Doenças

Cerca de 591 frases e pensamentos: Doenças

Ensaio sobre o tempo e o corpo: entre ocupar e preencher

O tema era as doenças da alma. O psicanalista declara: a alma se coloca no espaço do sintoma, que longe de ser um substantivo, é uma ação. É o corpo gritando o que nos planos mais sutis já é claro: onde está meu conteúdo interior?

A alma preenche o corpo daquele que lhe confere tempo.

Mas...quem tem tempo hoje?

Einstein compreendeu que medimos o tempo em função do espaço. Vivemos nosso tempo para conquistar espaços externos: trabalho, casa e carro. E, de fato, conquistamos todos eles. Percorremos distâncias cada vez maiores e, cada vez mais, dizemos: eu não tenho tempo. Paradoxalmente, quando os espaços e o tempo estão completamente ocupados, estamos vazios.

Utilizamos a lógica do ocupar em lugar de preencher. Ocupamos um corpo, mas não o preenchemos. Nossos corpos são tratados como carcaças. Os alimentamos e exercitamos como forma de obrigações para que continuem nos levando até onde precisamos. Em linguagem bruta, tratamos como um carro que abastecemos para que leve para o shopping. O objetivo é manter funcionando. Quando não quer pegar, nos irritamos. Nossos corpos são utilizados como meio, sem perceber que ele é o próprio fim. Pense bem, você só é considerado existente nesse mundo porque está em um corpo, seja lá qual for a condição dele.

A relação que mantemos com nossos corpos reflete a relação que temos com o nossos tempo. Apenas ocupamos, mas não preenchemos.

Mas o que é preencher?

Enquanto a ocupação dialoga com espaços externos, o preenchimento é amigo íntimo. Ou seja, é do espaço interno. Aqui, o tempo se torna eterno. Já ouviu a expressão “parecia uma eternidade”? Ou “eu nem percebi o tempo passar”? Como se vê, a eternidade do tempo existe tanto para experiências ruins quanto boas. Em todas, você esteva imerso em algo muito bom ou muito ruim. Percebemos, então, que o tempo existe enquanto percepção.

Fazemos exercícios porque disseram que teríamos que fazer, mas não procuramos uma atividade que nos traga prazer. A academia se torna, claro, uma tortura. Buscamos trabalhos para pagar nossas contas sem nos perguntar quais são, de fato, nossas habilidades que transcendem a percepção do tempo. Passamos de atividade em atividade dando “check” em obrigações e implorando para que o tempo, por favor, passe. E rápido!

Inconscientemente, pedimos: vida, por favor, passe. E rápido!

Nossos corpos são veículos que nos permitem preencher nosso tempo. Quando começamos a olhar para ele, começamos a dialogar com nossas almas.

Hoje eu acordei e, antes de comer, sentei para escrever. O tempo passou, eu sequer percebi. Um amigo esses dias contou que estava fazendo o bolo de aniversário da sobrinha e, quando viu, já era madrugada. São apenas dois exemplos em que corpo e mente estão no mesmo lugar e o tempo foi esquecido.

Tempo preenchido é tempo esquecido.

O preenchimento está onde você, de fato, está. Quando você está em um lugar, pensando em outro, realmente, falta algo. E pior, você está querendo fugir de onde o seu corpo está. Comece a perceber as contradições entre seu corpo (onde estou?) e sua mente (onde eu gostaria de estar?).

No tempo, você percebe que o preenchimento é mais da ordem do estar. Estar em nós. Enfrentar o tédio e descobrir qual melodia somos capazes de criar quando estamos a sós. Normalmente, fugimos de nós. Buscamos o outro. Ou buscamos lugares. Tudo é desculpa para ocupar e não preencher.

Estar em nós é saber exatamente o que nos faz esquecer o tempo quanto estamos sozinhos. Para esquecer, é necessário perceber que ele, de fato, existe. Precisamos sentir a sua finitude para o corpo e sua eternidade para a alma, comunicá-los, para, então, transformar o tempo em preciosidade.

Inserida por ligiatosetto

Talvez se eu não passasse isso tudo.
Talvez se eu não tivesse minhas doenças.
Talvez se eu não reclamasse tanto.
Talvez se eu não fosse tão romântica.
Talvez se eu não fosse tão sem grana.
Talvez se eu não fosse tão intensa.
Talvez se eu tivesse meus diplomas.
Talvez se eu fosse a filha perfeita.
Talvez se eu fosse a mãe perfeita.
Talvez se eu fosse a namorada perfeita.
Talvez daria certo.
Mas pra mim deu certo desse jeito.
Se eu sou o que sou é pq talvez a vida ache que eu sou perfeita assim.
- Aquela Ruiva
#pensamentosempapel

Inserida por aquelaruiva

Ao descobri o continente americano. O homem branco não fez nada mais do quer trazer doenças; etc. E o pior mal de todos a própria sociedade. Que destruiu tudo de mais puro e saudável.

Inserida por TiagoAmaral

O rancor é a porta por onde a maioria das doenças do corpo e da alma entram! Por isso limpar-se (coração) é a melhor forma de viver saudável!!

Inserida por crisgoulart1

Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna. Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia.

Inserida por pensador

Dificilmente as doenças originam na ampla dimensão patológica! É o restrito e estreito campo psicológico que hospeda e difunde tudo aquilo que, mais tarde afetará a estrutura física.

Inserida por valeria_nunes

Seria a pior das doenças a amargura?
Porque dela provém um grande número de outras.

Inserida por NannyeDias

As pessoas insistem em anunciar deturpações a respeito de doenças mentais e físicas, mas por qual motivo elas não anunciam as próprias deturpações?

Inserida por AndersonRitzmann009

Quem me inveja deveria ter todos os meus atributos. Inclusive as doenças.

Inserida por swamipaatrashankara

Após uma guerra, a miséria, a fome, as doenças andam com força destruidoras. E quanto mais evitar menos castigo terá e melhor será.

Inserida por Cacio01

Cada vez que você ler sobre os seus sintomas na internet, vai achar dezenas de doenças, incluindo o câncer.

Inserida por swamipaatrashankara

Deus não quer sacrifícios, penitências, sofrimentos, nem tuas doenças. Deus é Amor!

Inserida por SebastianStriquer

Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido.
Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.
Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.

Isaías 53:4-6

As pessoas gastam muito dinheiro na compra de remédios que curem suas doenças, porém se esquecem de que gastaram mais dinheiro ainda para adquirir as doenças que elas têm.

Inserida por joseguimaraes

Tenho incontáveis doenças. De terminais no contexto sentimental, sofro de um problema chamado: ''preocupação com pessoa errada''. Ou POP ( Problema de Outra Pessoa, de acordo com o Guia do Mochileiro).

Inserida por manoel_brendo

Amar não é problema, mas sim resposta para os problemas do mundo e solução para as doenças da alma.

Inserida por gilbearal2

Apenas a diversidade, independentemente da composição de espécies, detém a transmissão de doenças.

Inserida por juninho_de_souza_lima

Curas para as doenças da alma somente se a pessoa se interessar. O resto não passa de truculência.

Inserida por swamipaatrashankara

Lutar contra o Câncer requer forças, mas lutar contra as forças que buscam através de muitas doenças te derrubarem, isso é ousadia!
Quando você tiver certeza que o diagnóstico é o fim, lembre-se o fim é a única certeza que todos temos. Então só cabe a nós como queremos estar no fim.
Por isso, mesmo que todos ao seu redor te considerem louco(a), não importa. Porque o que importa foi o que você fez em sua vida... sempre haverá os limites impostos, os bloqueios construídos, porém os “insanos” conseguem ver além, assim como os gênios e os verdadeiros heróis.
Re Pinheiro

Inserida por RegianePinheiro

Sem Titulo.

Menina eu te amo
E você não se ama como eu te amo
Esta sempre pensando nas doenças que não lhe afligem
Deixando lagrimas em meu rosto e palavras que me atingem
Queria que você estivesse em meu coração ascendente
Mas ao invés disso me diz as mentiras e o que não sente
Por isso deixei meu amor morrer em seu leito
E renascer como uma fênix mas isso em outro peito
Eu tinha que ser forte pra esquecer o que com você ganhei
Mesmo que com o passar não anos não entenderei
Por que não deu certo entre nos dois
E sempre pensando o que vai ser depois
Olhando nos teus olhos ainda vejo as cores da tua íris
E se tudo isso for nosso fim... Nós vamos acabar felizes

Inserida por eltosantos1