Dizer que ama sem ser direta
#TRANSFORMAÇÕES
Tenho coisas a aprender...
Há coisas que sou ...
E outras que quero ser...
Poder da mente, alquimia, transformação...
Na areia...
Sou só um grão...
Talvez , quem sabe , o que parece eterno vai evaporar...
Quem o diverso pode afirmar?
Deixarei de ser e me tornarei uma brisa suave em tarde de verão...
Sou apenas imagens em sobreposição...
Voce vê o todo , porque me olha de frente...
Todas as vidas que ja eu já vivi...
Tudo que acertei e errei...
Tudo o que hesitei ou sonhei...
Se desfez com o tempo...
O que foi...
Deixou de ser...
O que agora é, não sei se ainda será...
Tudo que o transcorrer do tempo fez em mim...
Você vê em mim aqui...
Os nossos sonhos nos fazem crescer...
As mágoas perecer...
Há uma transformação no futuro...
Quando nos permitimos voar...
Jurei não ter mais medo...
E assim vivo...
Me ajeito...
Sandro Paschoal Nogueira
www.facebook.com/conservatoria.poemas
Cansei de ser raiz, quero ser a árvore frondosa que vai dar sombra e frutos aos meus algozes que adubaram a terra árida que germinou vida que agora habita em mim.
Não quero rótulos. Não quero compaixão. Não quero ser tratado com uma ser incapaz. Não quero que me tratem com uma eterna criança. Não quero que digam que sou uma benção de Deus. Estou aqui pra evoluir. Todos estamos. Não quero que me sufoquem com esse amor quase que doentio. Isso me angustia e me prende. Nesse mundo fechado que querem me tirar eu também sou livre pra voar. Não se atormente quando não durmo. Apenas não é remédio e sim é porque não tenho necessidade de dormir . Remédio me acalma. Mas não me tira do meu mundo. Me aceite como eu sou. Eu posso te surpreender. Mas precisa esperar por isso e não exigir isso. Eu sou o autista e não você. Viva a sua vida. Não quero a sua também. Você já me deu a vida. Deixa eu viver apenas seguindo teus passos e segurando na tua mão.
Eu quero viajar linda e maravilhosa num cruzeiro pelas Ilhas Gregas. Ser muita rica e amada por todos. Por onde andar deixar rastros de minha alegria. Envelhecer sorrindo e no meu último suspiro poder dizer:
- A vida foi um sonho...
Não quero ser lembrado pela minha escrita, sim por minhas ações. Contudo, estou me esforçando vigorosamente, para que minhas ações influenciem a minha escrita, só assim terei uma verdadeira obra, algo que realmente se faça necessário sua leitura.
O HOMEM DO RIO
Eu não quero ser Caetano,
não sou o gênio imitador
sou como sou
homem que entra no rio
e se transforma
em tantas formas de existir.
eu não quero ser Heráclito
pré-socrático ou Platão
eu sou a soma de todos eles.
Poetas são como são
puros e controversos
sem contradição.
Eu não quero ser Caetano
contudo sou Gil-berto sou João
sou Tom Zé, sou Tom Jobim
você nunca ouviu falar de mim?
Quero voltar a ser criança
à inocência da infância
eu preciso recordar.
Encontrar este menino
Que escreveu o meu destino
Eu desejo lhe abraçar.
Lhe contar as alegrias
que vivi No seu roteiro,
como até cheguei primeiro
onde ele imaginou.
Lhe falar do sofrimento
De deixar coisas pra trás
Do lamento da derrota
Mas o amor seguiu a rota
Que me trouxe muita paz.
Quero ser grego, como os sábios de outrora,
E beber da fonte onde o mito aflora.
Quero ser Drummond, de versos profundos,
E enxergar poesia nos cantos do mundo.
Quero ser Eça, de escrita sagaz,
Narrando verdades com um tom voraz.
Quero ser Jó, na dor resiliente,
Fortalecido, inabalável, crente.
Quero ser mais humano, mais alma, mais luz,
Ser ponte, ser verbo, ser cruz.
Minha aura fala
Quero mudar
De estado e espírito
De opiniões
Quero ser a constante mudança
De caminhos, versos e versões
Nesse mundão
Quero ver em mim a mudança alheia
Aquela que todos anseia
Quero mudar
A mim, por mim, em favor da minha construção e o meu coração.
Quero ver a estrada e não o chão.
"Ser melhor que os pobres é muito fácil, quero ver ser melhor que os ricos, milionários e bilionários."
Sempre haverá alguém que tenha mais ou menos oportunidades.
Não nasci príncipe porque meu pai não é um rei.
Sou só um sapo em um brejo sonhando com uma lagoa cheia de pererecas.
Queria ser menos intensa
Menos profana
Menos crítica
Mas não é o que eu
Quero
E sim o que o universo
Me faz sentir
Me faz viver
Me faz querer ser
Ser como
A intensidade
Das palavras
Ser como a
Autenticidade
Dos jeitos
Jeitos bobos
Jeitos melosos
Jeitos bonitos
De ver e
De viver
Intensamente
A loucura dessa vida
Que passa e
Que dita
A sua vez
De ser escolhida
Queima a contradição
Em meu ser
Uma hora eu quero
Outra hora não quero
Pensamentos confusos
Que se perdem no meio do medo
De querer te sentir
De ti ter grudadinho em mim
E me deleitar nos teus beijos
Enfim não quero me apaixonar por você
Senhor príncipe,
Eu não quero ser resgatada no final da história
Pois desejo ser amada durante todo o percurso
Não lhe jogarei minhas longas tranças douradas
Pois amo meus cabelos curtos e vermelhos
Não pretendo aguardá-lo chegar em seu cavalo pálido
Pois eu gosto mesmo é de cores vivas
E não venha tentar calçar-me um sapatinho de cristal
Pois vivo a andar com os pés descalços
E não tente fazer-me reviver com um selinho
Pois não sou de morrer em vida
Tem dias que desejo ser virada ao avesso. Quero que alguém me espalhe sem pressa pra juntar depois. Quero o inesperado tocando os meus sentidos. Amo pulsar, EXTRAvazar, transformar, permitir...
Quero ser como a chuva que cai
Molhando teu corpo.
O assovio do vento na madrugada.
A lágrima tímida a beijar teus lábios.
A mais suave canção de amor
A embalar teu sono.
O teu sorriso mais espontâneo.
Teus segredos mais ocultos.
Teus “Ais” na arte de amar
O tremor do teu corpo a tocar minha pele
Tua partida, tua chegada.
Ser única, ser tua... Simplesmente
O teu amor.
