cenário psíquico, com as nossas ações modificamos o cenário físico.
Eu sempre acreditei que o tão falado "chamado" pelo qual as pessoas religiosas tanto esperam, fosse algo como levar um tombo, cair e acordar uma outra pessoa.
Mas hoje creio que seja como caminhar por uma longa estrada, e durante o trajeto, vamos sentindo a necessidade de parar em determinados locais, e vamos nos encantando por algumas coisas, e deixando outras para trás.
Ao retornarmos, percebemos o que trouxemos, e o que abandonamos no caminho.
Chamado, para mim, é a percepção de quem estamos nos tornando, e daquilo que deixamos de ser.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp